Grupo Tatá homenageia Universidade Federal da Fronteira Sul
O Grupo Tatá – Núcleo de Dança-Teatro, formado por alunos do curso de teatro e dança da UFPEL, apresentou em comemoração ao aniversário da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o espetáculo Tatá Dança Simões. As apresentações ocorreram na última quinta-feira (19) no Centro Cultural 25 de Julho na cidade de Erechim/RS e na sexta, (20), no auditório do SESC, em Chapecó/SC. Ambas foram abertas para a comunidade, porém, tiveram como público alvo os próprios estudantes da UFFS.
Geraldo Coelho, pró-reitor de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul, acredita ser importante destacar que a iniciativa de ter convidado o grupo perpassa a adversidade cultural. A oportunidade de apresentar o espetáculo visa trazer uma experiência especifica que remeta a possibilidades que a UFFS tem de atuar nas diferentes linguagens. “O campus possui várias iniciativas de extensão, que se esforça bastante para ter essa dimensão cultural, em pauta e bem desenvolvida. O grupo Tatá vem como uma contribuição, para mostrar uma experiência universitária de teatro, dança e cultura que deu certo”, relata Coelho.
Baseado na obra de Simões Lopes Neto, o espetáculo “Tatá Dança Simões” é o primeiro do grupo. Sendo uma transcriação da obra literária do autor pelotense, o espetáculo traduz para o palco a poética de Simões, sua fixação eminente no universo gauchesco, na oralidade e regionalismo de sua linguagem. “O negrinho do pastoreio“, “A M’boitatá“, “Casos do Romualdo“, “Batendo orelha“, “Meu Rosilho Piolho” e “A enfiada de macacos” são alguns dos contos do escritor que passaram por um processo e foram inseridos na linguagem cênica dança-teatro.
Para saber maiores informações sobre o grupo, é possível acessar o endereço http://grupotata.blogspot.com.br/.