Chamada: Revista Linguagem & Ensino – Literaturas Amefricanas

“[…] Nacimos del camino
sin entender
el llamado sin voz.
¿De dónde salen los huecos
de estes hechos?
De los ecos
perplejos
a veces sinceros
donde florecen el sueño.
Vivimos en el vuelo de los coros
y nos dejamos llevar por el sonido[…]” (RODRÍGUEZ, 2021, p. 13)

“[…] A face mais petrificante do abismo é, muito à frente da proa do navio negreiro, esse rumor pálido que não sabemos se é nuvem de tempestade, chuva ou garoa, ou fumaça de uma fogueira tranquilizadora. Dos dois lados da barca as margens do rio desapareceram. Que tipo de rio é esse que não tem meio? Seria ele apenas uma dianteira? Não estaria essa barca vagando eternamente pelos limites de um não mundo, não frequentado por nenhum ancestral?” (GLISSANT, 2021, p. 31)
Em consonância tanto à trajetória quanto às comemorações de seus 25 anos, a revista Linguagem & Ensino, em sintonia à constatação de correntes de pensamento se apresentando como paradigmas alternativos (HILL COLLINS, 2019, p. 403) no atual cenário da comunidade científica da grande área de Linguística, Letras e Artes, no Brasil – vide, por exemplo, seus números recentes v. 25 n. 1 (2022), v. 23 n. 4 (2020), v. 23 n. 1 (2020); assim como os eixos ao XVIII Congresso Internacional da ABRALIC, a se realizar em breve, igualmente apontando referida constatação – apresenta, a sua nova edição, uma chamada a dossiê sobre literaturas afroamericanas. Espera-se, no dossiê em curso, receber submissões a interpretar o tema de maneira a avançar em nossos conhecimentos sobre obras literárias, ensaio e produção científica afroamericanas, assim como promover intercâmbios entre pesquisas acerca das referidas literaturas; submissões a promover avanços em nossas investigações sobre literaturas afrobrasileiras, seja mediante estudos de caso ou abordagens comparativas, “[…] não só a respeito da instauração do regime escravista no Brasil e da memória em relação ao período em que o mesmo vigorou no país, como também a respeito das implicações da presença negra outrora escravizada na conformação do que são a sociedade e a cultura brasileiras contemporâneas” (NASCIMENTO DOS SANTOS; PEREIRA, 2020, p. 342). Ante o exposto, a presente chamada, ora organizada e submetida pela revista Linguagem & Ensino, acolhe a submissão de artigos, ensaios e resenhas atinentes a investigações sobre literaturas afroamericanas (nas quais se pensa, em relação de continência: as literaturas afrobrasileiras; as literaturas afroestadunidenses; as literaturas afrocaribenhas), assim como investigações sobre pensamento amefricano em sua relação com as literaturas tema do dossiê, naquilo que, em um horizonte de contribuição a uma teoria literária possível, fomentem “[…] a elaboração  de  novas  categorias  de  análise  e, por  consequência,  novas  epistemologias  para pensar as literaturas de autoria negra” (RAMOS, 2022, p. 123).

Organizadoras:
Profa. Dra. Daiana Nascimento dos Santos (Universidad de Playa Ancha – Chile)
Profa. Dra. Liliam Ramos da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Prof. Dr. Alcione Correa Alves (Universidade Federal do Piauí)

Prazo para a submissão: 1/08/2023.
Previsão de publicação: dezembro de 2023.

Maiores informações disponíveis em Revista Linguagem & Ensino (ufpel.edu.br)

Bibliografia citada no texto da presente chamada:
RODRÍGUEZ, Elí. La valija de los huesos. Montevideo: Bibliobarrio Editorial Artesanal, 2021 (Colección Poesía política latinoamericana, vol. VI)
HILL COLLINS, Patricia. Epistemologias negras feministas. Pensamento feminista negro. Tradução de Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 401-432.
GLISSANT, Édouard. A barca aberta. Poética da relação. Tradução Marcela Vieira e Eduardo Jorge de Oliveira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
NASCIMENTO DOS SANTOS, Daiana; PEREIRA, Édimo de Almeida. Memória da escravidão na sociedade e na cultura brasileiras: a poesia afro-brasileira de Solano Trindade e Adão Ventura. Verbo de Minas, v. 21, p. 342-362, 2020. Disponível em: <https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/verboDeMinas/article/view/2560/1691 >. Acesso em: 19 mai. 2023.
RAMOS, Liliam. Literaturas da Améfrica Ladina: um percurso pelas literaturas de autoria negra latino-americana. Herança, v. 5, p. 119-140, 2022. Disponível em: <https://revistas.ponteditora.org/index.php/heranca/article/view/565/550 >. Acesso em: 19 mai. 2023.

Publicado em 20/06/2023, na categoria Notícias.