PPG LETRAS lança Edital de Seleção de Aluno Especial 2018/1

O Programa de Pós-Graduação em Letras torna público Edital para seleção de Aluno Especial. Para 2018/1, são 60 vagas, distribuídas em quatro disciplinas da área de Estudos da Linguagem, conforme listagem abaixo. As inscrições ocorrem de 05 a 20 de março, na secretaria do Programa, no Campus Porto/Anglo, na rua Gomes Carneiro, no. 1, andar térreo, sala 102. Informações detalhadas no Edital, disponível aqui.
Ficha de matrícula disponível aqui

Disciplina: Modelos em Análise Fonológica
Dia/Horário: quarta-feira / 8h às 11h40
Professor: Profa. Dr. Giovana Ferreira-Gonçalves
Carga Horária/Créditos: 68h/4 créditos
Ementa: Abordagem de temas que envolvam estudos segmentais e prosódicos com base em diferentes propostas teóricas, visão estruturalista, gerativista e da Teoria da Otimidade.

Disciplina: Modelos Emergentistas em Aquisição da Linguagem
Dia/Horário: quinta-feira / 8h às 11h40
Professor: Profa. Dr. Miriam Brum-de-Paula
Carga horária/Créditos: 68h/4 créditos
Ementa: Do inatismo ao conexionismo; modelos teóricos emergentistas; emergência da gramática.

Disciplina: Enunciação e discurso: Benveniste e Bakhtin
Dia/Horário: quarta-feira / 13h30 às 16h50
Professor: Profa. Dr. Karina Giacomelli
Carga horária/Créditos: 68h/4 créditos
Ementa: Fundamentos da perspectiva enunciativa em Benveniste. A teoria do enunciado concreto em Bakhtin. Fundamentos de análise enunciativa da língua(gem). A análise dialógica do discurso.

Disciplina: Linguagem, Texto e Ensino
Dia/Horário: sexta-feira / 8h às 11h40
Professor: Profa. Dr. Letícia Fonseca
Carga horária/Créditos: 68h/4 créditos
Ementa: Fundamentos da linguagem a partir de Saussure. Estruturalismo e Funcionalismo. A virada linguística. A virada pragmática. Teorias do texto e do discurso. O letramento e suas conexões com os novos conceitos de linguagem. Os gêneros textuais. O uso linguístico e a diversidade. Pedagogias culturais. Implicações pedagógicas: o professor, as teorias do texto e o ensino

Publicado em 20/02/2018, na categoria Sem categoria.