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Disciplinas PPGSociologia/UFPel – Semestre 01/2021*

Disciplinas ofertadas no primeiro semestre de 2021 pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas:

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS –  (Ofertadas apenas para alunos regulares do PPGSociologia – TURMA 2021)

Teoria Sociológica I – (Obrigatória, 4crs).  Prof. Attila Barbosa. Terça-feira 16hs. Início: 06/04/2021.

Metodologia de ensino e avaliação:  A disciplina compreende aulas síncronas (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios complementares (atividades assíncronas) no E-aula. A avaliação será feita com base em duas provas escritas. A primeira avaliação correspondente ao conteúdo das Unidades I, II e III e a segunda avaliação ao conteúdo das Unidades IV unidade e Unidade VII, conforme plano de ensino.

Metodologia – (Obrigatória, 4crs). Prof. William H. G. Soto. Quarta-feira 14hs. Início: 07/04/2021.

Metodologia de ensino e avaliação: A disciplina compreende aulas síncronas (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios complementares (atividades assíncronas) no E-aula.

Teoria Sociológica Avançada – (Obrigatória APENAS PARA ALUNOS DO DOUTORADO, 4crs). Prof. Pedro Robertt e Prof. Marcus Spolle. Quinta-feira 16hs. Início: 01/04/2021.

Metodologia de ensino e avaliação: A disciplina compreende aulas síncronas (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios complementares (atividades assíncronas) no E-aula. Serão utilizados vídeos, áudios e fóruns de discussão além de outras possibilidades oferecidas pela plataforma. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades desenvolvidas no E-aula; e da entrega de um trabalho final de reflexão individual, sobre os conteúdos propostos na disciplina, entregues ao finalizar a disciplina.

DISCIPLINAS OPTATIVAS –  (Ofertadas para alunos regulares e especiais*)

Epistemologia da Ciência e das Ciências Sociais (0568174) – (Optativa, 4crs). Prof. Leo Rodrigues. Terça-feira. 19hs. Início: 06/04/2021.

Ementa: A disciplina discute o surgimento da Ciência, como forma de produção de conhecimento na modernidade, abordando alguns de seus principais referentes teórico-filosóficos. Assim, discute tanto o racionalismo como o empirismos, como matrizes teóricas do conhecimento que deram origem metódica às distintas relações entre sujeito e objeto. Discute os principais pontos do debate clássico, considerando as ciências da natureza e as ciências sociais, ao revisitar as noções de epistemologia analítica e epistemologia histórica. Por fim, introduz elementos de uma abordagem epistemológica complexa ao discutir a noção de indeterminação nas Ciências e a noção de pós-fundacionalismo nas ciências sociais.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 15 encontros compreendendo aula síncrona (formato de webconferência) de até aproximadamente 1:15min. O restante do tempo (aproximadamente 45 min.)  será aberto para um diálogo entre professor e alunos/as referentes não apenas a exposição do professor, mas também com relação aos textos previamente indicados para serem lidos. Também haverá atividades/exercícios complementares (atividades assíncronas) que serão combinadas quanto à forma e prazos de entrega com todos os alunos da disciplina. A avaliação será resultado (média aritmética ou ponderada, conforme combinado no primeiro encontro) da participação dos alunos em cada encontro, e a(s) avaliação(s) da(s) atividade(s) desenvolvida(s).

Tópicos IV: Aspectos das desigualdades: indicadores, renda e emoções (0569119) – (Optativa, 2 crs). Profa. Elaine Leite. Segunda-feira. 19hs. Início: 05/04/2021. [Em revezamento com Seminários de Dissertação do calendário 2/2020].

Ementa: A disciplina visa analisar múltiplos aspectos das desigualdades, buscando discutir a produção de indicadores e estatísticas, bem como incorporar teorias e pesquisas sobre desigualdades que perpassam por temáticas como: concentração de renda; riqueza; estratificação social; família; infância; gênero; raça e etnia; religião; neoliberalismo; emoções; felicidade; tecnologias; avaliação, valoração e criação de valor. O intuito é oportunizar um debate para a compreensão das múltiplas facetas das desigualdades.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 08 encontros compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios/ferramentas complementares (atividades assíncronas) no e-aula. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades (síncronas e assíncronas); e da entrega de um trabalho final de reflexão individual sobre os conteúdos propostos na disciplina. A aula síncrona inicia dia 05 de abril e encerra dia 24 de maio de 2021.

