Início do conteúdo

Festival Internacional de Folclore em Pelotas

Na última segunda-feira (16) Pelotas foi palco do Festival Internacional de Folclore e Artes Populares, o FIFAP. O evento que já passou por Cruz Alta, em outras edições, acontece pela primeira vez na cidade, que pretende sediar novamente nos próximos anos.

O festival visa unir o folclore da América que sendo representada por companhias de dança da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, que juntos denominaram o tema da edição de “América Unida”. Durante 10 dias, os artistas dos 10 países viajam em um ônibus itinerante que passará pelo Brasil, Uruguai e Argentina, oferecendo oficinas e realizando apresentações.

A presidente da Organização internacional de Folclore no Brasil (IOV), Terezinha Miquilin, estava presente na abertura do evento, que aconteceu na Biblioteca Pública Pelotense. Terezinha garante que uma vez que somos povos irmãos, com as mesmas dificuldades e as mesmas semelhanças, temos que nos unir. Explicando que a IOV, junto com a ONU e UNESCO, trabalha a paz mundial através da arte popular, a executiva exalta a necessidade de intensificar a união e a irmandade. “Partimos do pressuposto de que ninguém deve impor a sua cultura a ninguém, e sim que cada povo tenha a consciência e consiga preservar a sua identidade cultural. A cultura popular, usos e costumes, nada mais é do que a historia de cada povo traduzida em arte no dia a dia”, diz.

O evento conta com a realização da prefeitura de Pelotas e com a parceria da UFPel. A Secretária de Cultura, Beatriz Araújo, julga importante essa parceria, já que a instituição permeia atividades junto a comunidade de Pelotas, o que só ajuda a potencializar um festival internacional do porte do FIFAP. “Anuímos de pronto o apoio da universidade, já pensando que Pelotas pode se envolver nos próximos anos também. Essa amostra do folclore internacional, as culturas populares de países da América Latina é essencial para que troquemos experiências com pessoas que muito têm para enriquecer nossa cultura”, garante a Secretária da Prefeitura.

Ao final da abertura do festival, houve uma confraternização entre autoridades e artistas, que foram ouvidos durante a pequena solenidade, além da Pró- Reitora de Extensão e Cultura da UFPel em exercício, entregar um certificado a Terezinha Miquilin. Para encerrar a passagem dos grupos por Pelotas, a organização realizou um espetáculo aberto ao público, no auditório do IFSul, que teve os ingressos esgotados.

DSCN1441foto 2 (2)Ao final do evento, a Pró- Reitora de Extensão e Cultura da UFPel em exercício, entregou um certificado a Terezinha Miquilin.

Publicado em 19/09/2013, na categoria Notícias.