NOVOS ELEITOS PARA O COLÉGIO DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO

A 6ª reunião do Colégio de Pró-Reitores de Graduação – COGRAD, órgão vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES realizou-se no final do mês de novembro no auditório da Secretaria Geral dos conselhos Superiores no Campus Guamá em Belém/PA.

Uma pauta que começou a ser discutida no primeiro dia tratou das diretrizes curriculares para a política de extensão universitária. Contou com a participação da professora Ana Lívia de Souza Coimbra, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), coordenadora do Colégio de Pró-Reitores de Extensão da Andifes. Essas diretrizes foram aprovadas no último dia 27 de novembro, no Conselho Nacional de Educação, e aguardam a homologação para entrar em vigor. Com isso, todos os cursos de graduação terão prazo de três anos para apresentar em seus projetos pedagógicos a destinação de 10% da carga horária total dos cursos superiores para atividades de extensão, conforme estabelecido no Plano Nacional de Educação (PNE).

No último dia de encontro foi realizada a eleição para a nova diretoria do Colégio, sendo eleito como coordenador nacional o prof. Edmar Tavares da Costa (UFPA), em substituição ao prof. João Braida (UFFS) e na coordenação da Região Sul (RS,SC,PR) foi eleita a profª Maria de Fátima Cóssio, Pró-Reitora de Ensino da UFPel, tendo como vice-coordenador o prof. Ricardo Carpes (Unimpampa).

O COGRAD se constitui em espaço político importante de discussão, diálogo e reivindicação aos órgãos centrais (MEC, CAPES, CNE) das demandas do ensino de graduação das instituições públicas de educação superior.

Publicado em 06/12/2018, na categoria Notícias.