Seminários Avançados III (D000501): Sociologia dos Movimentos Sociais – (Optativa, 2 crs). Profa. Simone da Silva Ribeiro Gomes. Quarta-feira. 19hs. Início: 07/04/202. [Em revezamento com Seminários de Tese do calendário 2/2020].

Ementa: A disciplina visa discutir aspectos teóricos e desafios empíricos do estudo de movimentos sociais dentro do subcampo da Sociologia. A disciplina está dividida em três partes. Na primeira, introdutória, discutiremos perspectivas clássicas e conceitos fundamentais, que incluem o que são movimentos sociais, ativistas e protestos, suas convergências e divergências. Na segunda parte, serão trabalhados dois estudos de caso, no primeiro, o objeto é o Movimento Negro e no segundo, os Movimentos Feminista e LGBTQ, a partir de exemplos em distintos países. Na terceira e última parte da disciplina serão discutidas algumas ferramentas, geografias e tecnologias utilizadas pelos ativistas e movimentos sociais, à luz de experiências no Sul Global, notadamente na América Latina.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão oito encontros compreendendo aula síncrona (formato de webconferência) de até 2hs. A avaliação final será resultado de uma reflexão entre 10-15 páginas, com a utilização de ao menos um-a autor-a presente na ementa, além de outros autores relevantes para a pesquisa e da participação do/da estudante nas atividades desenvolvidas no E-aula.

Seminários Avançados II (D000500):  Mulheres no Trabalho e o Trabalho na vida das mulheres – (Optativa, 2crs). Profa. Marilis Almeida.  Terça-feira. 14hs. 20/04/2021.

Ementa: A    inserção das mulheres no âmbito do trabalho. A abordagem interseccional relações de gênero no  mercado  de trabalho. Imbricações entre trabalho formal e informal, trabalho produtivo e reprodutivo. Multipolaridades do trabalho feminino: trabalhos de cuidado, trabalho doméstico e trabalho de executivas e de carreiras liberais. Objetivo: analisar as múltiplas formas e dimensões da inserção das mulheres no âmbito do trabalho, tanto do ponto de vista da heterogeneidade das mulheres trabalhadoras, quanto das diferentes formas de configuração do mercado de trabalho.

Metodologia de ensino e avaliação: Os conteúdos serão desenvolvidos de forma assíncrona (atividades autônomas à distância) e síncrona (coma presença da professora, por meio da WebConf) utilizando-se os seguintes métodos: 1 – Momentos Síncronos: encontros semanais com duração de 50 a 60 minutos. 2 – Momentos Assíncronos: Serão estabelecidas leituras semanais que deverão ser realizadas na semana que antecede o encontro síncrono, bem como atividades como Fóruns e Tarefas. A avaliação consistirá em: (i) um ensaio sobre um dos temas abordados na disciplina, de livre escolha; (ii) apresentação de um seminário; (iii) participação e contribuição nos debates. Teremos ao longo do semestre 8 encontros.

Etnografia Sociológica, Política e do Trabalho (0560168) – (Optativa, 2crs). Prof. Pedro Robertt. Segunda-feira. 16hs. 17/05/2021.

Ementa: A disciplina explana as potencialidades do olhar etnográfico na análise sociológica e política. Expõe a sua capacidade para reconstituir as visões variadas que circulam na sociedade, fazer o cruzamento dos pontos de vistas sobre o objeto e tornar mais clara a complexidade das práticas sociais, questionando as categorias de descrição do mundo social. Para tanto, desenvolve-se a abordagem descritiva e interpretativa da pesquisa etnográfica bem como suas possibilidades técnicas (observação participante, entrevista etnográfica e outros registros). Explicitam-se exemplos de pesquisa etnográfica na área de sociologia do trabalho e dos processos políticos.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 8 encontros compreendendo aula síncrona (formato de webconferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios complementares do/da estudante nas atividades desenvolvidas no E-aula; apresentação de seminário em grupo e entrega de um breve relatório (individual ou em duplas), refletindo sobre as potencialidades das técnicas etnográficas tomando como exemplo um documentário social de escolha do/da aluno/a.

OBSERVAÇÃO GERAL:

  •   A previsão é iniciar as atividades 1/2021 de modo remoto, entretanto, caso haja determinação da UFPel sobre a possibilidade de calendário híbrido e/ou presencial para o referido período, faremos ajustes nos planos de ensinos, horários, e ao que for necessário para adaptar ao novo formato, bem como, caso o calendário do PPGS colida com demais atividades dos professores também estão previstas possíveis readaptações nos planos e datas das disciplinas. 

 * As datas e horários das disciplinas ainda podem sofrer alterações.

Publicado em 07/02/2021, na categoria Sem categoria.