O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, convida para a Aula Inaugural – 2022
“Além da TV: a disputa entre Rússia e OTAN pela Ucrânia sob uma perspectiva geopolítica”
Proferida pelo Prof. Dr. Charles Pennaforte (UFPel)
Dia 07 de abril de 2022
Acesso: https://www.youtube.com/c/ppghufpel
Inscrições – até às 22h do dia 21/03/2022
Resultado parcial – até dia 25 /03/2022
Recursos – até 23h59min do dia 28/03/2022
Resultado final – dia 29/03/2022
Em virtude de atraso nos trâmites administrativos na PRPPG as datas do cronograma foram alteradas e serão divulgadas na sequência. Aguardem!
A disciplina História: Fronteiras e Identidades (10900105) ministrada pelo Prof. Charles Pennaforte será às sextas-feiras pela manhã no prédio do ICH sito à Rua Alberto Rosa, 154 sala 101.
Os discentes interessados nas disciplinas ofertadas pelo PPGH precisam entrar em contado com as Secretarias / Coordenações de seus PPGs para que estas enviem e-mail ao PPGH solicitando a vaga informando: Nome do aluno, Disciplina pretendida e Código do Curso.
Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade semestral, sendo publicada em formato online no endereço https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO , com ISSN 2527-0524.
Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O (a) autor (a) deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é realizada chamada específica e são convidados a participar, na condição de proponentes, uma dupla ou trio de doutorandos (as). A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História e afins, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas de ensino e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira.
Para nosso décimo segundo número, a ser publicado no presente ano, estamos efetuando a chamada para o Dossiê Ditaduras e golpes do Cone Sul: diferentes fontes e perspectivas histórias, sob a proposição dos Doutorandos Camila de Almeida Silva (PPGH-UFSM) e Leonardo Fetter da Silva (PPGH-PUCRS).
A historiografia tem avançado significativamente nas pesquisas sobre as ditaduras do Cone Sul e seus desdobramentos, respondendo questões e abrindo espaços para novas investigações, com intuito de questionar e superar narrativas uniformizadoras que explicavam as experiências na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai sem evidenciar as suas particularidades. A abertura de novos acervos e a ampliação das fontes em torno dessas experiências possibilitaram investigações mais aprofundadas, tanto no sentido da diversidade de temáticas quanto de métodos e abordagens.
Essas perspectivas também abriram possibilidades para os pesquisadores de, olhando para o passado, vislumbrar temas sobre o presente, tais como os rumos das democracias, a promoção dos direitos humanos, a defesa do Estado de direito e abordagens sobre a sociedade civil e política. Nesse sentido, pensando a emergência no presente de discursos negacionistas acerca das experiências ditatoriais, as discussões e pesquisas historiográficas foram lançadas a novos desafios no debate público, nas investigações e na divulgação histórica.
Para fomentar essa diversidade de debates, fontes e perspectivas, o dossiê vai englobar pesquisas e estudos da História e áreas afins, com diferentes temáticas em torno das ditaduras do Cone Sul, como: memória, repressão, resistências e direitos humanos; movimentos sociais, feminismo; experiências locais e regionais, solidariedade, militância; arte, cultura e políticas culturais; imprensa, censura e propaganda; ensino de história, negacionismo, História do Tempo Presente e História Pública. Essas são algumas das abordagens pertinentes aos objetivos do dossiê, o qual propõe incorporar o debate plural e de qualidade que vem sendo realizado por diversas pesquisadoras e pesquisadores.
As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site. Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do (a) autor (a). Informações adicionais podem ser solicitadas por meio do e-mail oficiosdeclio@gmail.com . A submissão de artigos se dará por intermédio do site da Revista http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO e do envio simultâneo para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com. Lembramos que o não envio do trabalho ao email acima acarreta na não recepção e, consequentemente, não avaliação do manuscrito.
O período de recebimento dos artigos para essa edição será entre os dias 10 de março e 06 de junho de 2022. Pedimos ampla divulgação entre seus contatos.
A Editoria da Revista Discente Ofícios de Clio.
Informamos que a reunião on-line com os alunos ingressantes dos Cursos de Mestrado e Doutorado será:
Dia 08/03/2022
Hora: 14h
Link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mau-j4l-mgi-9un
Após a publicação final dos resultados, as/os canditadas/os aprovadas/os no processo seletivo para Aluno Regular 2022/1 Mestrado e Doutorado serão contactadas/os pela coordenação para reunião no dia 08/03 às 14h (online – link a ser disponibilizado).
Matrículas (alunos ingressantes em 2022)
Período: 09 a 11/03 de 2022.
Como fazer:
Enviar e-mail ao ppgh.ufpel@gmail.com contendo o formulário de matricula (https://wp.ufpel.edu.br/ppgh/documentos/formulario-de-matricula-alunos-regulares-mestrado-e-doutorado-2/) devidamente preenchido (orientações sobre as disciplinas serão fornecidas na reunião do dia 08/03/2022 ou direto com orientador).
Obs: Os Atestados de conclusão de curso deverão ser substituídos no ato da efetivação da matrícula, ou seja, as/os candidatas/os que não apresentaram o Diploma de Graduação, devem fazê-lo no período descrito acima.