III SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO SOCIOLÓGICA UFRGS/UFPEL – Programação

O Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPel divulga a programação do III Seminário de Integração Sociológica, evento em parceria com o Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFRGS, que acontece nos dias 27 e 28 desse mês:

Quinta-feira, 27/08
Local: Universidade Católica de Pelotas (Auditório Dom Antônio Zattera)
Rua Félix da Cunha, S/N (esq. Rua Três de Maio)

12h00 / 13h30 – Credenciamento

14h00 – Abertura do evento

14h30min – Mesa redonda “As múltiplas possibilidades de construção do conhecimento sociológico”.
Convidados:
Prof. Dr. José Carlos Gomes dos Anjos (UFRGS)
Prof. Dr. Pedro Robertt (UFPEL)
Profa. Dra. Elaine da Silveira Leite (UFPEL)

17h00 – Café Sociológico: Apresentação das revistas dos PPGS
Convidadas: NORUS – Novos Rumos Sociológicos (PPGS/UFPEL)
Sociologias – (PPGS/UFRGS)
Revista Contraponto – (PPGS/UFRGS/Docentes)

17h30min – Café Sociológico: Lançamento de livros
Obra: Pós-Estruturalismo me Teoria do Discurso: Em torno de Ernesto Laclau
Organizadores: Daniel de Mendonça e Léo Peixoto Rodrigues
Ano da publicação da obra: 2014 – 2ª. Edição
Editora: EDIPUCRS
Sinopse: O ponto de partida de Laclau é a crítica ao marxismo, entendido como projeto teórico incapaz de dar conta da compreensão as relações sociais contemporâneas. Para Laclau, o que existe efetivamente é um complexo espectro social formado por uma infinidade de identidades, constituídas a partir de relações discursivas antagônicas distintas do antagonismo de classe. “Pós-estruturalismo e teoria do discurso: em torno de Ernesto Laclau”, na sua Segunda Edição, traz contribuições de autores de universidades e centros de pesquisas localizados no Brasil, na Argentina e no Canadá. Além disto, conta com a contribuição de Ernesto Laclau, de pesquisadores diretamente vinculados à Escola de Essex, tais como Aletta J. Norval (Universidade de Essex) e Oliver Marchart (Universidade de Luzern).

Obra: Crise e Emergência de novas dinâmicas Sociais
Organizadores: Léo Peixoto Rodrigues, Jalcione Almeida, Marcus Spolle
Ano de publicação: 2014
Editora CRV – Paraná
Sinopse: Trata-se de uma Coletânea dos trabalhos selecionados, por ocasião das apresentações em GTs que aconteceram no III EICS, intitulada: “Crise e emergência de novas dinâmicas sociais”, publicada em dois volumes. Constitui-se na seleção das principais contribuições do IV Encontro Internacional de Ciências Sociais – IV EICS, realizado em Pelotas no em 2014.

Obra: Discurso, Trabalho e Movimentos Sociais
Autor: Elísio Estanque
Ano de publicação: 2015
Editora: Pedro & João – São Carlos, SP
Sinopse: O livro “Discurso, Trabalho e Movimentos Sociais” tem como objetivo permitir que alunos das Ciências Humanas, Sociais e das Letras, de modo particular àqueles que trabalham com discurso, encontrem aqui discussões teóricas e metodológicas sobre as referidas temáticas que lhes possam ser úteis às próprias pesquisas, seja por meio de seu emprego direto ou indireto.

18h30min – Painel “Construindo conhecimento sociológico”
Convidados:
Prof. Dr. Jalcione Almeida (UFRGS)
Prof. Dr. Léo Peixoto Rodrigues (UFPEL)
MSc. Éverton Garcia (UFRGS)
Mestranda Camila Schuck (UFPEL)
Mestranda Claudia Anello (UFPEL)

Sexta-feira, 28/08
Local: Colégio Salis Goulart (Geografia/UFPel)
Rua Felix da Cunha n° 520

Grupos de Trabalhos – GTs
08h30min – 12h00
13h30min – 17h30min

GT1 – Sociedade, Estado e Políticas Públicas
Prof. Dr. José Carlos Gomes dos Anjos (UFRGS); Profa. Dra. Maria Thereza Ribeiro (UFPEL); Orientanda Natalia Carvalho da Rosa (UFPEL).
GT2 – Sociedade, Ruralidades e Ambiente
Prof. Dr. Jalcione Almeida (UFRGS); Prof. Dr. William Héctor Gómez Soto (UFPEL); Orientandos Paulo Libardoni (UFRGS) e Raquel Hadrich Silva (UFPEL).
GT3 – Teorias, Sociedade e Conhecimento
Profa. Dra. Maíra Baumgarten (UFRGS); Prof. Dr. Léo Peixoto Rodrigues (UFPEL); Orientandos Leonardo Santos de Lima (UFRGS) e Camila Schuck (UFPEL).
GT4 – Trabalho e Sociedade
Prof. Dr. Fernando Cotanda (UFRGS); Prof. Dr. Pedro Robertt (UFPEL); Orientando Valdir Robe Junior (UFPEL)
GT5 – Minorias e Desigualdades Sociais
Prof. Dr. Karl Monsma (UFRGS); Prof. Dr. Marcus Spolle (UFPEL); Orientandos Aline Passuelo de Oliveira (UFRGS) e Flavia Acosta (UFPEL).
GT6 – Violência e Conflitualidade
Prof. Dr. Alex Niche Teixeira (UFRGS); Prof. Dr. Guilherme Massaú (UFPEL); orientando Gerson Luiz Cardoso (UFRGS)

Mais informações a respeito dos GTs e dos resumos a serem apresentados podem ser encontradas no site do evento.

Publicado em 25/08/2015, na categoria Sem categoria.