Show de Vitor Ramil inaugura projeto “Quartas no Lyceu”

O mais novo projeto cultural da Universidade Federal de Pelotas é o “Quartas no Lyceu”, que oferecerá experiências artísticas a comunidade, todas quartas feiras do mês. Para a abertura do projeto, Vitor Ramil apresentou seu mais novo show, no teatro Guarany. O artista pelotense, que muito oferece para a cena cultural da cidade, lotou o teatro com seu público.

O reitor Mauro Del Pino estava no evento e acompanhou o show. Antes de Vitor assumir a plateia, Mauro e outros representantes da UFPel subiram ao palco para agradecer diversos agentes envolvidos na realização e aproveitaram para comentar a importância do projeto. O reitor acredita que a universidade como pública, carrega uma importante função social, que através da comunicação com a sociedade, tem-se o conhecimento necessário para que o entretenimento seja satisfatório. “Através do Quartas no Lyceu, enfoques interessantes serão abordados. O projeto trará a marca e o desejo de uma nova relação que a universidade quer estabelecer com a sociedade”, diz.

O projeto conta com a execução da Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPel e a direção do coordenador de Arte e Cultura da universidade, Paulo Gaiger. Ao planejar a estrutura que envolverá artes cênicas, cinema, música e produção literária, Paulo entende que a arte é o elemento fundamental para a formação do ser humano. “A universidade tem que ser protagonista em oferecer e oportunizar momentos de compartilhamento de arte, cultura, leitura, fruição das artes. Acreditamos que somente dessa maneira podemos contribuir para formação de um novo cidadão”, afirma.

Assim como o reitor da UFPel e Paulo Gaiger, a diretora do teatro Guarany, Andréia Zambrano também comentou a iniciativa do projeto. Andréia diz que o Guarany encontrou no projeto “Quartas no Lyceu” uma forma de expressar-se plenamente e sente-se gratificada por mais uma parceria com a universidade. “Nós temos alguns cursos que nos ajudam, já que não temos acesso a verbas que nos proporcionem restauro do teatro, por sermos privados. Assim, os cursos de Restauro e Turismo da UFPel, nos ajudam ao trazer os alunos para dentro do teatro. Temos muito o que agradecer a universidade nesse sentido”, declara.

O Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Antônio Cruz, fundamentou sua fala na mudança com a qual a nova gestão da universidade está contando. Ao comentar “nós temos um sonho de mudar a sociedade, e para mudar a sociedade, mudar a UFPel”, Antônio aproveitou para remeter às idéias de Vitor Ramil em seu livro “Satolep”. “Vitor tem falado tanto da ideia de uma outra Pelotas, de uma Pelotas que olha o futuro e que ao mesmo tempo recupera não a grandeza do passado, mas sim a força daqueles que realmente construíram nossa cidade”, defende.

Após uma pequena sessão de autógrafos no saguão do teatro Guarany, Vitor recebeu a equipe de comunicação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura para uma pequena conversa.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura: O que representa pra ti, ter feito o show de inauguração do “Quartas do Lyceu”, projeto que busca incentivar a cultura e a arte em suas diversas formas?

Vitor Ramil: Significa muito, porque eu sou um apaixonado por Pelotas e esse promete ser um projeto de longa duração, que vai trazer cultura para a cidade. Fico feliz, me sinto honrado de ter sido convidado, já que estou sempre falando na cidade, tentando contribuir com a cultura da cidade, e sinto que essa é a intenção do projeto.

PREC: Com uma vasta bagagem de apresentações na cidade, o público de hoje teve algum diferencial?

VR: Achei o público de hoje muito concentrado, ao mesmo tempo muito relaxado, muito receptivo, afetivo. Normalmente consigo relações desse tipo com o público, mas hoje foi especial. Ultimamente as pessoas têm fotografado muito o show, esse foi um show que as pessoas fizeram poucas fotos, estavam mesmo ouvindo, concentradas. Fiz quatro shows em sequência: São Paulo, Porto Alegre, Pelotas. Sinto que esse de hoje foi o mais especial deles, teve uma dimensão muito boa.

PREC: Gostaria de divulgar teus projetos futuros?

VR: Vou seguir fazendo shows do lançamento do novo disco “Foi no mês que vem”, vou revisar meu romance, que vou lançar no começo de 2014, que sairá pela editora Cosac Naify. Depois do lançamento do livro, começo a trabalhar em um disco novo, que vai ser sobre poesias da Angélica Freitas que é uma poeta daqui de Pelotas.

PREC: Se tivesses a oportunidade de interpretar um antigo personagem teu, o “Barão de Satolep”, tu aceitarias?

VR: Talvez não faça mais o Barão. Dificilmente vou voltar a fazer. Pelo menos agora não, não tenho esse plano.

Mauro 4 lyceufoto9foto5Mateus entrevista 4 lyceu

A programação para os próximos meses do “Quartas no Lyceu”, é possível conferir no arquivo abaixo.

Programação Agosto e Setembro- Quartas no Lyceu

Publicado em 02/08/2013, na categoria Notícias.