Início do conteúdo
    Notícias
  • 5° Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2024

    Chegando a sua quinta edição, o FIVRS 2024 recebeu 123 inscrições, oriundas de 25 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, Finlândia, Índia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, México, Nicarágua, Países Baixos, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República da Macedônia, Romênia; e de 15 estados do Brasil: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco.

    A comissão avaliadora convidada desta edição é composta por:

    Ana Sedeño Valdellós – Espanha

    Criadora e diretora audiovisual com doutorado em Comunicação Audiovisual e Professora do Departamento de Comunicação e Publicidade Audiovisual da Universidade de Málaga (Espanha). Suas linhas de pesquisa incluem as relações entre música, meios audiovisuais e as práticas audiovisuais na cena contemporânea sob uma perspectiva histórica e/ou educativa, com ênfase em produções artísticas, como videojockey, mapping e videodança. É autora dos livros Lenguaje del videoclip (2002), La música contemporánea en el cine (2005),  Historia del videoarte en España (2011) e Análisis del cine Contemporáneo: Estrategias estéticas, narrativas y de puesta en escena (2013).

    Diego Mac – Brasil

    Diretor de dança, videoartista, artista 3D, produtor cultural. Doutorando em Artes Cênicas (UFRGS). Graduado em Dança (ULBRA). Mestre (UFRGS) e especialista (FEEVALE) em Poéticas Visuais. Diretor da Macarenando Dance Concept. Diretor artístico da Muovere Cia de Dança. Atualmente, dedica-se à criação artística baseada no hibridismo entre dança e animação/simulação 3D, blockchains, metaversos e NFTs. Suas criações participaram de mais de 30 eventos no Canadá, EUA, Itália, México, Espanha, Brasil, Argentina, Paraguai, Japão, Alemanha, Indonésia, Uruguai, com curadoria de Art&Vault, Artcrush, SpaceMontage, Transient Labs, Artpacks, HUG e A2 Accelerate Art. Recebeu o Prêmio Açorianos de Dança 2022 como Personalidade do Ano pelo trabalho inovador em dança 3D e o Prêmio Trajetórias Culturais por sua carreira.

    Jesse da Cruz – Brasil

    Pai de Gustavo e Fanon Cruz, Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) no Curso de Dança – Licenciatura do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) e coordenador 2024/2025. Doutor em Educação (PPGE-UFPR), Mestre em Educação (PPGE-FURB). Brincante, Pesquisador, Artista do Axè, Pai Solo e Professor que tem como foco o estudo do Corpo Negro na Dança, cuja pesquisa é baseado nas Artes a partir da epistemologia do Sensível pelas encruzilhadas metodológicas da A/r/tográfica e da B/Ori/grafia. Membro do NEABI UFSM e colaborador do NEAB UFPR e FURB. Líder do grupo de pesquisa Laboratório CRUZO (pesquisa e Criação cênica – CNPQ) e coordenador do projeto MOJUBA: Danças Populares Brasileiras.

    Soraya Vargas Rojas – Colômbia

    Dançarina, coreógrafa, artista interdisciplinar e professora de dança. Pesquisa as relações entre dança e tecnologia, videodança, dança e outras linguagens. Diretora da produtora independente Histeria CinemaDanza. Cofundadora e Codiretora da Fundação Imagen en Movimiento. Pioneira da Videodança na Colômbia, desde 1997. Codiretora do Festival Colombiano de Videodança VIDEOMOVimiento, desde 2004. Membra ativa da Rede Ibero-Americana de Dança REDIV. Diretora de documentários de dança, dirigiu coreografias para Videodanza com pessoas interessadas ​​no formato, com e sem formação específica em dança ou nas artes do corpo. Vencedora de vários prêmios como bailarina, como coreógrafa e como diretora de videodanças em eventos nacionais e internacionais. Avaliadora e curadora de diversos Festivais e Encontros de Dança e Videodança, nacionais e internacionais. Vencedora do Contextos Territórios de Residências Rurais, IDARTES 2022.

