Início do conteúdo

Confira as disciplinas disponíveis para alunos especiais

As inscrições para os alunos especiais serão realizadas no dia 11 de agosto na Secretaria do PPGS, das 9hs às 12hs. Em breve o edital será divulgado.

Veja as disciplinas com vagas disponíveis:

Disciplina: Fundamentos de Sociologia

Total de vagas: 15

Dia e Horário: segunda-feira, das 14h às 17h30min [Início: 18 de agosto de 2014]

Local: IFISP – Rua Cel. Alberto Rosa

Ministrante: Prof. Dr. Pedro Robertt, Prof. Dr.William Héctor Gómez Soto, Profª. Drª.Elaine da Silveira Leite

Carga Horária/Créditos: 34h/2 créditos

Ementa: A disciplina visa discutir a formação do pensamento sociológico clássico para a compreensão das sociedades modernas no contexto das transformações econômicas, política e sociais, promovidas pela emergência das sociedades capitalistas, industriais da virada dos Séculos XVIII e XIX. Para tal serão abordados os seguintes pontos: o contexto histórico do aparecimento da sociologia; o materialismo histórico dialético de Karl Marx; o funcionalismo de Émile Durkheim; e, a sociologia compressiva de Max Weber.

 

Seminário Avançado: Pesquisa Quantitativa em Sociologia com o Programa SPSS

Total de vagas: 08

Dia e Horário: sexta-feira, das 14h30min às 18hs [Início: 17 de outubro de 2014]

Local: IFISP – Rua Cel. Alberto Rosa

Ministrante: Prof. Dr. Pedro Robertt

Carga Horária/Créditos: 34h/2 créditos

Ementa: Noções gerais de metodologia da pesquisa quantitativa. Construções e importação de bases de dados. Manipulação de dados e transformação de bases de dados. Análise de frequências e cálculo de medidas de tendência central. Tipos de variáveis, tabelas estatísticas e cálculo de coeficientes de associação. Análise de Regressão e de Correlação. Análise Fatorial, Análise de Cluster e Análise de Correspondência.

 

Disciplina: Sociologia do trabalho

Total de vagas: 15

Dia e Horário: terça-feira, das 14h às 17h30min [Início: 19 de agosto de 2014]

Local: IFISP – Rua Cel. Alberto Rosa

Ministrante: Prof. Dr. Attila Magno e Silva Barbosa

Carga Horária/Créditos: 68h/4 créditos

Ementa: Discute o papel do trabalho na sociedade capitalista e suas transformações atuais, procurando analisar as mudanças tecnológicas e organizacionais no mundo de trabalho e suas implicações na constituição de identidades sociais, atores coletivos, movimentos sociais e políticos. Para tal os temas norteadores são: a sociologia e o debate sobre a centralidade da categoria trabalho; a organização científica do trabalho: taylorismo e fordismo; toyotismo e reestruturação produtiva; a crise do projeto de “sociedade salarial” e a “nova questão social”; a fragmentação da classe trabalhadora; ação coletiva, cidadania e direitos sociais no Brasil; mercado de trabalho hoje:  a questão da flexibilidade, a “nova informalidade”, terceirização e formas de trabalho atípico; economia solidária e trabalho autogestionário; a divisão sexual do trabalho; o novo mundo do trabalho e os trabalhadores.

 

Disciplina: Raça, etnia e desigualdade social no Brasil

Total de vagas: 15

Dia e Horário: quarta-feira, das 9h às 12h30min [Início: 20 de agosto de 2014]

Local: IFISP – Rua Cel. Alberto Rosa

Ministrante: Prof. Dr. Marcus Vinicius Spolle

Carga Horária/Créditos: 68h/4 créditos

Ementa: A disciplina discute a ideia de modernidade, construída pelo pensamento social brasileiro, a partir do final do século XIX, através do conceito de raça, e a formação da identidade nacional brasileira, na década de 30 do século XX, utilizando a noção de etnia. Além disso, também trabalha a reatualização dessa ideia a partir da formação de uma sociedade de consumo de massas, nos anos 70, e a globalização, a partir dos anos 90, principalmente, através das teorias pós-colonialistas. A ênfase da disciplina está na discussão da busca de uma identidade nacional e na construção da ideia de modernidade e seus reflexos, principalmente a discussão da manutenção das desigualdades sociais e raciais no Brasil.

 

Disciplina: Desenvolvimento e Meio Ambiente

Total de vagas: 06

Dia e Horário: quarta-feira, das 14h às 17h30min [Início: 20 de agosto de 2014]

Local: IFISP – Rua Cel. Alberto Rosa

Ministrante: Prof. Dr. William Héctor Gómez Soto

Carga Horária/Créditos: 68h/4 créditos

Ementa: A disciplina tem como objeto central a análise das contradições entre os processos de desenvolvimento e o meio ambiente a partir da perspectiva de uma sociologia que dialoga com outras disciplinas como a economia, a história, a política entre outras. Discute criticamente as novas interpretações do desenvolvimento, especialmente a perspectiva das privações de capacidades de Amartya Sen, resgatando as ideias de pensadores como Celso Furtado e sua crítica ao desenvolvimento como mito; de Florestan Fernandes e sua crítica ao subdesenvolvimento; de Fernando Henrique Cardoso e sua teoria da dependência; ainda  busca discutir as interpretações hegemônicas do desenvolvimento centradas numa visão quantitativa e produtivista  que continuam a influenciar as ações, as políticas e os programas dos governos.  Num sentido amplo a disciplina aborda as relações entre natureza e sociedade como um novo campo de estudos interdisciplinar, mas que são abordadas a partir da perspectiva sociológica. Presta atenção ao surgimento e à contribuição da sociologia ambiental no Brasil e em outros países, avalia os avanços das pesquisas neste campo, sua evolução, dilemas, desafios, novos conceitos e métodos.

 

Disciplina: Sociologia Jurídica: a constituição da norma na sociedade

Total de vagas: 15

Dia e Horário: quinta-feira, das 9h às 12h30min [Início: 21 de agosto de 2014]

Local: IFISP – Rua Cel. Alberto Rosa

Ministrante: Prof. Dr. Guilherme Massaú

Carga Horária/Créditos: 68h/4 créditos

Ementa: A disciplina discute a problemática do fenômeno jurídico na perspectiva da sociologia a partir das dimensões sócio-jurídicas latentes nas relações intersubjetivas e interculturais oriundas da dinâmica social. Para tanto, aborda questões pertinentes à influência do direito na sociedade e da sociedade no direito no que diz respeito ao reconhecimento das manifestações sociais como eventos normativos, isto é sua influência sobre a constituição da dimensão jurídico-normativa.

 

Disciplina: Sociologia Econômica

Total de vagas: 15

Dia e Horário: sexta-feira, das 9h às 12h30min [Início: 22 de agosto de 2014]

Local: IFISP – Rua Cel. Alberto Rosa

Ministrante: Profa. Dra. Elaine da Silveira Leite

Carga Horária/Créditos: 68h/4 créditos

Ementa: A disciplina pretende apontar e discutir a principais linhas de pesquisa da Sociologia Econômica, perpassando pelas seguintes temáticas: (1) introdução ao estudo da sociologia econômica; (2) a sociologia da vida econômica; (3) o mercado como construção social; (4) por uma sociologia econômica do consumo; (5) família, gênero.

 

Publicado em 28/07/2014, na categoria Sem categoria.