Membros do PPGS participam de eventos nacionais e internacionais

Com o objetivo de ampliar a divulgação da produção acadêmica realizada pelos docentes e discentes do PPGS UFPel, divulgamos as publicações e participações em eventos neste ano.

A professora Maria Thereza Rosa Ribeiro participou do 2014 LASA Congress of the Latin American Studies Association Democracy & Memory, em Chicago, nos Estados Unidos,  dos dias 21 a 24 de Maio. A professora e pesquisadora apresentou o trabalho intitulado “The social representations of low-income residents about wealth and poverty in a medium city in southern Brazil”, no grupo temático Cities, Planning and Social Services LASA 2014 Congress, sessão: Housing and Residencial Segregation in Latin American Cities.

Durante os dias 14, 15 e 16 de maio, discentes e docentes do PPGS participaram do V Seminário Nacional de Sociologia & Política realizado na Universidade Federal do Paraná –UFPR. Foram apresentados os seguintes trabalhos:

“Pejotização – precarização de direitos e desconstituição do sujeito jurídico” por Juliani Orbem;

“Produção Midiática sobre a morte de Hugo Chávez: significações e representações” com autoria de Carolina Cunha;

“Audiência Pública do TST sobre terceirização como espaço social de luta político-cognitiva” pelo professor e pesquisador Atilla Barbosa com co-autoria dos discentes Pedro Marchioro e Raquel Silva.

A discente Juliani Orbem ainda teve participação no evento V Simpósio Internacional SITRE realizado na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2014. Em que, fora apresentado, na modalidade oral, o trabalho: Camuflando a relação de emprego por meio da contratação de pessoa jurídica – a “pejotização”.

O discente Mateus Bender apresentou o trabalho “Los Sistemas de Producción y el Acoso Moral en el Trabajo.” no II Congreso Internacional Mobbing y Bullying, realizado em Buenos Aires, nos dias 7 a 9 de maio. O mestrando ainda participará do 14º Congresso de Stress da International Stress Management Association (ISMA-BR) e 16º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, em Porto Alegre, nos dias 3 a 5 de Junho deste ano, em Porto Alegre, com o trabalho “A Construção do Assédio Moral no Trabalho na Modernidade Reflexiva.”

No primeiro semestre deste ano foi lançado o livro “Sobre Responsabilidade: Anais do III Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política”, com capítulo de livro escrito pelo discente Ranieri Garcia, intitulado: “Estado, direito e ideologia no pensamento de Karl Marx”

Nos dias 20 a 23 de Agosto deste ano, o docente Leo Peixoto Rodrigues e o discente Gabriel Bandeira Coelho participarão do Congresso conjunto da Sociedade Latino-americana de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESOCITE) e Society for Social Studies of Science (4S), com o trabalho “Os Programas de Pós-Graduação no Brasil: um debate à luz dos Estudos Sociais da Ciência”

Publicado em 26/05/2014, na categoria Sem categoria.