Início do conteúdo

Ciclo de Cinema Sociedade e Diferenças

cartaz-nucleo-01O Ciclo de Cinema Sociedade e Diferenças, promovido pelo Núcleo Interseccionalidades (PPGS) de pesquisa, busca promover reflexões no âmbito da Sociologia das Diferenças a partir da discussão de filmes que envolvam as temáticas de gênero, raça e sexualidade e suas intersecções. Baseado na perspectiva dos estudos culturais e seus desdobramentos, considera os produtos fílmicos como objeto de análise sociológica privilegiados na abordagem das representações e subjetivações, identidades, diferenças e intersecções e nas dimensões simbólicas das disputas políticas contemporâneas que envolvam gênero, raça e sexualidade.  O projeto buscará agregar membros da comunidade externa à Universidade a alunos de graduação e pós-graduação, visando integrar a discussão teórica das diferenças (baseados nas teorias queer, pós-colonial e decolonial) a aspectos  práticos, bem como capacitar um olhar sociológico de produtos fílmicos.

Pede-se aos participantes que leiam os textos indicados antes das reuniões para o debate que seguirá após a exibição do filme.
Clique aqui para realizar a inscrição!

Cronograma:

05/05 (quinta-feira)

Discussão: Disability Studies e Crip Theory

Filme: Edward Mãos de Tesoura (Tim Burton, 1991)

Apresentador: Marco Gavério (mestrando PPGS-UFSCar) – excepcionalmente via skype.

Texto de apoio: GAVERIO, Marco A. Medo de um Planeta Aleijado? Notas Para Possíveis Aleijamentos Da Sexualidade. Áskesis – Revista dos Discentes do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar, v. 4, p. 103-117, 2015. Disponível em: http://www.revistaaskesis.ufscar.br/index.php/askesis/article/view/29

 

17/05 (terça-feira)

Discussão: Desigualdade racial e genocídio da juventude negra

Filme: Branco sai, preto fica (Adirley Queirós, 2014)

Apresentador: Carlos Eduardo Ribeiro

Texto de apoio: SINHORETTO, J.LIMA, R. S. . Narrativa autoritária e pressões democráticas na segurança pública e no controle do crime. Contemporanea – Revista de Sociologia da UFSCar, v. 5, p. 119-141, 2015. Disponível em: http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/299

 

02/06 (quinta-feira)

Discussão: Colonialidade, gênero e sexualidade

Filme: Que horas ela volta? (Anna Muylaert, 2015)

Apresentadora: Carolina Freitas de Oliveira Silva (mestranda PPGS – UFPel)

Texto de apoio: CORRÊA, Mariza. A babá de Freud e outras babás. Cadernos Pagu, n. 29, jul./dez. 2007, p. 61-90. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n29/a04n29.pdf.

 

28/06 (terça-feira)

Discussão: Gêneros inteligíveis e abjeção

Filme: Meninos não choram (Kimberly Peirce, 2000)

Apresentador: Tales Flores da Fonseca (mestrando PPGS – UFPel)

Texto de apoio: BUTLER, JudithCorpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: Louro, Guacira Lopes. O corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Publicado em 10/04/2016, na categoria Sem categoria.