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  • “Revista Discente Ofícios de Clio – Chamada para proposição de dossiês temáticos.”

            A Ofícios de Clio – Revista Discente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (ISSN 2527-0524), publicação online semestral, convida os doutorandos e doutorandas da comunidade acadêmica a apresentarem proposta de dossiê temático para as edições de 2022, referente aos números 12 (doze) e 13 (treze) do periódico.
    A Revista Discente Ofícios de Clio é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Para visualizá-la, acesse o endereço
    https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO/index
    Por ser uma publicação discente, a Ofícios de Clio aceitará propostas de dossiês temáticos produzidas por doutorandos (as) de programas de pós graduação em História ou outras ciências humanas, de Programas de Pós Graduação Strictu Sensu reconhecidos pela CAPES. É desejável que os (as) doutorandos (as) proponentes pertençam a grupo (s) de pesquisa certificados pelo CNPq e tenham produção ativa na área escolhida para o dossiê.
    Serão selecionadas duas propostas de dossiê, sendo uma referente ao número 12 da Revista, a ser publicado em 2022/1, e outra referente ao número 13, correspondente ao semestre 2022/2.
    As propostas de dossiê deverão ser enviadas até o dia 31/01/2022 para o email: oficiosdeclio@gmail.com sob o título de “Proposta para Dossiês Temáticos 2022”, e devem atender as especificações abaixo:

    ● A temática é livre, desde que seja inédita e diferente dos dossiês já publicados na revista. Deve contemplar estudos e pesquisas referentes ao campo da História, podendo dialogar com áreas afins;
    ● A proposta ficará à cargo de 1 (um) ou 2 (dois) proponentes, preferencialmente de instituições diferentes;
    ● Os (as) proponentes terão como tarefas: colaboração na redação da chamada da Revista, no espaço designado para a apresentação do dossiê; apoio à divulgação da chamada, sobretudo entre suas redes de contatos acadêmicos; sugestão de nomes de pareceristas e, se necessário, realização de parecer para artigos, resguardado o critério de avaliação às cegas; produção da apresentação do respectivo dossiê temático; apoio na divulgação da Revista, quando lançada;
    ● É importante que a sugestão possua adequação à proposta editorial da revista, que pode ser visualizada no link
    https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO/about/submissions#authorGuidelines.

    A proposta deverá conter: titulação e vínculo institucional dos (as) organizadores (as), devendo ser redigida em arquivo .doc, com no máximo 1 página, digitada em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm e margens 2,5 cm. Deverá ainda conter título, apresentação da proposta, demonstrando sua relevância no campo dos estudos históricos, no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave. Listas de referências bibliográficas configuram- se como opcionais. É recomendável que a proposta possua abertura teórico-metodológica e/ou temática, de forma a permitir a colaboração de diferentes estudiosos.

    ● As propostas serão avaliadas pela equipe editorial, de modo democrático, definindo as mais votadas como escolhidas.

    OBS.: É desejável que os organizadores também sejam proponentes de artigos para publicação no dossiê. Nesse caso, não deverão participar, de nenhuma forma, do processo de avaliação do próprio trabalho.

  • Convite!

    O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB tem o prazer de informar que as inscrições estão abertas para o Webinar: A Experiência Educacional Estadunidense em Houston, Texas, em parceria com a North American University – NAU.
    Conferencistas:
    – Presidente Serif Ali Tekalan (North American University – NAU)
    – Reitor Dr. Faruk Taban (North American University – NAU)
    Moderador:
    Professor Doutor Vinicius Menezes de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande – FURG)
    Data: 28 de junho de 2021.
    Horário: 16h00 às 17h00 (BRT).
    O Webinar será transmitido em inglês por meio do Canal do GCUB no Youtube.
    OBS: Haverá certificado de participação.

     

  • Ofertas de Disciplinas 2021/2 e Informações sobre Matrículas

    Informações Importantes!!!

    Período de aulas: 09/08/2021 até 20/11/2021

    Solicitação de Matrículas: 23/07 até 26/07 (as matrículas serão realizadas diretamente pelo cobalto, para isso, o aluno deverá acessar a aba Aluno>Cadastros>Solicitação de matrícula (Pós). Não há mais a necessidade de enviar documentos para a secretaria.

    Aprovação da solicitação (coordenação): 27/07/2021

    A matricula em Seminário de Orientação deve ser solicitada na turma correspondente ao do seu orientador, então veja:

    MATRÍCULAS MESTRADO 2021-2

    MATRÍCULAS DOUTORADO 2021-2

    Disciplinas PPGH 2021-2

     

  • Aula Inaugural

    Convidamos a todos(as) para participarem da Aula Inaugural do PPGH: Duas margens, uma paisagem. Granada e Tétuan, a memória compartilhada com o Dr. Bernadino Líndez Vílchez da Universidade de Granada (Espanha) a ser realizada no dia 14 de junho às 17h.

    Link direto: https://www.youtube.com/watch?v=HwnUgehmnIU

    https://tinyurl.com/PPGH-UFPEL

  • Nota de Pesar

    O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas externa profundo pesar pelo falecimento da professora Eloísa Helena Capovilla da Luz Ramos. Brilhante historiadora, dedicou sua vida acadêmica à pesquisa nos campos de história do Rio Grande do Sul, patrimônio e imigração, bem como intensa atividade de ensino na graduação e pós-graduação junto à Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Elô, como era carinhosamente conhecida, deixa grande legado à historiografia e aos historiadores/as. Hoje, nossa despedida vem acompanhada de muita tristeza, mas também da certeza de que sua personalidade contagiante deixará boas lembranças de alegria, acolhimento e generosidade. Eloisa Capovilla da Luz Ramos certamente é luz que fica em forma de referências profissionais, intelectuais e pessoais. Aos familiares, amigos/as e colegas, nosso mais sinceros sentimentos.