Nota em Apoio ao PPG em Linguística Aplicada da Unisinos

Foi com total consternação que recebemos a notícia, agora amplamente confirmada e divulgada, do encerramento de 12 dos 26 programas de pós-graduação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), entre os quais, os PPG em Comunicação (conceito CAPES 6)  e o PPG em Linguística Aplicada (conceito CAPES 5).  Não surpreendentemente, a justificativa apresentada pela gestão daquela universidade é financeira e faz parte de uma suposta estratégia de planejamento institucional.

Cabe repudiar duplamente tal justificativa. Primeiramente, porque os cursos encerrados unilateralmente são mantidos também por investimento público (na forma de bolsas de Demanda Social, de financiamento total ou parcial, de produtividade em pesquisa, bem como verbas outras de fomento em pesquisa, de agências estaduais e federais) e não somente pelos valores pagos a título de mensalidade. Em segundo lugar, é um contrassenso que uma instituição de ensino entenda planejamento colocando os interesses financeiros à frente dos interesses na promoção do desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país. Como instituições de ensino superior, deveríamos nos unir para superar, e não reafirmar, a máxima de Darcy Ribeiro de que a crise educacional é projeto de nação.

Todo o nosso apoio às professoras, aos professores, às estudantes, aos estudantes da Unisinos!

Publicado em 27/07/2022, na categoria Notícias.