    ORGANIZAÇÃO

    Diretoras

    Carmen Anita Hoffmann – UFPel

    Rosângela Fachel – UFPel

    Comissão organizadora

    Carmen Anita Hoffmann – UFPel

    Rosângela Fachel – UFPel

    Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga

    Rebeca Recuero – UFPel

    Luana Echevengua Arrieche – IFSul

    Hamilton Bittencourt – UFPel

    Pedro Tavares Filho – UFPel

    Larissa Schip

    Dhara Fernanda Nunes Carrara

    Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA

    André Venzon – Fundação ECARTA

    Valéria Ochôa – Fundação ECARTA

    Stela Pastore – Fundação ECARTA

    Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

    REALIZAÇÃO

    Programa de Pós-graduação em Artes – PPGArtes e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS, Brasil

    Fundação ECARTA, Porto Alegre, RS, Brasil

    APOIO

    Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

    Curso de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil

    Universidade de Málaga – UMA, Espanha

    Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG,  Pelotas, RS, Brasil

    LEPPAIS. Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – UFPel,  Pelotas, RS, Brasil

    OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS,  Rio Grande, RS, Brasil

    Proyecto Corporalidad Expandida, Argentina

    Circuito Argentino de Videodanza, Argentina

    IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança,  Ribeirão Preto, SP, Brasil

    Dança em Foco, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Danza TV, Chile

    Histeria CinemaDanza, Colombia

    Red Iberoamericana de Videodanza – RedIV

    Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV

  • PPGArtes RANQUEAMENTO BOLSAS

    21/05/2024

    Educação em Artes e Processos de Formação Estética

    Rebeca Franco Fonseca de Freitas 95,5

    Wesley Padilha Blanke 67,5

    Emanuel Antunes dos Santos 53,4

    Giuliana Bazarele Machado Bruno 46,0

    Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano

    Olívia Godoy Collares 97,0

    Bianca de Oliveira Lempek De-Zotti 88,0

    Kelvin Marum Machado 85,0

    Lorena Goulart Zanetti 80,0

    Ana Luísa Panarelli Costa 70,7

    Eliziane Hernandes da Fonseca 67,5

    Igor Vinícius Soares Almeida 47,7

    Gerson Manzke Mena 47,5

    Histórias e Teorias das Artes e Transversalidades

    Pedro Rogério Tavares Filho 97,0

    Ana Martha Bonat Nogueira 53,6

    Rafaela Medeiros Couto 53,4

    Sofia Lapischies Bevilaqua 35,5

  • SELEÇÃO PARA RANQUEAMENTO DE CANDIDATOS A BOLSA DE MESTRADO

    INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

    Ana Luísa Panarelli Costa

    Ana Martha Bonat Nogueira

    Bianca de Oliveira Lempek De-Zotti

    Emanuel Antunes dos Santos

    Gerson Manzke Mena

    Giuliana Bazarele Machado Bruno

    Igor Vinícius Soares Almeida

    Kelvin Marum Machado

    Lorena Goulart Zanetti

    Olívia Godoy Collares

    Pedro Rogério Tavares Filho

    Rafaela Medeiros Couto

    Rebeca Franco Fonseca de Freitas

    Sofia Lapischies Bevilaqua

    Wesley Padilha Blanke

    INSCRIÇÕES NÃO HOMOLOGADAS

    Alice Pereira Buchweitz

    Bianca Mendes Ascari

    Comissão de Bolsas

    17 de maio de 2024

  • Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS apresenta Mostras Internacionais Convidadas

    A SALA – Galeria de Arte do Centro de Artes

    de 23 de abril a 03 de maio

    Integrando as atividades da Rede Iberoamericana de Videodança de comemoração ao  ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, o Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS promove a exibição de duas mostras convidadas: o “Panorama Argentino de Videodanza”, que apresenta obras representativas do Circuito Argentino de Videodança – CAV, e a Mostra IMARP 2023 – Corpos Afirmativos, que apresenta produções do acervo da Mostra Internacional de Dança – Imagens e Movimento (Ribeirão Preto, Brasil) selecionadas para essa exposição por sua diretora, Denise Matta.

