Início do conteúdo

INFORMAÇÕES DISCIPLINAS 02/2021 do PPGSociologia/UFPel.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS 02/2021:

Teoria Sociológica II – (4crs). Professor: Leo R. Peixoto. Terça-feira (14hs). Início: 10/08/2021.

Obrigatória para todos os discentes do mestrado e doutorado ingressantes em 2021.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 15 encontros, compreendendo aula síncrona (formato de webconferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios complementares (atividades assíncronas) no E-aula/UFPel.

 

Seminário de Dissertação (apenas para alunos do curso de mestrado turma 2021) – (2 crs). Profa. Elaine da Silveira Leite. Segunda-feira (19hs). Início: 09/08/2021.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 07 encontros. O primeiro encontro será em 09 de agosto de 2021, a disciplina se estenderá até novembro de 2021 (conforme cronograma que será apresentado no primeiro encontro), visando promover encaminhamentos para a qualificação dos discentes, compreendendo encontros síncronos (formato de webconferência), e complemento (atividades assíncronas) no e-aula/UFPel.

 

Seminários de Tese (apenas para alunos do curso de doutorado turma 2021)  – (2crs). Profa. Simone Gomes. Quarta-feira (19hs). Início: 11/08/2021.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 07 encontros. O primeiro encontro será em 11 de agosto de 2021, a disciplina se estenderá até dezembro de 2021 (conforme cronograma apresentado no primeiro encontro), visando promover encaminhamentos para a produção do projeto de pesquisa e da qualificação dos discentes, compreendendo encontros síncronos (formato de webconferência), e complemento (atividades assíncronas) no E-aula/UFPel.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS:

Sociologia do Trabalho (0568159) – (Optativa, 4crs). Prof. Attila Barbosa. Terça-feira. 18hs. Início 10/08/2021.

Ementa: O curso visa discutir o papel do trabalho na sociedade capitalista e suas transformações atuais, procurando analisar as mudanças tecnológicas e organizacionais no processo de trabalho e suas implicações na constituição de identidades sociais, atores coletivos, movimentos sociais e políticos. Para tal, os temas norteadores da disciplina são os seguintes: trabalho como categoria estruturante na sociedade capitalista; da acumulação fordista à acumulação flexível; a reordenação produtiva global; cidadania e direitos do trabalho; trabalho e subjetividade: a construção social de um novo trabalhador na contemporaneidade; novas configurações do mundo do trabalho. O Objetivo é discutir o papel do trabalho na sociedade capitalista e suas transformações atuais, procurando analisar as mudanças tecnológicas e organizacionais no processo de trabalho e suas implicações na constituição de novas subjetividades, atores coletivos, movimentos sociais e políticos. A disciplina está relacionada a linha de pesquisa – Trabalho, Organizações e Identidade, portanto, destina-se, sobretudo, aos discentes que têm interesse na temática. O curso está organizado em aulas expositivas, discussão de textos e apresentação de vídeos sobre as temáticas.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 15 encontros compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2:30hs, e demais atividades/exercícios/ferramentas complementares (atividades assíncronas) no e-aula. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades (síncronas e assíncronas); e da entrega de um trabalho final de reflexão individual sobre os conteúdos propostos na disciplina. A aula síncrona inicia dia 17 de agosto e termina no dia 14 de dezembro de 2021.

 

 

Raça, Etnia e Desigualdade Social no Brasil (0568157) – (Optativa, 4 crs). Prof. Marcus Vinicius Spolle. Quarta-feira. 10hs. Início: 11/08/2021.

