Início do conteúdo

Environmental & Human Futures in the Age of the Anthropocene – 2ª Edição: Sessão #1

 

Daremos início à 2ª Edição do seminário remoto Environmental & Human Futures in the Age of the Anthropocene com a palestra “Envisioning Ecological Utopia: Socialist Anthropocene in the Sky”, ministrada por Maja e Reuben Fowkes, do projeto interdisciplinar Socialist Anthropocene in the Visual Arts da University of East Anglia.

As origens etimológicas de *Anthropos* — enquanto agente geológico dos novos tempos planetários — residem na distinção feita pelos antigos gregos entre a perspectiva voltada para o solo, própria dos animais, e a dos seres humanos, aqueles que “olham para cima”. Nesta apresentação, examinamos casos em que artistas desviaram o olhar da transformação da terra — o *terraforming* — para registrar e criticar as mudanças no céu durante o “Antropoceno socialista”. De que maneira demandas pragmáticas e visões utópicas convergiram na arte ecológica do período final do socialismo, e o que podemos aprender com tais práticas na era da crise climática?

A palestra será transmitida ao vivo pelo canal do PPGL no YouTube na quinta-feira, dia 22 de outubro de 2026, a partir das 10h da manhã. Não é necessária inscrição prévia.

Esperamos a todas e a todos lá para este que será mais um debate bastante rico na área dos futuros das humanidades.

Publicado em 19/10/2026, na categoria Notícias.

Descubra mais sobre Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo