O IX CIH é um evento científico-acadêmico, e ocorrerá entre 07 e 09 de outubro de 2019 na Universidade Estadual de Maringá (UEM). E aberto ao público em geral, tendo como um de seus eixos de reflexão a “História da América em debate: fronteiras, ensino e ecologia”. O objetivo mais amplo do evento é oportunizar um espaço para o debate e apresentação da produção acadêmica de docentes e discentes, contemplando a todos da nossa grande área da História.
A Comissão Organizadora comunica que a submissão de resumos para a Jornada Regional de Patrimônio Industrial foi prorrogada até o dia 20 de junho de 2019. O evento ocorrerá entre os dias 30 e 31 de agosto de 2019 no CIS- Guanabara, Campinas-SP. A Jornada Regional de Patrimônio Industrial, promovida pelo TICCIH-Brasil, contemplará conferências e apresentações sobre o patrimônio industrial em seus diferentes aspectos (material, memória, representações, paisagístico, documental).
Destaca-se que, na ocasião, será realizada a Assembleia Anual 2019 do Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH – Brasil), da qual terá a pauta divulgada nas próximas semanas.
Convidamos a todos (as) para participar da XIV JORNADA DE ESTUDOS HISTÓRICOS PROFESSOR MANOEL SALGADO, a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 20 de setembro de 2019. As inscrições de trabalhos foram prorrogadas até o dia 20 de junho de 2019!
.
O evento é promovido anualmente, de forma gratuita, pelos discentes do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGHIS/UFRJ e possui como objetivo a maior integração e circulação de trabalhos acadêmicos de História e áreas afins.
Estão abertas as inscrições de trabalho/comunicação para o Seminário História e Memória dos Movimentos Sociais Rurais e a Questão Agrária no Brasil Contemporâneo, que se realizará na Universidade Federal de Pelotas entre os dias 17 e 19 de junho de 2019.
O evento – que tem por objetivo oportunizar espaços de reflexão e discussão acerca da questão agrária e dos movimentos sociais do campo no Brasil Contemporâneo – integra as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto de Pesquisa “Mobilizações e movimentos sociais agrários, repressão e resistências do pré-1964 à ditadura civil-militar: as trajetórias do MASTER no RS e das Ligas Camponesas em PE” (CAPES – Edital Memórias Brasileiras / Conflitos Sociais).
– Mesa de Abertura: Mobilizações e movimentos sociais agrários: horizontes de pesquisa e reflexões sobre o tempo presente
Palestrantes: Profa. Dra. Leonilde Servolo de Medeiros (UFRRJ) e Prof. Dr. Sérgio Sauer (UNB)
18 de junho / Terça-feira
Manhã (8h30min – 12h) – Sessão de Comunicações de Trabalhos
Tarde (14h – 18h) – Mini-Curso: Redes do campesinato negro do Rio Grande do Sul: fé, terras, parentelas e solidariedades
Ministrante: Claudia Daiane Garcia Molet (Dra. em História/UFRGS)
Noite (19h – 22h)
Mesa-Redonda: Memórias em movimento: histórias de resistência na luta pela terra
Convidados: Frei Sergio Görgen (Movimento dos Pequenos Agricultores) e Isaías Antônio Vedovatto (Liderança da Ocupação da Fazenda Annoni (1985) e dirigente do MST)
19 de junho / Quarta-feira
Manhã (8h30min – 12h) – Sessão de Comunicações de Trabalhos
Tarde (14h – 18h)
Oficina – Possibilidades de pesquisa sobre conflitos e movimentos sociais agrários no Brasil Contemporâneo (1960 – 1980): temas, problemas e fontes históricas
Ministrantes: Barbara de La Rosa Elia (Graduanda em História / UFPel)
Darlan de Farias Rodrigues (Mestrando – PPGH/UFPel)
Noite (19h – 22h)
Mesa de Encerramento: As lutas pela terra no pré-1964: novas perspectivas de pesquisa sobre as Ligas Camponesas e o Movimento dos Agricultores Sem Terra do Rio Grande do Sul
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural, fundado em Curitiba no ano de 2017 e em funcionamento ininterrupto desde então, abre o chamamento público de submissão de artigos para composição de sua próxima obra coletiva.
A obra que terá como título “Educações e Cultura: teorias, formas, perspectivas e análises” deverá jogar luz em uma das envergaduras mais essenciais da cultura no mundo contemporâneo: o potencial de educação pelo qual saberes, práticas, histórias, memórias e identidades têm sua chance de manutenção e reflexão.
Os patrimônios, por exemplo, são eleitos e recebem, no estado da arte, a atenção necessária para a preservação de sua existência, entretanto, de que adianta a manutenção da existência de algo que não cumpre qualquer função social que seja? Por isso a educação patrimonial é essencial, tanto pera os bens patrimonializados quanto para as sociedades que os cercam ou tomam conhecimento acerca deles.
Já a arte, em processo de desenvolvimento constante, com a reprodução de modelos estabelecidos e vanguardas, com preocupação de engajamento ou não, com uma imensa pluralidade de autores, receptores e expositores, pode encontrar na educação um meio de criar contato e/ou vínculos com as populações, levando a outros círculos sociais que não o artístico e o cultural as suas potencialidades.
Além de ser um veio importante para a articulação dos saberes culturais, a educação também tem em si a possibilidade e a responsabilidade de intrumentar criticamente os que têm acesso a ela. Com isso, quais seriam as potências na vida dos estudantes de diversos níveis com uma educação voltada e endossada em bens culturais materiais e imateriais? Poderia a educação incentivar a produção cultural? Como poderia?
Ainda, estariam a educação e a cultura, em suas atuações conjuntas, sendo exercidas da melhor maneira possível ou restam caminhos que podem ainda serem experimentados? Sobre os trabalhos existentes em museus, galerias e outras entidades a fim, os trabalhos educativos são os ideais ou cabem reflexões, análises e críticas a essas atividades?
Dentro dessa diversidade de pensamento sobre os trabalhos de educação em/sobre cultura, o GEPPC abre o presente chamamento público oportunizando a pluralidade das produções sobre o tema.
Podem se inscrever estudantes, pesquisadores e profissionais de quaisquer níveis de instrução e/ou atuação das mais variadas áreas dos saberes práticos, técnicos e/ou científicos.
Os trabalhos submetidos precisam conter uma nota de rodapé sobre o(s) autor(es), com histórico de formação e/ou atuação e um endereço de e-mail para contato; e serem apresentados em arquivo Word com fonte Arial tamanho 12, margens e espaçamento entre linhas de 1,5, contendo o trabalho desenvolvido e suas respectivas referências.
As submissões serão aceitas até o dia 01 de agosto de 2019 e deverão ser endereçadas ao coordenador do GEPPC Luciano Chinda Doarte com o assunto “SUBMISSÃO DE ARTIGO | GEPPC” por meio do endereço eletrônico lucianochinda.lcd@gmail.com.
Informamos que encontram-se abertas 4 chamadas públicas para participação no I Congresso Internacional Online de Estudos sobre #Culturas. O #Culturas é um congresso completamente online que ocorrerá entre os dias 07 e 11 de outubro de 2019.
Seguem abaixo os links das convocatórias e contamos com a participação de todos no evento!
01/2019 – Proposição de comunicações ao congresso (Prazo: 24/06) Link: http://bit.ly/30HMDZR 02/2019 – Proposição de palestras ao congresso (Prazo: 30/06) Link: http://bit.ly/2K05ycw 03/2019 – Proposição de coordenações aos simpósios temáticos sem coordenação definida (Prazo: 09/06) Link: http://bit.ly/2QosqUb 04/2019 – Proposição de parcerias institucionais para concessão de descontos nas taxas (Prazo: 09/06) Link: http://bit.ly/2HQA1qN
A UFPel abriu inscrições, até 6 de junho, para o Teste de Competência em Leitura em Língua Estrangeira (TCLLE) da Câmara de Extensão do Centro de Letras e Comunicação. São ofertadas provas para as línguas Espanhola, Francesa, Inglesa e Alemã. O teste afere a capacidade do candidato quanto à leitura e interpretação de textos autênticos, de cunho científico ou acadêmico, e destina-se a quem está cursando ou pretenda ingressar em cursos de pós-graduação, bem como àqueles que precisem comprovar sua proficiência em um desses idiomas como língua estrangeira.
A prova é composta por dez questões de múltipla escolha. No teste, o uso de dicionário individual é permitido, devendo o candidato levá-lo. Veja o edital em http://ces.ufpel.edu.br/conctecadmed0012_2019/
Emissão de atestados digitais
A emissão dos atestados de competência digitais é de responsabilidade da Câmara de Extensão. Os atestados somente poderão ser confeccionados após o recebimento, pela CaExt, do processo com os resultados.
Os atestados digitais são documentos assinados eletronicamente por servidores da UFPel, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8539.htm). A autenticidade do documento pode ser conferida eletronicamente mediante código verificador de cada atestado. A partir da data de divulgação dos resultados finais o candidato poderá solicitar seu atestado explicitamente via e-mail: caextufpel@gmail.com. O prazo para solicitar o atestado de competência será de até seis (06) meses a contar a data de publicação do resultado.
Exibindo registro(s) 261 a 270 de 401 encontrado(s).