    “Panorama Argentino de Videodanza”

    Curadoria: Circuito Argentino de Videodança – CAV

    A mostra Panorama Argentino de Videodança apresenta videodanças argentinas que representam os diferentes festivais que compõem o Circuito Argentino de Videodança CAV: Cámara Corporizada (Buenos Aires), Cuerpo Mediado (Rosario, Santa Fe), FICCE – Festival Internacional de Cortometrajes Corporalidad Expandida (Buenos Aires), FID – Festival Internacional de Danza (Córdoba), Inmediata Festival Internacional de Videodanza (Chaco) Festival Internacional de Videodança e Performance MEF (Misiones), VideoDanzaBa (Buenos Aires) e a Cátedra Libre en Educación y Mediación Digital en Danza y Performance da Universidade Nacional de La Plata (La Plata). O CAV foi fundado, em 2021, por pessoas envolvidas na gestão, pesquisa e produção artística, que gerenciam e integram diferentes festivais e outras expressões de convergência acadêmica e formativa, dedicados à videodança, à corporeidade e à mediação tecnológica em um sentido amplo. A mostra foi realizada com o apoio do Programa Gestionar Futuro do Ministério da Cultura Argentino. Compõem a mostra:

    La herencia invisible (15′), Festival Internacional de Videodanza Córdoba

    Carámbano (2’51”), INMEDIATA – Festival Internacional de Videodanza

    La memoria del agua (3’51”), Festival Internacional de Videodanza – CUERPO MEDIADO de COBAI Rosario

    Cultivar dança (8’26”), FICEE – Festival Internacional de Cortometrajes Corporalidad Expandida

    ASQ’RA SUPAV… con el cuerpo endiablado (5′), Festival Internacional Cámara Corporizada

    Trilogia Pandêmica (18’30), VideoDanzaBA

    Ser libre (2′), Festival MEF – Posadas

    Mostra IMARP 2023 – Corpos Afirmativos

    Curadoria: Denise Matta

    A Mostra IMARP 2023 – Corpos Afirmativos apresenta um apanhado de produções selecionadas do acervo de oito anos da Mostra Internacional de Dança – Imagens e Movimento – Videodança, que valorizam e dão voz a corpos afirmativos de mulheres, pessoas negras, LGBTQIAP+, imigrantes e pessoas com diversidade funcional, através da linguagem artística, do audiovisual, por meio da VIDEODANÇA. Compõem a mostra:

    Olhar Migrante (4’33”, USA), de Ana Baer

    Ambiguos jungle (1’16, Coréia), de Jeon Daewoon

    Amores Concretos (8’51”, Brasil), de João Pirahy e Coletivo dos Sonhos – In Memorian

    Frestas Poéticas – Corpo (7′, Brasil), de Dança Sem Fronteiras

    Ezlekua (4’28”, Espanha), de Marta Romero

    Fire Ceremony (2’03”, França), de Bouge Alexandra

    Ciranda das Cores (7’25”, Brasil), de Fernando Muniz

    Vizadant (6’43”, USA), de Alexis Karl

    Wuuac (2’56”, México), de Alfredo Madrigal

    You Will Fall Again (6’32”, Espanha), de Alex Pachón

    IL MIO GRIDO (7’41”, Itália), de Vito Alfarano

    Danza Sin Miedo (5’10”, Chile), de Sol Dugatkin

    Beijo em Bolha de Sabão – Nada dura para sempre – 7º episódio (3′, Brasil/Espanha/ México/Argentina), de Denise Matta, Sérgio Jaráz e Marcelo Zamora

