Discente: Vitor Abreu Arnoni Data: 18/02/2022 Horário: 14h e 30min. Título da Dissertação : “VENDER A SI E A SUA VERDADE: O PROCESSO DE EMPRESARIZAÇÃO DO EU DOS MÚSICOS PRODUTORES DE CONTEÚDO DIGITAL”, sob orientação do Professor Dr. Marcio Silva Rodrigues, que será composta pelos professores Dr. Marcio Silva Rodrigues (orientador), Profa. Dra. Larissa Ferreira Tavares, Profa. Dra. Caroline Casali e Prof. Dr. Danilo José Alano Melo.
Discente: MÁXIMO ÍTALO D’ALMEIDA ATHAYDE ÁVILA
Data: 15/02/2022
Horário: 15hs
Título da Dissertação “MODERNO, EFICAZ E PRIVADO”: O SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO E O PROCESSO DE EMPRESARIZAÇÃO, sob orientação do Professor Dr. PEDRO ALCIDES ROBERTT NIZ, que será composta pelos professores Dr. PEDRO ALCIDES ROBERTT NIZ (orientador), Profa. Dra. ANA PAULA FERREIRA D’AVILA, Prof. Dr. MARCELO BASTOS SERÁFICO DE ASSIS CARVALHO e Prof. Dr. MÁRCIO SILVA RODRIGUES.
A equipe editorial da revista Perspectivas Sociais informa que está recebendo textos acadêmicos para comporem a próxima edição, prevista para maio de 2022. Para maiores informações, é possível acessar o site:
Marcos Lacerda, PNPD do PPGS, publicou o artigo “Teses sobre estruturas de dominação podem esconder interesses mesquinhos” no Caderno Ilustríssima, da Folha de São Paulo, no dia 19 de janeiro.
É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Sr. João Batista Barbo, pai do professor Attila Barbosa do Departamento de Sociologia e Política e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas. Nossos sentimentos e solidariedade aos familiares por esta irreparável perda.
A revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPel, Novos Rumos Sociológicos (NORUS), acaba de publicar seu último número (v. 9, n. 16, 2021), com o dossiê Sociologia das ortodoxias e heterodoxias na economia brasileira, organizado por Rodrigo Cantu (UFPel) e Bruno Barreiros (UFBA): https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/issue/view/1090/showToc
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGS/UFPel) torna público o processo de seleção de candidatos interessados em cursar disciplinas optativas como aluna/o especial no primeiro semestre de 2022. Confira o edital clicando aqui.
Período de Inscrições (virtuais) Aluna/os Externos (e de outros PPGs-UFPel) – 22 a 25 de março de 2021.
No período de inscrição, os alunos regulares de outros PPGs da UFPel necessitam manifestar interesse na disciplina e encaminhar o formulário de matrícula (formulário 02) indicando o curso em que está matriculado e o número do CPF, com a ciência do orientador (por e-mail). Não é necessário realizar o pagamento da taxa de inscrição. Em caso, de aprovação, a matrícula na disciplina será realizada automaticamente.
Disciplinas ofertadas:
Tópicos IV – Indicadores das desigualdades (0569119): (Optativa, 2 crs). Profa. Elaine Leite.
Segunda-feira. 19hs. Início: 29/03/2022.
Total de vagas: 10.
Ementa: A disciplina visa analisar múltiplos aspectos das desigualdades, buscando discutir a
produção de indicadores e estatísticas, bem como incorporar teorias e pesquisas sobre desigualdades
que perpassam por temáticas como: concentração de renda; riqueza; estratificação social; família;
infância; gênero; raça e etnia; religião; neoliberalismo; emoções; felicidade, e tecnologias digitais. O
intuito é oportunizar um debate para a compreensão das múltiplas facetas das desigualdades.
Metodologia de ensino e avaliação: Serão 08 encontros compreendendo aula síncrona (formato de
web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios/ferramentas complementares (atividades
assíncronas) no e-aula. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades
(síncronas e assíncronas); e da entrega de um trabalho final de reflexão individual sobre os conteúdos
propostos na disciplina.
Seminários Avançados III – Tópicos especiais em Vigilância: Ciência, Gênero e Violência
(D000501): – (Optativa, 2 crs). Profa. Simone da Silva Ribeiro Gomes. Quarta-feira. 19hs. Início:
23/03/2022.
Total de vagas: 10.
Ementa: A disciplina visa mapear algumas discussões centrais articuladas a partir do conceito de
vigilância. Tendo em vista que a vigilância é considerada ubíqua atualmente, com o desenvolvimento
das novas tecnologias de informação e comunicação, utilizadas para o monitoramento da performance
dos trabalhadores, rastreamento das atividades de usuários de mídias sociais, entre outros usos,
discutiremos algumas questões emergentes. Não obstante, atentaremos para as nuances teóricas e
empíricas do tema no centro e na periferia. Além da discussão sobre os fenômenos correlatos, serão
trabalhados os intercruzamentos das temáticas, com particular atenção aos desafios colocados na
agenda de pesquisa em Ciências Sociais.
Metodologia de ensino e avaliação: Serão 7 encontros síncronos. As atividades síncronas serão
realizadas semanalmente, às quartas-feiras à noite, seguindo o modelo de aulas expositivas dialogadas
com base em textos previamente indicados. Será utilizado o sistema de web-conferências da UFPel.
Nas atividades síncronas, o docente realizará uma explanação sobre os conteúdos propostos e, na
sequência, será iniciado o debate com os/as discentes. A avaliação será resultado da participação do/da
estudante nas atividades desenvolvidas no E-aula; e da entrega de um trabalho final de reflexão
individual, sobre os conteúdos propostos na disciplina, entregues ao finalizar a disciplina.
Sociologias interacionistas e disposicionais (código a confirmar). (Optativa, 4crs). Prof. Pedro
Robertt. sexta-feira. 15hs. 25/032022.
Total de vagas: 10.
Ementa: A disciplina aborda diferentes perspectivas sociológicas que tratam dos fundamentos da ação
social. Incorporam-se autores vinculados a uma sociologia da ação social, ao interacionismo
simbólico, à etnometodologia e ás sociologias disposicionais, tais como Max Weber, Werner Sombart,
Herbert Blumer, Howard Becker, Erving Goffman, Norbert Elias, Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. A
disciplina colocará ênfase em conceitos tais como atitudes, condutas, motivos, sentido e reflexividade
da ação social, e disposições, os quais fazem parte dos processos de interação social e de formação dos habitus.
Metodologia de ensino e avaliação: Serão15 encontros compreendendo aulas síncronas (formato de
web conferência no sistema e-aula) de 1:30 a 2:00 horas de duração; e debates em forma síncrona,
com a mesma duração, realizados a partir de vídeos curtos postados pelo professor ou de/sobre autores
da disciplina. Uma primeira avaliação será resultado da realização de seminários apresentados em
grupos de alunos. Uma segunda avaliação será resultado da entrega de um relatório de reflexão
individual, sobre os conteúdos propostos na disciplina e tomando como referência um fato social
escolhido pelo estudante.
Você precisa fazer login para comentar.