Professor do PPGL integrará coordenação de GT da ANPOLL

De 3 a 5 de outubro, o 37º Encontro Nacional da ANPOLL ocorreu na Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento bienal teve sua primeira edição presencial após a pandemia de COVID-19 e reuniu centenas de coordenadores e pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística do país, os quais são vinculados a grupos de trabalho (GTs) sobre os mais diversos temas da área.

Dentre os GTs, o de Linguagem e Tecnologias elegeu para a coordenação no biênio 2023-2025 os professores Marcelo El Khouri Buzato (coordenador, UNICAMP) e Rafael Vetromille-Castro, docente do PPGL/UFPel, como vice-coordenador. Os coordenadores organizarão as ações de pesquisadores de todo o Brasil, os quais desenvolverão, nos próximos dois anos, trabalhos que abordem a intersecção da Linguística Aplicada e da Inteligência Artificial, norteados pela pergunta: Como a inteligência artificial (IA) em geral (ou uma aplicação específica de IA) afeta, ou possivelmente afetará, a sociedade (por meio de variadas práticas, em variados domínios) pela perspectiva da interface entre linguagem e tecnologias?

“O GT de Linguagem e Tecnologias tem se notabilizado ao longo dos anos por apresentar, a cada biênio, uma contribuição coordenada a respeito de temáticas específicas que vão se mostrando relevantes e de impacto acadêmico e social. Para o próximo período, o grupo entende como urgente e inevitável que os pesquisadores da área investiguem os impactos da IA na linguagem e seu uso. E é um orgulho e uma responsabilidade enormes representar o PPGL e a UFPel na discussão que se desenvolverá no biênio”, afirma o docente do PPGL.

Dentre as ações do GT, está previsto um encontro de trabalho em 2024, com possibilidade de realização na UFPel, além da apresentação dos resultados finais no próximo ENANPOLL, a ser realizado na região Norte em 2025.

Mais informações sobre a ANPOLL: https://anpoll.org.br

Mais informações sobre o GT Linguagem e Tecnologias: https://wp.ufpel.edu.br/gtlt/

Publicado em 10/10/2023, na categoria Notícias.