Início do conteúdo

RETIFICAÇÃO: Informações Disciplinas Optativas – Calendário suplementar 2020 – PPGS/UFPel

As disciplinas optativas que compõem o calendário suplementar serão ofertadas para os cursos de Mestrado e Doutorado*, são elas:

*Algumas informações poderão ser atualizadas.

Tópicos Especiais IV [T2] (0569119): A pesquisa sociológica – (Optativa, 2crs). Prof. William H. G. Soto. Sexta-feira 14hs – modo remoto. Número de vagas: 15. Início: 26 de junho de 2020.

Ementa: Afastar-se das pré-noções. Problematizar. A exploração. A revisão bibliográfica. A análise de um texto científico.  O estado da arte. O marco teórico. O método.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 06 encontros consecutivos compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios complementares (atividades assíncronas) no AVA UFPel. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades desenvolvidas no AVA UFPel; e da entrega de um relatório de reflexão individual, sobre os conteúdos propostos na disciplina, entregues ao finalizar o semestre.

Tópicos Especiais II (0560171). Política, Mídia e Movimentos Sociais – (Optativa, 2crs). Profas. Lara Facioli e Simone Gomes. Quinta-feira 19hs – modo remoto. Número de vagas: 20.  Início: 25 de junho de 2020.

Ementa: A disciplina aborda algumas discussões centrais sobre Política, Mídia e Movimentos Sociais no Brasil estruturadas em sete encontros módulos. A partir de um recorte temporal que considera debates contemporâneos no país desde 2013, discutiremos algumas temáticas relevantes para a Sociologia no período. Dessa forma, as abordagens contemporâneas sobre mídias digitais e cultura serão trazidas, seguidas de uma discussão sobre vigilância, algoritmos e riscos à democracia, e uma aula sobre movimentos sociais, cultura e resistências. As próximas aulas versarão sobre as temáticas de gênero, política e violência pós 2013, política, migrações e refúgios, epidemia, política e debates contemporâneos e finalizaremos com a pesquisa com Mídias Digitais: Metodologias, Técnicas, Ferramentas e Questões Éticas.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 7 encontros quinzenais (com exceção do primeiro) com aulas síncronas (formato de webconferência) de até 2hs, e exercícios complementares (atividades assíncronas) no AVA UFPel. As aulas síncronas serão nos dias 25 de junho, 2, 16 e  30 de julho, 13 e 27 de agosto, 10 e 17 de setembro de 2020.

 

Seminário Avançado II (D000500): Debates teóricos contemporâneos – (Optativa, 2crs). Profs. Marcus Vinicius Spolle e Pedro Robertt. Terça-feira 17hs – modo remoto. Número de vagas: 20.  Início: 23 de junho de 2020.

Ementa: O seminário visa trazer debates que envolvam questões de relevância colocadas pelas teorias sociais e sociológicas contemporâneas e pelos chamados “estudos”, os quais abrangem áreas de conhecimento diversas como cultura, gênero, raça-etnia e pós-colonialismo.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 06 encontros consecutivos compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios complementares (atividades assíncronas) no AVA UFPel. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades desenvolvidas no AVA UFPel; e da entrega de dois breves relatórios de reflexão individual, sobre os conteúdos propostos na disciplina, entregues ao finalizar o seminário.

Seminários Avançados III (D000501). A economia numa perspectiva sociológica contemporânea – (Optativa, 2 crs). Profa. Elaine da Silveira Leite. Segunda-feira. 18hs – modo remoto. Número de vagas: 20. Início: 29 de junho de 2020.

Ementa: Atualmente, devido a pandemia do covid-19, as discussões sobre a economia e seus desdobramentos se intensificaram e mobilizaram conceitos e opiniões adversas na sociedade brasileira.  Este cenário, portanto, clama para o entendimento sociológico de algumas temáticas e conceitos, deste modo, abordaremos questões como: Estado versus Mercado, capitalismo, dominação moral, crises, endividamento, neoliberalismo e as consequências socioeconômicas do coronavírus.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 06 encontros consecutivos compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios complementares (atividades assíncronas) no AVA UFPel. Serão duas avaliações: a primeira compreende a avaliação das atividades assíncronas; e a segunda será a elaboração de um trabalho final (que deverá ser entregue até o final do calendário suplementar de 2020).

Sociologia do Trabalho (0568159) – (Optativa, 4 crs). Prof. Attila Barbosa. Quarta-feira. 16hs30min – modo remoto. Número de vagas: 15.  Início: 24 de junho de 2020.

Ementa:  O curso visa discutir o papel do trabalho na sociedade capitalista e suas transformações atuais, procurando analisar as mudanças tecnológicas e organizacionais no processo de trabalho e suas implicações na constituição de identidades sociais, atores coletivos, movimentos sociais e políticos. Para tal, os temas norteadores da disciplina são os seguintes: trabalho como categoria estruturante na sociedade capitalista; da acumulação fordista à acumulação flexível; a reordenação produtiva global; cidadania e direitos do trabalho; trabalho e subjetividade: a construção social de um novo trabalhador na contemporaneidade; novas configurações do mundo do trabalho.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 11 encontros consecutivos compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2.30 hs, e demais atividades/exercícios complementares (atividades assíncronas) no AVA UFPel. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades desenvolvidas no AVA UFPel e da realização de seminários via web conferência e, caso haja entendimento com os alunos, da realização de um paper.

Tópicos Especiais em Gestão Pública: Empresa, Estado e Sociedade (0710360) – (Optativa, 4 crs). Prof. Marcio Rodrigues Quarta-feira às 15hs – modo remoto. Número de vagas: 5. Início: 24 de junho de 2020.

Ementa: Empresa e Modernidade. Visões de mundo que sustentam a ideia de empresa. Relações sociais fundadoras da empresa. A governamentalidade neoliberal. O Estado Empresarial. Processo de empresarização no espaço público e nas políticas sociais.

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 12 encontros consecutivos, compreendendo atividades síncronas (formato de web conferência) de até duas horas (2:00h). Além desses, também serão realizadas uma série de atividades complementares assíncronas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades desenvolvidas no AVA UFPel (30%), da realização de seminários via web conferência (30%) e da elaboração de um paper (40%).

Publicado em 08/06/2020, na categoria Sem categoria.