Início do conteúdo

Informações detalhadas das disciplinas – Calendário Remoto out/dez 2020

O semestre terá início em 01 de outubro de 2020 e encerrará em 23 de dezembro de 2020.

As disciplinas de 4 créditos correspondem a 12 semanas, e as de 2 créditos correspondem à 06 semanas*.

O objetivo é priorizar a realização das disciplinas obrigatórias referente a 01/2020.

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – (Ofertadas apenas para alunos regulares do PPGSociologia)

Teoria Sociológica I – (Obrigatória, 4crs).  Prof. Attila Barbosa. Terça-feira 16hs. Início: 06/10/2020.

Ementa: A disciplina visa discutir as principais correntes sociológicas clássicas (materialismo histórico e dialético de Karl Marx, o funcionalismo de Émile Durkheim, a sociologia compreensiva de Max Weber e a sociologia formal de Georg Simmel, no que diz respeito às influências intelectuais que sofreram, o contexto histórico-social europeu no qual foram concebidas e os problemas e questões sociais que os seus expoentes se propuseram analisar. Assim como também, visa discutir as abordagens propostas por George Mead e outros expoentes da primeira Escola de Chicago considerando o contexto social norte-americano no qual surgiram. Em outras palavras, o que se pretende é verificar a vitalidade das análises e das categorias conceituais propostas por Marx, Durkheim, Weber e Simmel, George Mead e os principais expoentes da primeira Escola de Chicago, por meio de um exercício de mediação que objetiva eliminar resquícios de anacronismo e entender como estes clássicos da sociologia ainda podem ajudar a compreender o presente.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 12 encontros consecutivos. A avaliação será feita com base em duas provas escritas. A primeira avaliação correspondente ao conteúdo das Unidades I, II e III  e a segunda avaliação ao conteúdo das Unidades IV unidade e Unidade VII.

 

Metodologia – (Obrigatória, 4crs). Prof. William H. G. Soto. Quarta-feira 14hs. Será dividida em II módulos:

Módulo I – os discentes que realizaram – Tópicos Especiais IV [T2] (0569119): A pesquisa sociológica no calendário alternativo (jun-set 2020) poderão integralizar e iniciar apenas no módulo II. Início do Módulo I: 07/10/2020.

Ementa: Introdução à pesquisa sociológica. Estrutura do projeto de pesquisa e do relatório de pesquisa. A postura sociológica: criatividade e imaginação sociológica. A problematização. A construção do objeto científico. A revisão bibliográfica. O estado da arte e o papel da teoria.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 06 encontros consecutivos compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios complementares (atividades assíncronas) no AVA UFPel. A avaliação será resultado da participação dos alunos nas atividades desenvolvidas no AVA UFPel.

Módulo II – para todos os alunos ingressantes de mestrado e doutorado em 2020. Início – 6 semanas. Início: 18/11/2020.

Ementa: A construção da amostra. A pesquisa por questionário.  A entrevista. A observação direta. O uso de arquivos na sociologia. Articular abordagens quantitativa e qualitativa. Os métodos de análise. A restituição dos resultados. A escrita sociológica.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 06 encontros consecutivos compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios complementares (atividades assíncronas) no AVA UFPel. A avaliação será resultado da participação dos alunos nas atividades desenvolvidas no AVA UFPel.

** Na matrícula, o aluno deverá se matricular em Metodologia  e enviar e-mail (conforme dia e horário da matrícula) ao ppgsoc.ufpel@gmail, indicando se irá fazer a disciplina integral, ou se irá aproveitar o módulo I e realizar apenas o módulo II.

 

Teoria Sociológica Avançada – (Obrigatória APENAS PARA ALUNOS DO DOUTORADO, 4crs). Prof. Pedro Robertt. Quinta-feira 16hs. Início: 08/10/2020.

Ementa: A sociedade contemporânea, como fenômeno científico, tem refletido toda a gama de complexidade emergente do próprio processo civilizatório, científico e produtivo, em diferentes organizações sociais mundiais. Neste sentido, atuais e renovados esforços teórico-epistemológicos têm sido desenvolvidos para a compreensão de como se produzem e se desfazem novas ordens, conflitos, consenso e dissensos sociais. Não apenas as teorias sociológicas, mas também a construção dos objetos de investigação sociais tem disputado por “hegemonia explicativa/compreensiva” no âmbito da sociologia, como disciplina científica. Assim, esta disciplina irá produzir debates acerca de questões contemporâneas e complexas tais como: agente/agência; engajamento/neutralidade; normatividade/objetividade; subjetividade/interação agonismo/antagonismo; construção/desconstrução, em emergentes correntes teóricos-epistemológicas contemporâneas.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 12 encontros consecutivos compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios complementares (atividades assíncronas) no AVA UFPel. Serão utilizados vídeos, áudios e fóruns de discussão além de outras possibilidades oferecidas pela plataforma. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades desenvolvidas no AVA UFPel; e da entrega de um trabalho final de reflexão individual, sobre os conteúdos propostos na disciplina, entregues ao finalizar a disciplina.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS:

Tópicos Especiais IV (0569119) – Teorias da sociedade contemporânea: uma nova forma social? (Optativa, 2 crs). Prof. Marcos Lacerda. Segunda-feira 19hs. Início: 05/10/2020.

