Promoção de Saúde na Escola

Créditos: 3 (teórica)

Professor: Dr. Mario Renato de Azevedo Júnior

Ementa:
Promoção da saúde x prevenção de doenças. Conceitos e definições na área de promoção da saúde. A atividade física como ferramenta de promoção da saúde. A importância da promoção da saúde na escola. Experiências de promoção de saúde na escola. Operacionalização da promoção da saúde na escola. Estudos científicos na área de promoção da saúde

Bibliografia:
Bibliografia básica
– Florindo AA, Hallal PC. Epidemiologia da Atividade Física. Atheneu: São Paulo, 2011.
– Pratt M, Sarmiento OL, Montes F, et al. The implications of megatrends in information and communication technology and transportation for changes in global physical activity. Lancet 2012; 380: 282-93.
– Heath GW, Parra DC, Sarmiento OI, Andersen LB. et al. Evidence-based physical activity interventions: lessons from around the world. Lancet 2012; 380: 272-81.
– Ribeiro IC, Parra DC, Hoehner CN, et al. School-based physical education program: evidence-based physical activity interventions for youth in Latin America. Global Health Promot, 17(2)5-15, 2010.

Bibliografia complementar
– Bagrichevski M, Palma A, Estevão A. A saúde em debate na Educação Física. Blumenau: Edibes Editora, 2003., v.1.
– Bagrichevski M, Palma A, Estevão A. A saúde em debate na Educação Física. Blumenau: Edibes Editora, 2006., v.2.
– Bagrichevski M, Palma A, Estevão A. A saúde em debate na Educação Física. Ilhéus: Editora da UESC, 2007., v.3.
– Devide FP. Educação Física, qualidade de vida e saúde: campos de intersecção e reflexões sobre a intervenção. Movimento, 8(2):77-84, 2002.
– Hoehner CN, Soares J, Perez DP, et al. Intervenções em atividade física na América Latina: uma revisão sistemática. Am J Prev Med, 34(3):224-233, 2008.
– Sallis JF, McKenzie TL, Beets MW, Beighle A, Erwin H, Lee S. Physical education’s role in public health: steps forward backward over 20 years and HOPE for the future. Res Q Exer Sport, 83(2):125-135, 2012.