Área de concentração – Movimento Humano, Educação e Sociedade

A área de concentração “Movimento Humano, Educação e Sociedade” engloba as pesquisas que visam compreender os processos comportamentais, em termos de controle e aprendizagem motora, os aspectos socioculturais do esporte e da saúde, a formação profissional e a prática pedagógica, assim como possibilidades de intervenção na educação formal e não formal.

Linha de pesquisa: Formação Profissional e Prática Pedagógica

A linha de pesquisa “Formação Profissional e Prática Pedagógica” prioriza estudos relacionados à formação do profissional de Educação Física, o papel da Educação Física como disciplina, a escola como local de formação e de produção do conhecimento, bem como as relações econômicas e socioculturais da Educação Física escolar e não escolar.

Dr. Alexandre Carriconde Marques
Dr. Eraldo dos Santos Pinheiro
Dr. Gabriel Gustavo Bergmann
Dr.
Giovani Felipe Ernst Frizzo
Dra. Mariângela da Rosa Afonso

Linha de pesquisa: Estudos Socioculturais do Esporte e da Saúde

A linha de pesquisa “Estudos Socioculturais do Esporte e da Saúde” prioriza estudos que tratam de temas socioculturais da saúde, o Esporte Moderno na perspectiva das ciências humanas, os diferentes enfoques e conceito relativos à promoção da saúde e também estudos no campo da epistemologia da Educação Física.

Dr Alan Goulart Knuth
Dr. Inácio Crochemore Mohnsam da Silva
Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal

Linha de pesquisa: Comportamento Motor

A linha de pesquisa “Comportamento Motor” tem como foco a pesquisa em comportamento motor, utilizando-se de abordagens psicológicas, biomecânicas e fisiológicas para a análise do movimento humano, com o fim de avançar a compreensão das várias dimensões ligadas à aprendizagem e performance motora.

Dra. Suzete Chiviacowsky Clark
Dr. Rodolfo Novelino Benda