Professor Airton Rombaldi é contemplado com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ.

O Dr. Airton Rombaldi, professor titular, atuando como professor permanente do PPGEF desde sua implementação, foi contemplado no Edital de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPQ, com o projeto “Estudo Prospectivo sobre a Saúde Física e Mental de Adultos no Sul do Brasil – Coorte PAMPA”. A bolsa PQ nível 2 inicia agora em março de 2023 e tem vigência até março de 2026.

O objetivo principal do estudo aprovado é identificar e investigar os efeitos indiretos da pandemia da COVID-19 em indicadores de saúde da população adulta do Rio Grande do Sul. O projeto será desenvolvido em colaboração com o Prof. Dr. Felipe Fossati Reichert e Prof. Dr. Marcelo Cozzensa da Silva, também do PPFEG, os ex-alunos do programa Prof. Dr. Eduardo Lucia Caputo, Prof. Dr. Natan Feter, Prof. Ms. Igor Retzlaff Doring, Profa. Ma. Júlia Cassuriaga e Profa. Ma. Caroline Malue Huckembeck. Além disso contará com colaboradores de instituições internacionais, Prof. Dr. Jeff Scott Coombes (The University of Queensland/Australia), Prof. Dr. Paulo Ferreira (University of Sydney) e Profa. Dra. Emily Claire Smith (The University of Queensland/Australia), e de instituições nacionais, Profa. Ma. Jayne Santos Leite (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Profa. Ma. Carine Nascimento da Silva (Universidade Federal do Rio Grande), Prof. Ms. Felipe Delpino (PPGEnf – UFPEL), Prof. Ricardo Alt (PPG Epidemiologia UFPEL).

O Prof. Airton fez o seguinte destaque sobre o projeto: Considerando que que em função da pandemia da COVID-19 houve aumento do tempo gasto em atividades sedentárias e a diminuição da participação em atividades físicas moderadas a vigorosas e que informações enganosas sobre transmissão de vírus, desenvolvimento de vacinas e tratamentos e casos cumulativos de pessoas com COVID-19 levaram à ansiedade, medo e desesperança, a saúde mental foi fortemente impactada em nível global durante a pandemia do COVID-19, tendo ocorrido maior incidência de depressão e ansiedade. Por outro lado, a atividade física é uma conhecida estratégia não farmacológica e de baixo custo para reduzir o risco de depressão e ansiedade. Dessa forma, torna-se importante a manutenção do processo de vigilância, visando a necessidade de dados referentes ao processo de evolução de desenvolvimento dos efeitos indiretos da pandemia a longo prazo. Nesse sentido, a concessão da Bolsa de Produtividade em Pesquisa será determinante para a continuidade do estudo, sendo muito importante individualmente para mim como pesquisador, como também para o Programa de Pós-graduação em Educação Física/UFPEL. Ainda, estar entre os(as) principais pesquisadores(as) da área de Educação Física do Brasil contemplados com Bolsas de Produtividade em Pesquisa é um grande orgulho, demonstrando o elevado estágio da pesquisa alcançado na Escola de Educação Física e Fisioterapia – UFPel.

Publicado em 06/03/2023, na categoria Notícias.