Professora do CLC é convidada a desenvolver pesquisa no Canadá

A docente passará dois meses no Social Media Lab, em Toronto

Por Mariana Hallal

A dra. Raquel Recuero, professora do curso de Jornalismo da UFPel, foi selecionada para um estágio no Social Media Lab da Ryerson University, no Canadá. O objetivo do pequeno intercâmbio é analisar o papel da mídia social nas eleições. Ela está na cidade de Toronto desde março e deve permanecer por dois meses, retornando às atividades no Centro de Letras e Comunicação da UFPel no início de maio.

O foco da pesquisa são os processos de construção, espalhamento e características discursivas das notícias falsas, as chamadas fake news. “O objetivo é compreender como essas notícias são espalhadas, quais são suas características discursivas e o seu tempo de vida na mídia social”, explica Recuero. O intuito inicial dos pesquisadores era trabalhar com diversos canais. Devido à curta duração do estágio, porém, eles mantêm seu foco no Twitter.

Dentre os benefícios do estágio, Raquel destaca a possibilidade de acompanhar trabalhos, conhecer métodos e ferramentas e participar de palestras. “Com isso, estou conseguindo ampliar as discussões para levar aos alunos da UFPel, às nossas pesquisas e ao nosso laboratório, o MIDIARS [Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais]”, pontua. Ela ressalta também que o Social Media Lab é um dos principais centros de trabalho na área. Por isso, quase todas as discussões importantes sobre o assunto passam por lá.

Além de professora do Centro de Letras e Comunicação, Raquel Recuero é pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado em 16/04/2018, na categoria Notícias.