Convite – Grupo de Pesquisa em Sociologia Digital

O Grupo de Pesquisa em Sociologia Digital congrega pesquisadoras e pesquisadores, vinculados a diferentes universidades públicas nacionais, articulados em torno de uma abordagem sociológica dos usos sociais das mídias digitais na sociedade brasileira contemporânea.
As reuniões operam como um espaço de discussão e reflexão a respeito dos desafios concretos enfrentados em pesquisas empíricas com mídias digitais, para a partilha de reflexões teórico-metodológicas e para troca de experiências no campo da Sociologia Digital, a partir de uma abordagem que prioriza os eixos da produção de subjetividades, diferenças e desigualdades.
Convidamos estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadoras e pesquisadores, que desejem integrar as atividades do 2º semestre de 2021, para que manifestem o interesse através do e-mail <gpsociologiadigital@gmail.com>, até dia 5 de Julho de 2021, com as seguintes informações: nome completo, nível de formação (se estudante de graduação, mestrado ou doutorado), link do Currículo Lattes, vinculação institucional, área de atuação e um breve resumo do projeto de pesquisa.

As reuniões ocorrerão quinzenalmente, às sextas-feiras, das 14h às 17h, a partir do dia 9 de Julho de 2021, via Google Meet.

Os encontros percorrerão as seguintes temáticas:

●     Usos sociais das mídias digitais na sociedade brasileira contemporânea;

●     Metodologia e pesquisa com mídias digitais;

●     Articulações entre usos e contextos dos usos no cotidiano;

●     Revisão sistemática da literatura produzida pela Sociologia Digital, Teorias das Mídias Digitais em interface com as Ciências Sociais.

Vale destacar que as reuniões pressupõem a leitura e o debate de textos acadêmicos, bem como de apresentação e discussão de projetos de pesquisa e papers, artigos e trabalhos produzidos pela equipe. O grupo não tem a função de ministrar conteúdo.

As reuniões serão conduzidas pelos professores: Lara Facioli (FURG/UFPEL), Juliana do Prado (UEMS) e Felipe Padilha (UFBA)

Publicado em 26/06/2021, na categoria Sem categoria.