Nota do Fórum de Coordenadores de Sociologia e Ciência Sociais sobre a suspensão de bolsas CAPES
O Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação de Sociologia e de Ciências Sociais vem a público manifestar o seu absoluto repúdio com a irresponsável suspensão dos pagamentos de bolsas de estudo por parte do atual Governo Federal aos pesquisadores de mestrado e doutorado, além do corte de outros auxílios.
A suspensão, que deixou sem recursos de subsistência mais de 200 mil estudantes de pós-graduação no país, afetou, nas ciências sociais, um contingente de mais de 400 discentes, muitos deles de origem humilde e sem possibilidades de manter seus trabalhos de pesquisa e também suas condições de vida.
A medida soa como mais um dos inúmeros ataques promovidos pelo atual governo – que comprova desde seu primeiro dia seu viés obscurantista – à ciência e à tecnologia, notadamente às ciências humanas e sociais, que elegeu como “inimigas” de primeira hora, seja ao apontá-las como “comunistas” seja ao as afirmar como “inúteis”.
Sublinhamos que os estudantes de pós-graduação são responsáveis por produção de pesquisa qualificada e de alto nível, tendo as bolsas papel não apenas na formação de futuros quadros para as ciências brasileiras, em dimensão pública ou privada, mas de achados científico-tecnológicos de ponta já nesses trabalhos financiados por essas bolsas.
O Fórum de Coordenadores da Área de Sociologia vê com enorme preocupação mais esse movimento, sem qualquer indicativo prévio, em um momento de final de ano e final de mandato, aproximando-se os recessos de festas, o que mais uma vez reitera a postura insensível e desumana do atual governo. Assim, o Fórum buscará, em parceria com outras entidades de representação das C&T no país, notadamente das ciências humanas, mas não apenas, que o governo federal cumpra com suas responsabilidades e retome o pagamento das bolsas imediatamente.
FÓRUM DE COORDENADORES DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
08 de dezembro de 2022.