Em breve, haverá o lançamento do Edital Aluno Especial 2020/1: inscrições a partir de 31/01/20.

Para a próxima semana, está previsto o lançamento do Edital Aluno Especial 2020/1 do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. O período de inscrições ocorrerá de 31 de janeiro a 06 de fevereiro de 2020, através do email ppgl.ufpel@gmail.com.

Após o lançamento do edital, poderão se inscrever como candidatos os Graduados em Letras ou áreas afins e/ou Mestres em Letras ou áreas afins, ficando a homologação a critério da Coordenação do Programa.

Os candidatos interessados em cursar disciplinas optativas como aluno em regime especial do PPGL poderão pleitear inscrição em até duas das disciplinas optativas oferecidas no primeiro semestre de 2020. Serão 73 vagas distribuídas em 9 disciplinas:

Linha Aquisição, variação e ensino

Disciplina: Tópicos Especiais em Fonética Acústica

Dia/Horário: segunda-feira / 8h às 11h20

Professora: Mirian Rose Brum de Paula

Vagas: 05

Ementa: Fonética experimental. Física do som. Teoria acústica de produção de fala. Técnicas de análise acústica. Características acústicas de vogais e consoantes.

Disciplina: Tópicos Especiais em Modelos Teórico-Metodológicos de Pesquisa  em Linguística Aplicada e Análise de Narrativas

Dia/Horário: quarta-feira / 13h30 às 16h50

Professora: Letícia Richthofen de Freitas

Vagas: 05

Ementa: Contextualização sócio-histórica da Linguística Aplicada. Diferentes concepções de linguagem. Ferramentas teórico-analíticas para pesquisa em LA. Performatividade da linguagem. Estudos de narrativa. Ferramentas analíticas estudos de narrativa.

Disciplina: Tópicos Especiais em Metodologias Experimentais: a Ultrassonografia

Dia/Horário: quinta-feira / 8h às 11h20

Professora: Giovana Ferreira Gonçalves

Vagas: 03

Ementa: Estudo sobre a aplicação da ultrassonografia na coleta e análise de dados de fala. Aspectos relativos ao funcionamento do ultrassom; à aquisição, à identificação e à interpretação de imagens ultrassonográficas. Diferentes pesquisas que utilizam a ferramenta no âmbito da sociofonética, da aquisição de línguas estrangeiras, da Fonologia Gestual e da fonoaudiologia.

Disciplina: Tópicos Especiais em Políticas Linguísticas

Dia/Horário: sexta-feira / 8h às 11h20

Professores: Bernardo Limberger, Isabella Mozzillo, Rafael Vetromille-Castro e Tatiana Lebedeff

Vagas: 07

Ementa: Aspectos teóricos das políticas linguísticas. Línguas minoritárias. Diversidade linguística. Línguas familiares. Línguas de inclusão e integração. Línguas adicionais. Internacionalização. Línguas e poder.

Linha Texto, discurso e relações sociais

Disciplina: Tópicos Especiais em Linguagem e Interação Social

Dia/Horário: sexta-feira / 13h30 às 16h50

Professor: Cleide Inês Wittke

Vagas: 15

Ementa: Linguagem, língua e discurso sob uma perspectiva da Interação Verbal. Teorias enunciativas e discursivas. O texto e o gênero textual enquanto objeto de ensino. Conceitos e estratégias de leitura e de escrita. A formação docente e suas implicações no agir cotidiano do professor de línguas.

Disciplina: Tópicos Especiais em Análise de Discurso: Ordinário do Sentido e Resistência II

Datas: de 10 a 20 de fevereiro (disciplina em Regime Concentrado)

Professora: Luciana Iost Vinhas

Carga Horária/Créditos: 34h/2 créditos

Vagas: 10

Ementa: Reflexões teóricas sobre a diferença entre resistência, revolta e revolução no âmbito da Análise de Discurso de vertente pecheutiana. Diferentes procedimentos descritivos e interpretativos sobre os processos de resistência através da Análise de Discurso.

Linha Literatura, cultura e tradução

Disciplina: Tópicos Avançados em Literatura

Dia/Horário: terça-feira / 19h às 22h20

Professor: Eduardo Marks de Marques

Vagas: 15

Ementa: Discussão aprofundada de um ou mais aspectos teóricos, críticos ou analíticos referentes a aspectos literários, com abordagem individual, sistêmica ou autoral, conforme demanda.

Disciplina: Tópicos Especiais em Palavra e Imagem

Dia/Horário: quarta-feira / 08h às 11h20

Professor: Aulus Mandagará Martins

Vagas: 03

Ementa: Estudo das relações entre o texto literário e textos concebidos em sistemas semióticos distintos, sobretudo no campo das artes visuais, com destaque à pintura, fotografia e/ou cinema.

Disciplina: Tópicos Especiais em Literatura, Cultura e Tradução

Dia/Horário: quarta-feira / 13h30 às 16h50

Professora: Juliana Steil

Vagas: 10

Ementa: Estudo da tradução de poesia, considerando aspectos da matéria textual, em sentido estrito, e aspectos ligados à tradução como processo de transferência cultural, em sentido mais abrangente.

Publicado em 17/01/2020, na categoria Sem categoria.