Palestra promove integração entre graduação e pós-graduação

Ocorreu na tarde desta terça-feira, 27 de junho, a palestra intitulada “Interculturalismo no ensino de línguas adicionais: perspectivas críticas”, proferida pela Prof.ª Dr.ª Elisa Marchioro Stumpf, da UFRGS. A professora, que já pertenceu ao quadro docente da UFPel, pôde compartilhar com nossos estudantes um pouco de sua pesquisa sobre o ensino de línguas adicionais, refletindo acerca da necessidade de se estudar de forma crítica as diversas culturas minoritárias que lançam mão destes idiomas.

Numa iniciativa importante de aproximação entre os cursos de graduação e de pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas, a palestra da Prof.ª Elisa fez parte do programa de todas as turmas do curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês, que puderam aprofundar, ou mesmo tomar contato pela primeira vez, com as noções de interculturalidade.

Para o mestrando da Linha de Pesquisa Aquisição, Variação e Ensino, Bruno da Silva Oliveira, a fala da professora foi fundamental para fazê-lo refletir ainda mais sobre a educação linguística na atualidade, bem como sobre a presença da competência intercultural nas aulas de língua adicional. Para Bruno, entender as relações entre língua, cultura e poder é primordial tanto para a formação de professores de línguas quanto para educação linguística dos aprendizes.

Esperamos que iniciativas de aproximação entre os níveis de formação tornem-se cada vez mais frequentes em nosso PPG!

Publicado em 27/06/2023, na categoria Notícias.