Ementa: A disciplina discute a ideia de modernidade, construída pelo pensamento social brasileiro, a partir do final do século XIX, através do conceito de raça, e a formação da identidade nacional brasileira, na década de 30 do século XX, utilizando a noção de etnia. Além disso, também trabalha a reatualização dessa ideia a partir da formação de uma sociedade de consumo de massas, nos anos 70, e a globalização, a partir dos anos 90, principalmente, através das teorias pós- colonialistas. A ênfase da disciplina está na discussão da busca de uma identidade nacional e na construção da ideia de modernidade e seus reflexos, principalmente a discussão da manutenção das desigualdades sociais e raciais no Brasil. Deste modo, visa oferecer aos alunos instrumentais teóricos-analíticos para compreender as diferentes apropriações sobre raça, etnia e a complexa relação com a desigualdade social no Brasil.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 15 encontros, compreendendo aulas síncronas (formato web conferência) de até 2 horas e demais atividades/exercícios/ ferramentas complementares semanais no e-aula. Participação na plataforma e-aula será partir dessas ferramentas disponíveis, principalmente, em fóruns semanais que discorram sobre questões-problema formuladas pelo professor da disciplina. Debates em aulas semanais a partir do material disponibilizado (textos, áudios e vídeos). Avaliação:  1) participação nas atividades propostas na plataforma e-aula; 2) participação nos debates presenciais(virtuais) síncronos semanais; 3) elaboração de textos breves de reflexão individual sobre as contribuições teóricas da disciplina.

 

 

Sociologia e economia política do capitalismo – (código será enviado posteriormente) – (Optativa, 4 crs). Prof. Rodrigo Cantu. Sexta-feira. 16hs. Início: 13/08/2021.

Ementa: Capitalismo na teoria social clássica. Capitalismo histórico de Fernand Braudel. Economia substantiva de Karl Polanyi. Teoria do sistema mundo. Debates sobre a origem do capitalismo e a hegemonia europeia. Escola da regulação. Variedades de capitalismos contemporâneos. Teoria neoculturalista do desenvolvimento capitalista. Neoliberalismo e financeirização.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 15 encontros síncronos (por plataforma de web conferência) de até 2hs. A avaliação será baseada 1) na participação do/da estudante nas atividades propostas e 2) na entrega de um trabalho final de reflexão individual sobre os conteúdos propostos na disciplina. As aulas iniciam no dia 11 de agosto e se encerram no dia 24 de novembro de 2021.

 

 

Seminários Avançado II (D000500). Trabalho em plataformas digitais (Optativa, 2 crs). Profa. Ana Paula D´villa. Quinta-feira. 9hs. Início: 12/08/2021.

Ementa: O objetivo dessa disciplina consiste em apresentar algumas das principais mudanças do trabalho contemporâneo. Pretendemos compreender como a reorganização do capitalismo, no começo do século XXI, vem conformando um novo modelo de negócios organizado em torno de plataformas digitais e aprofundando a precariedade no e/ou do trabalho. Para tanto, os temas abordados serão: “Gig-economy” e/ou economia dos bicos e gerenciamento algorítmico; os trabalhadores e trabalhadoras just-in-time, gamificação, entre outros aspectos. Visamos, ainda, observar quais os efeitos sobre os trabalhadores e trabalhadoras e conhecer suas formas de organização e resistência diante desse processo em andamento.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 08 encontros compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios/ferramentas complementares (atividades assíncronas) no e-aula. A avaliação será resultante da participação discente nas atividades (síncronas e assíncronas); e da entrega de um trabalho final sobre os conteúdos propostos na disciplina.

 

 

Sociologia da Empresa (06560132) – (Optativa, 4 crs). Prof. Márcio Rodrigues. Quinta-feira. 16hs. Início: 12/08/2021.

Ementa: A disciplina tem como objetivo realizar um debate histórico aprofundado dos estudos relacionados a relação entre empresa, modernidade e sociedade. Espera-se constituir-se num espaço de reflexão sobre a crescente centralidade da empresa na contemporaneidade e estimular um pensamento crítico em relação às abordagens da realidade social estudadas. Empresa e modernidade. A centralidade da empresa. Desnaturalização da empresa. Visões de mundo que sustentam a ideia de empresa. Relações sociais fundadoras da empresa. Processo de empresarização (características,

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 15 encontros consecutivos, compreendendo atividades síncronas (formato de web conferência) de até duas horas (2:00h). Além desses, também serão realizadas uma série de atividades complementares assíncronas disponibilizadas no e-Aula. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades desenvolvidas no AVA UFPel, da realização de seminários via web conferência e da elaboração de um paper.

