Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro
REPRESENTAÇÕES DA LÍNGUA ESPAÑOLA: NO IMAGINÁRIO DOS PROFESSORES, O AMOR À LÍNGUA MATERNA
Orientador: Aracy Ernst-Pereira
Elisa Clasen Lorenzet
PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LEITURA PARA SURDOS MEDIADO POR COMPUTADOR
Orientador: Vilson José Leffa
Dâni Rodrigues Moreira
UM ESTUDO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA HARMONIA VERBAL À LUZ DA ‘OT’
Orientador: Carmen Lúcia Barreto Matzenauer
Miguel Mishuo Watanabe
PARA ELE /PARA ELA: CONCEPÇÕES DE FEMININO E DE MASCULINO
NO DISCURSO PUBLICITÁRIO DIRIGIDO
Orientador: Susana Bornéo Funck
Vera Lúcia Silveira Caballero Frantz
OS UNI VERSAIS TIPOLÓGICOS E A AQUISIÇÃO DAS ORAÇÕES
RELATIVAS EM INGLÊS COMO L2
Orientador: Ingrid Finger
Marcia Bratkoswki Kossmann
O PROCESSO DISCURSIVO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE VESTIBULA
Orientador: Aracy Ernst
Leila Bom Camillo
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA NUM CONTEXTO RURAL SUL-BRASILEIRO
Orientador: Hilário I. Bohn
Ida Maria Morales Marins
O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Orientador: Hilário Inácio Bohn
Maria Thereza Veloso
O CANTO QUE ENCANTA: NA LINHA DE MONTAGEM, O DISCURSO DA NÃO-MUDANÇA
Orientador: Aracy Ernst-Pereira
Jeize De Fátima Batista
ATIVIDADES DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Orientador: Aracy Ernst-Pereira
Circi Nayar Oliveira Lourenço
AS FRONTEIRAS DE UM DIZER NUMA FRONTEIRA SINGULAR: entre o poder e o desejo da língua, as representações das alunas falantes nativas de língua espanhola
Orientador: Aracy Ernst-Pereira
Maristela Andréa Teichmann Bazzan
AS VOGAIS MÉDIAS NA INTERFONOLOGIA PORTUGUÊS – ESPANHOL
Orientador: Carmen Lúcia Barreto Matzenauer
Elena Ortiz Preuss
A INTERFACE ENTRE OS CONHECIMENTOS IMPLÍCITO E EXPLÍCITO: UM ESTUDO BASEADO NO SE – OPERADOR ASPECTUAL COMO DELIMITADOR
EM ESPANHOL
Orientador: Ingrid Finger
Silvio Paniz
A FONOLOGIA DO TALIAN, O VÊNETO-RIO-GRANDENSE FALADO NA CIDADE DE NOVA ROMA DO SUL, SOB A LUZ DA TEORI A DA OTIMIDADE.
Orientador: Carmen Lúcia Barreto Matzenauer
Vanessa Ribas Fialho
A DIFERENÇA NA SEMELHANÇA: UMA PROPOSTA BASEADA NA TEORIA DA ATIVIDADE PARA O ENSINO DE LÍNGUAS PRÓXIMAS
Orientador: Vilson José Leffa Orientador
Eliane Rauber Spuldaro
A AQUISIÇÃO DE DISTINÇÕES ASPECTUAIS EM PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA POR FALANTES NATIVOS DE INGLÊS: O EXEMPLO DOS PRETÉRITOS PERFEITO E IMPERFEITO
Orientador: Ingrid Finger
Marlene M. C. Festugato
INTERFERÊNCIAS DA LÍNGUA TALIAN NO APRENDIZADO DO ESPANHOL:
UM ESTUDO DE CASO
Orientador: Dr. Jorge Espiga.
Cristiane Lazzarotto
AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO FONOTERAPÊUTICO PARA CASOS DE DESVIO FONOLÓGICO COM BASE NA TEORIA DA
OTIMIDADE
Orientadora: Profª Drª Carmen Lúcia Barreto Matzenauer