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PRE realiza reunião com representantes dos cursos do CCSO

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da UFPel realizou, na quinta-feira (12/05), encontro com representantes dos cursos do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais (CCSO), no campus Anglo. A reunião, 6ª visita das 22 programadas para aproximar a Pró-Reitoria com todos os centros acadêmicos, tratou da conjuntura atual de ingresso e retenção de alunos na graduação e buscou construir estratégias para ampliar a divulgação dos cursos e a permanência dos estudantes. Até o momento foram visitados o Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), o Centro de Ciências Química, Farmacêutica e de Alimentos (CCQFA), a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), a Faculdade de Meteorologia (FMet) e a  Faculdade de Veterinária (FVet).

No encontro deste dia 12 foram discutidos dados preliminares referentes ao preenchimento de vagas em todas as modalidades de ingresso, SISU, PAVE e processos seletivos especiais, bem como a retenção de alunos, com especial atenção para os efeitos do período acometido pela pandemia de Covid-19.

A iniciativa, que busca analisar a fundo a situação dos 98 cursos de graduação existentes na Universidade, sobretudo no que se refere ao acesso e  permanência dos alunos no contexto atual, teve início no começo do mês e visa promover ações  para reverter a crescente tendência de redução de ingressantes e de evasão estudantil como: divulgação dos serviços de assistência estudantil, publicização de projetos ofertados com bolsas de iniciação científica, de ensino e extensão, estratégias de acompanhamento aos estudantes (tutoria, monitoria, nivelamento, professor orientador), propostas de acolhimento aos estudantes e o desenvolvimento de materiais e a promoção de eventos que divulguem, de forma objetiva, os cursos disponíveis na Universidade.

Entre os desafios apontados, estão a diferença temporal do calendário letivo e o calendário civil, que pode afastar alguns estudantes ao longo dos processos de ingresso, e a necessidade de discussão da inserção nos Projetos Pedagógicos de Cursos de um percentual de ensino a distância, considerando a experiência vivenciada durante do Ensino Remoto Emergencial e as possibilidades de a EAD contribuir na qualificação do ensino presencial.

Na ocasião, a Pró-Reitora de Ensino Fátima Cóssio aproveitou para reafirmar o compromisso da Universidade com toda a comunidade: “Nós temos um compromisso público com os alunos e, neste momento, uma preocupação maior com os ingressantes frente à realidade difícil que as famílias e os estudantes enfrentam, muitas vezes necessitando inserirem-se em alguma atividade laboral para compor a renda. Há de se considerar que essa problemática diz respeito à instituição em seu conjunto e a busca de medidas para ampliar a permanência dos alunos nos cursos de graduação.”

Além da Pró-Reitora de Ensino, a reunião também contou com a participação de equipes da Seção de Dados Acadêmicos (SDA), da Coordenação de Ensino e Currículo (CEC),  da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) e do Núcleo de Políticas em Educação a Distância (NUPED) da PRE e Da direção da unidades, coordenadores e representantes dos cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado em Turismo e dos tecnólogos em Gestão Pública e Processos Gerenciais.

Publicado em 24/05/2022, na categoria Notícias.