Apresentação de Trabalhos

O Professor William Héctor Gomez Soto participará da Jornada Internacional A atualidade da “sociologia enraizada” de José de Souza Martins, organizado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, no dia 19 de novembro de 2013. O professor William comporá uma mesa junto com os sociólogos Mônica Carvalho (PUC–SP); Sérgio Adorno (USP) e Leonilde Servolo de Medeiros (UFRRJ). A mesa levará por título “Fundamentos sociais e teóricos da obra de J. S. Martins” e o professor William apresentará o trabalho “Dialética, história e imaginação na sociologia de José de Souza Martins”.

Vários alunos, da turma 2013, do PPGS participarão de eventos científicos, apresentando trabalhos, proximamente. Confira a lista: Ranieri Rodrigues Garcia no Seminário “Direito e Marxismo”, organizado pela UFSC de 15 a 18 de outubro; Mari Cristina de Freitas Fagundes, no III Salão da Pós-Graduação da UFRGS, de 22 a 24 de outubro e no Seminário Internacional Pós-colonialismo, pensamento descolonial e direitos humanos na América Latina, a ser celebrado, nos dias 4 e 5 de novembro na UNISINOS; Gabriel Bandeira Coelho, no Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão–Região Sul, a ser realizado, entre os dias 23 e 25 de outubro, em Florianópolis–SC.

Participarão do XIII Encontro Nacional da ABET(Associação Brasileira de Estudos do Trabalho) de 28 a 31 de outubro, a ser realizado na cidade de Curitiba/PR, apresentando trabalhos o professor Attila Magno e Silva Barbosa, os alunos, da turma 2012 Ana Paula Ferreira D’Ávila, Larissa Ferreira Tavares, Rodrigo Hinz Silva, e da turma 2013, Mateus Bender e Juliani Veronezi Orbem.

O Professor Leo Peixoto Rodrigues estará participando do V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, de 16 a 18 de Outubro, na cidade de Curitiba/PR. Será coordenador, junto com os professores Adriano Premebida (FDB), Fabrício Neves (UnB), e Marko Monteiro (Unicamp) do Grupo de Trabalho “Expertise, deliberação de empreendimentos sociotécnicos e culturas de investigação científica e tecnológica”.

O XXIX Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia (ALAS) celebrado em Santiago de Chile, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, contou com uma significativa participação de professores e alunos do PPGS, apresentando trabalhos. Participaram deste evento os professores Leo Peixoto Rodrigues, Marcus Vinicius Spolle, Maria Thereza Rosa Ribeiro, a aluna Ana Cristina Fabres da turma 2011, e os alunos Fernando Antônio Freitas e Rodrigo Hinz Silva da turma 2012, Gabriel Bandeira Coelho, Marciele Agosta de Vasconcellos, Mateus Bender e Rafael Valencio Barros, da turma 2013.

A professora Maria Thereza Rosa Ribeiro apresentou oralmente o livro, de sua autoria, “Controvérsias da questão social: liberalismo e positivismo na causa abolicionista no Brasil”.

Os professores Pedro Robertt e Elaine da Silveira Leite e a recente mestre pelo PPGS Carla Rech participaram do 37º Encontro Anual da ANPOCS, celebrado em Águas de Lindóia, SP, de 23 a 27 de setembro. O Professor Pedro apresentou trabalho em um seminário temático, representou o programa nas reuniões de coordenadores dos Cursos de Pós-graduação e na Assembleia Anual da ANPOCS. A professora Elaine coordenou um Seminário de Pós-Graduação e participou, junto com o professor Pedro, dos fóruns de revistas. Ambos professores lançaram o primeiro número da revista, do PPGS “Novos Rumos Sociológicos”. A recente mestre Carla Rech apresentou um trabalho, produto de sua dissertação de mestrado, em um Seminário de Pós-Graduação.

Professor Leo Peixotto participou como debatedor do “Painel Democracia como modelo político Global: para uma teoria sistêmica da Democracia”, no Congresso Internacional “Problemas Jurídicos e constitucionais da Sociedade Mundial”, celebrado em Brasília, de 16 a 20 de setembro de 2013.

O XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, celebrado em Salvador-Bahia, de 10 a 13 de setembro, contou com uma ampla participação de docentes e discentes do PPGS. Participaram apresentando trabalhos os professores: Attila Magno e Silva Barbosa, Elaine Leite da Silveira, Marcus Vinicius Spolle, Maria Thereza Rosa Ribeiro e os alunos Ana Paula Ferreira D’Ávila, da turma 2012, e Ramão Correa, da turma 2013 participaram na categoria “Sociólogos do Futuro”, modalidade apresentação oral de pôster. A professora Maria Thereza Rosa Ribeiro apresentou, também, nessa oportunidade, seu livro “Controvérsias da questão social: liberalismo e positivismo na causa abolicionista no Brasil”. A recente mestre pelo PPGS Carla Rech participou do “Sociólogos do futuro”.

As alunas Mari Cristina de Freitas Fagundes e Rafaella Egues da Rosa, da turma 2013, e Virginia Oliveira Borges, da turma 2012,participaram apresentando trabalho no Seminário Internacional do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCAR, celebrado na cidade de São Carlos-SP, de 26 a 28 de agosto.

Publicado em 15/10/2013, na categoria Sem categoria.