Otávio Vinhas em University College Dublin (UCD)

Otávio Iost Vinhas, egresso do curso de mestrado do Programas de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS, foi selecionado, em primeiro lugar, a uma bolsa internacional, Ad Astra PhD Scholarship, para realização completa do curso de Doutorado na University College Dublin (UCD), no departamento School of Information and Communication Studies (ICS).

A bolsa faz parte de um programa de expansão da universidade, que está investindo para atrair pesquisadores do mundo todo, com foco em estudar as transformações sociais geradas pelas tecnologias digitais e os impactos do meio ambiente para o futuro da vida na Terra.

Otávio Iost Vinhas desenvolverá sua tese e integrando um projeto de pesquisa voltado a “quantificar os fenômenos offline a partir de dados digitais e/ou novas teorias e métodos para o estudo da desinformação na internet”, orientada pelo Prof. Dr. Marco Bastos.

Na seleção do nosso ex-aluno, Otávio Iost Vinhas, teve papel preponderante, além evidentemente dos indiscutíveis atributos do candidato, o nível de excelência da sua dissertação de mestrado, orientada pelo Prof. Leo P. Rodrigues, intitulada: “Os Sentidos da “Facada” em Jair Bolsonaro: Uma Análise de Redes Culturais Online à luz da Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann. Nela Otávio vinhas propõe um método de investigação “online”, a partir da teoria luhmanianna, com considerável ineditismo. Participaram da banca ocorrida em 2019, os seguintes professores pesquisadores: Prof. Dr. Léo Peixoto Rodrigues (Orientador) –  (UFPel); Prof. Dr. Fabrício Monteiro Neves (UnB); Prof. Dr. Edemilson Paraná (UFCE); Profa. Dra. Raquel da Cunha Recuero (UFRGS).

Publicado em 21/07/2020, na categoria Sem categoria.