Ementa: Ao menos desde as últimas décadas do século XX, muitos autores da teoria social e da teoria sociológica vêm observando mudanças de âmbito estrutural na sociedade industrial moderna, especialmente com um processo de rearticulação do Capital e de reestruturação da geopolítica global. Alguns chegam a pensar na possível constituição de uma nova forma social, com determinantes estruturais distintos da sociedade moderna tal qual analisada pela teoria sociológica clássica e neoclássica e com diferentes formas de nomeação: sociedade em rede, sociedade pós-industrial, sociedade pós-moderna, entre outros. A proposta deste curso é analisar estudos exemplares sobre o tema, de autores cujas obras ganharam destaque no âmbito da mediação crítica e se transformaram em referência decisiva para se pensar a sociedade contemporânea, além de serem obras reconhecidamente precursoras, numa perspectiva mais propriamente macroestrutural

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 06 encontros consecutivos compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios complementares (atividades assíncronas) no AVA UFPel. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades desenvolvidas no AVA UFPel; e da entrega de dois breves relatórios de reflexão individual, sobre os conteúdos propostos na disciplina, entregues ao finalizar o seminário.

 

Memória, Identidade e Construção de Narrativas – (Optativa, 4 crs). Profas. Lorena Gill e Ana Sosa. Quarta-feira 16hs. Início 06/10/2020.

Ementa: A disciplina abordará a discussão teórica sobre a memória, a identidade e a construção de narrativas. A pretensão é de verificar como a construção das narrativas operam para a organização de uma história de vida, produzindo sentidos. Serão discutidas a produção das lembranças/esquecimentos e a composição de uma memória social, além das formas de se realizar entrevistas, a partir das vertentes denominadas de temática, de vida e tradição oral. Pretende-se discutir também as narrativas biográficas e autobiográficas pensando nas potencialidades da produção destas fontes para a área das humanas. Por fim, serão enfocados aspectos vinculados à ética, organização e guarda do material produzido.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão doze encontros consecutivos compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2 horas, e demais atividades/exercícios complementares (atividades assíncronas). A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades desenvolvidas; e da entrega de um artigo final, que analise o conteúdo proposto, a partir da realização de uma entrevista.

 

Sociologia da Empresa – (Optativa, 4 crs). Prof. Márcio Rodrigues. Quarta-feira 19hs. Início: 07/10/2020.

Ementa: Empresa e Modernidade. A governamentalidade neoliberal. O Estado Empresarial. Processo de empresarização no espaço público e nas políticas sociais.

Metodologia de ensino e avaliação: O curso terá início no dia 07 de outubro de 2020. Ao todo, serão 12 encontros consecutivos, compreendendo atividades síncronas (formato de web conferencia) de até duas horas (2:00h). Além desses, também serão realizadas uma série de atividades complementares assíncronas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades desenvolvidas no AVA UFPel, da realização de seminários via web conferência e da elaboração de um paper.

 

Seminário Avançado I (06560119) : Teoria social e Estudos de Gênero – (Optativa, 4crs). Profas. Simone Gomes e Lara Facioli. Sexta-feira 19hs. Início: 03/10/2020.

Ementa: A disciplina tem como objetivo apresentar as bases críticas dos estudos de gênero e das teorias feministas que surgem e se consolidam, fundamentalmente, na segunda metade do século XX, se estendendo às pautas políticas, teóricas e metodológicas deste campo no século XXI, até os dias atuais. Para isso, faremos um percurso que busca abordar o desenvolvimento do conceito de gênero ao longo do tempo, bem como as relações e tensionamentos deste campo com o dos movimentos sociais. Elaboraremos reflexões acerca dos feminismos e estudos de gêneros, da teoria queer, dos estudos pós-coloniais e do feminismo negro e da diferença.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 12 encontros consecutivos compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios complementares (atividades assíncronas) no AVA UFPel. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades desenvolvidas no AVA UFPel; e da entrega de dois breves relatórios de reflexão individual, sobre os conteúdos propostos na disciplina, entregues ao finalizar o seminário.

 

* Ainda é uma proposta de calendário e de disciplinas, modificações poderão acontecer.

** Informações sobre o procedimento, datas e realização de matrículas serão enviadas assim que possível.

Publicado em 14/09/2020, na categoria Sem categoria.