    Carry (4’08”, de Suécia), de Emelie Boman

    ORGANIZAÇÃO

    Diretoras do FIVRS: Carmen Anita Hoffmann e Rosângela Fachel

    Coordenação da Galeria A SALA: Daniel Acosta e Kelly Wendt

    Comissão organizadora

    Carmen Anita Hoffmann

    Daniel Acosta

    Hamilton Bittencourt

    Larissa Schip

    Kelly Wendt

    Pedro Tavares Filho

    Rosângela Fachel

    Realização

    Programa de Pós-graduação em Artes – PPGArtes, e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS, Brasil

    Galeria A SALA do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS, Brasil

  • 5º Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2024

    https://www.instagram.com/fivrs.videodanca/

    https://www.facebook.com/1o.FIVRS/

    Inscrições até 08 de junho de 2024

    Este edital tem por objetivo a seleção de videodanças – em seu amplo espectro de abrangência audiovisual – para o 5º Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2024, evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e pelo Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Fundação Ecarta, Porto Alegre.

    PARTICIPAÇÃO

    • Inscrições gratuitas;
    • Proponentes maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade;
    • Cada proponente poderá inscrever APENAS UMA videodança;
    • Videodanças realizadas em grupo ou por coletivos deverão ser inscritas por uma única pessoa, responsável então pela inscrição;
    • Produções concluídas a partir de 2022;
    • Produções que sejam consideradas lesivas aos Direitos Humanos serão previamente desclassificadas;
    • Cada proponente é responsável pelos direitos referentes à trilha sonora e às imagens das videodanças inscritas;
    • Não haverá premiação;
    • O ato da inscrição autoriza que a videodança seja utilizada para fins de divulgação do FIVRS;
    • O ato da inscrição autoriza que a videodança passe a integrar a videoteca do FIVRS;
    • O ato da inscrição autoriza que a videodança seja exibida em mostras do FIVRS, no Brasil e no exterior, com fins culturais, artísticos e educativos, e sem fins lucrativos.

    CARACTERÍSTICAS DA VIDEODANÇA

    • Temática livre;
    • Duração máxima de 10 (dez) minutos, incluídos os créditos;
    • Recursos assistivos – audiodescrição, legendas, libras – não são exigidos, mas serão apreciados;
    • Apresentação em quaisquer uma das extensões padrão utilizadas atualmente (AVI, MOV, WMV, MP4, etc), com resolução mínima de 720p (HD) – ideal sugerido 1920x1980p ou, no mínimo, 1280x720p.
    • Submissão por meio de link que permita a descarga do arquivo.

    SELEÇÃO

    • Será realizada por uma Comissão Avaliadora Internacional convidada;
    • Será divulgada no dia 22 de julho de 2024 nas páginas institucionais do FIVRS, do PPGArtes UFPel e da ECARTA, bem como em suas respectivas redes sociais.

    INSCRIÇÕES

    CRONOGRAMA

    29 abril 2024                                                    Lançamento do edital

    29 de abril a 08 de junho de 2024                  Submissão das videodanças

    22 de julho de 2024                                         Resultado da seleção

    31 de julho a 01 de setembro de 2024          Exibição na ECARTA – Porto Alegre, RS

    31 de julho a 01 de setembro de 2024          Exibição no MALG – Pelotas, RS

    31 de julho a 15 de julho de 2024                  Exibição no canal do FIVRS no YouTube

    ORGANIZAÇÃO

    Diretoras

    Carmen Anita Hoffmann – UFPel

    Rosângela Fachel – UFPel

    Comissão organizadora

    Carmen Anita Hoffmann – UFPel

    Rosângela Fachel – UFPel

    Mônica Fagundes Dantas – UFRGS

    Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga

    Carlise Scalamato – UFSM

    Rebeca Recuero – UFPel

    Luana Echevengua Arrieche – IFSul

    Hamilton Bittencourt – UFPel

    Pedro Tavares Filho – UFPel

    Larissa Schip – UFPel

    Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA

    André Venzon – Fundação ECARTA

    Valéria Ochôa – Fundação ECARTA

    Stela Pastore – Fundação ECARTA

    Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA