Professor Marlos Domingues é contemplado com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ.

O Prof. Dr. Marlos Rodrigues Domingues, professor Associado da UFPEL dos cursos de Educação Física e Fisioterapia e docente permanente do PPGEF foi contemplado com uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ, com o projeto “Preditores da atividade física nos primeiros anos de vida: Coorte de nascimentos de Pelotas, 2015”. Trabalho realizado dentro do Projeto “Coorte de Nascimentos de Pelotas 2015”, do qual é um dos coordenadores. A bolsa tem vigência de março de 2023 a fevereiro de 2026.

O Projeto da Coorte tem o objetivo de estudar a saúde materno-infantil de mais de 4 mil crianças nascidas no ano de 2015 e vem acompanhando suas mães desde a gestação, com coletas de dados periódicas. Dessa forma busca-se avaliar os impactos que comportamentos e características, tanto maternas quanto neonatais e infantis possam ter sobre a saúde ao longo da vida. Mais especificamente, o objetivo deste estudo submetido para o Edital de bolsista é produzir artigos que descrevam os padrões de atividade física nos primeiros anos de vida de crianças pertencentes à Coorte de nascimento 2015, verificando possíveis associações com fatores sociodemográficos, perinatais, maternos e de atenção e cuidado à criança.

O projeto da coorte como um todo é desenvolvido juntamente com os demais coordenadores da pesquisa, professores Pedro Curi Hallal, Mariângela da Silveira, Joseph Murray e Andréa Dâmaso. Além disso, para desenvolvimento das tarefas de campo e produção científica dos artigos dentro deste tema, trabalham alunos de doutorado e egressos do PPGEF, como Luciana Tornquist e Debora Tornquist, pesquisadoras da área de comportamento materno e saúde materno-infantil com foco na atividade física ao longo do ciclo vital.

O professor destaca que essa área de pesquisa é de extrema relevância para a população, uma vez que a inatividade física é considerada um problema de saúde pública em todo o mundo e é uma questão que precisa ser analisada desde a infância. “Dentro de um estudo de coorte temos a possibilidade de ver os comportamentos se moldando ao longo da vida e tentamos compreender quais características levam às mudanças, isso enriquece o campo da pesquisa ao mesmo tempo em que auxilia no desenvolvimento de políticas públicas que possam ajudar a combater o problema”. Um dos problemas der saúde que possivelmente a atividade física ajude a combater é a crescente prevalência de obesidade, tanto entre as mães pelotenses quanto entre as crianças. Mais da metade das mães deste estudo estavam numa situação de sobrepeso/obesidade ao engravidarem, ao passo que 40% das crianças na idade de 6 anos já estavam com sobrepeso e 1 em cada 5 estava dentro da faixa de obesidade. Entender o estilo de vida dessas famílias é essencial para avançar positivamente nestes indicadores da saúde populacional e agir ainda no início da vida, antes que os problemas crônicos se instalem.

Publicado em 07/03/2023, na categoria Notícias.