 

 

Sociologia de José de Souza Martins (0568177) (Optativa, 4crs). Prof. William H. G. Soto. Quinta-feira. 19hs. Início: 12/08/2021.

Ementa: Esta disciplina busca discutir a sociologia e a sociedade brasileira. Toma-se como referência fundamental, a análise da obra de José de Souza Martins, um dos mais importantes sociólogos brasileiros contemporâneos. A partir do estudo da obra deste autor, dos diversos e variados temas na sua obra contidos, pretende-se compreender a natureza das contradições e as particularidades do processo histórico da sociedade brasileira. A sociologia de José de Souza Martins remete necessariamente aos autores com os quais ele dialoga e que marcam profundamente seu pensamento. Apesar de que Martins dialoga abertamente com vários autores, dentre deles Weber, Durkheim, Goffman, Schutz, Luckmann, Foucault, são principalmente dois autores que o influenciam: Karl Marx e Henri Lefebvre. Assim, o estudo da obra de Martins também será o retorno a Marx, principalmente ao método dialético que Martins utiliza para compreender a formação do capitalismo brasileiro. Porém, estudar a obra de Martins, também implica entender o contexto do surgimento da sociologia crítica no Brasil, principalmente compreender a herança sociológica de Florestan Fernandes que se expressa nas contribuições teóricas originais dos seus discípulos e pares como Antonio Cândido, Octávio Ianni, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Pereira e o próprio Martins, dentre outros. Aprofundar com os alunos as perspectivas analíticas e conceituais estudadas para discutir a sociologia e a sociedade brasileira.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 15 encontros compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios/ferramentas complementares (atividades assíncronas) no e-aula. A avaliação será resultado da participação do aluno nas atividades; e da entrega de um trabalho final de reflexão individual sobre os conteúdos propostos na disciplina.

 

 

Seminários Avançados III (D000501). Foucault e a sociologia (1): Estudo das epistemes e arqueologia do saber – (Optativa, 2 crs). Prof. Marcos Lacerda. Segunda-feira. 16hs. Início: 09/08/2021.

Ementa: A proposta da disciplina é apresentar uma das partes mais importantes da obra de Michel Foucault: o estudo das epistemes e a arqueologia do saber, explicitando suas relações de afinidade e conexões de sentido com a teoria social e sociológica. Neste momento de sua obra, as ciências humanas podem ser consideradas o seu objeto central, como se nota em seus principais livros e artigos do período e mesmo, mais explicitamente, no subtítulo de um dos seus livros mais emblemáticos “As palavras e as coisas”: uma arqueologia das ciências humanas.  Analisaremos o conceito de episteme; as suas variações (episteme do Renascimento, Clássica e da Modernidade), ao mesmo tempo em que trataremos de conceitos como os de acontecimentos discursivo, formações discursivas transversais, regras de formação, limiares de transformação como decisivos para a compreensão adequada da arqueologia do saber.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 08 encontros compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios/ferramentas complementares (atividades assíncronas) no e-aula. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades (síncronas e assíncronas); e da entrega de um trabalho final de reflexão individual sobre os conteúdos propostos na disciplina. A aula síncrona inicia dia 11 de agosto e encerra dia 6 de outubro de 2021.

 

OBSERVAÇÃO GERAL:

A previsão é iniciar as atividades 02/2021 de modo remoto, entretanto, caso haja determinação da UFPel sobre a possibilidade de calendário híbrido e/ou presencial para o referido período, faremos ajustes nos planos de ensinos, horários, e ao que for necessário para adaptar ao novo formato, bem como, caso o calendário do PPGS colida com demais atividades dos professores também estão previstas possíveis readaptações nos planos e datas das disciplinas. 

 

* As datas e horários das disciplinas ainda podem sofrer alterações.

Publicado em 17/06/2021, na categoria Sem categoria.