Início do conteúdo
V Jornada Brasileira de Sociologia

Site do Evento
V Jornada Brasileira de Sociologia

 

Apresentação

Neste começo do século XXI não se tem dúvida de que o caráter da democracia vem sendo posta a prova de múltiplas maneiras, as quais abrangem, por uma parte, questões teóricas nas que aqueles princípios considerados fundamentais – soberania, representação, liberdade, respeito às minorias, etc. – estão sendo questionados. Por outra, as expressões práticas que se refletem nos direitos cidadãos e a convivência nas nossas sociedades – xenofobia, racismo, homofobia, bem como na desregulamentação, flexibilização e pauperização das condições de trabalho, saúde, educação e moradia, por outra.

É esse quadro que marca o devir de nossas sociedades democráticas, especialmente em países como Brasil – mas que pode ser pensado para o assim dito “Sul Global” – onde a agenda política de reformas e o estado da polarização e confronto entre opções e visões democráticas estão se agudizando, gerando um enfraquecimento dos debates e, em consequência, da própria qualidade da democracia.

Assim, a V Jornada Brasileira de Sociologia se propõe como um espaço para incentivar as discussões sobre quais são os desafios, dilemas e oportunidades que uma sociedade democrática tem hoje, ao teor dos problemas sociais, culturais, políticos e econômicos que parecem estar se aprofundado nas últimas duas décadas. Desta forma, chamamos à comunidade acadêmica das ciências humanas e sociais a enviar resumos que visem acrescentar a esses debates em torno dos seguintes Grupos de Trabalho (GTs):

1. Identidades, diferenças e desigualdades em debate.
2. Desregulamentação, flexibilização e novos desafios da questão laboral.
3. Cidade, tecnologia e controle.
4. Ambiente, desenvolvimento e novas ruralidades.
5. Economia, política e sociedade no século XXI.

 

Fotos do Evento