Chegando a sua quinta edição, o FIVRS 2024 recebeu 123 inscrições, oriundas de 25 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, Finlândia, Índia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, México, Nicarágua, Países Baixos, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República da Macedônia, Romênia; e de 15 estados do Brasil: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco.
A comissão avaliadora convidada desta edição é composta por:
Ana Sedeño Valdellós – Espanha
Criadora e diretora audiovisual com doutorado em Comunicação Audiovisual e Professora do Departamento de Comunicação e Publicidade Audiovisual da Universidade de Málaga (Espanha). Suas linhas de pesquisa incluem as relações entre música, meios audiovisuais e as práticas audiovisuais na cena contemporânea sob uma perspectiva histórica e/ou educativa, com ênfase em produções artísticas, como videojockey, mapping e videodança. É autora dos livros Lenguaje del videoclip (2002), La música contemporánea en el cine (2005), Historia del videoarte en España (2011) e Análisis del cine Contemporáneo: Estrategias estéticas, narrativas y de puesta en escena (2013).
Diego Mac – Brasil
Diretor de dança, videoartista, artista 3D, produtor cultural. Doutorando em Artes Cênicas (UFRGS). Graduado em Dança (ULBRA). Mestre (UFRGS) e especialista (FEEVALE) em Poéticas Visuais. Diretor da Macarenando Dance Concept. Diretor artístico da Muovere Cia de Dança. Atualmente, dedica-se à criação artística baseada no hibridismo entre dança e animação/simulação 3D, blockchains, metaversos e NFTs. Suas criações participaram de mais de 30 eventos no Canadá, EUA, Itália, México, Espanha, Brasil, Argentina, Paraguai, Japão, Alemanha, Indonésia, Uruguai, com curadoria de Art&Vault, Artcrush, SpaceMontage, Transient Labs, Artpacks, HUG e A2 Accelerate Art. Recebeu o Prêmio Açorianos de Dança 2022 como Personalidade do Ano pelo trabalho inovador em dança 3D e o Prêmio Trajetórias Culturais por sua carreira.
Jesse da Cruz – Brasil
Pai de Gustavo e Fanon Cruz, Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) no Curso de Dança – Licenciatura do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) e coordenador 2024/2025. Doutor em Educação (PPGE-UFPR), Mestre em Educação (PPGE-FURB). Brincante, Pesquisador, Artista do Axè, Pai Solo e Professor que tem como foco o estudo do Corpo Negro na Dança, cuja pesquisa é baseado nas Artes a partir da epistemologia do Sensível pelas encruzilhadas metodológicas da A/r/tográfica e da B/Ori/grafia. Membro do NEABI UFSM e colaborador do NEAB UFPR e FURB. Líder do grupo de pesquisa Laboratório CRUZO (pesquisa e Criação cênica – CNPQ) e coordenador do projeto MOJUBA: Danças Populares Brasileiras.
Soraya Vargas Rojas – Colômbia
Dançarina, coreógrafa, artista interdisciplinar e professora de dança. Pesquisa as relações entre dança e tecnologia, videodança, dança e outras linguagens. Diretora da produtora independente Histeria CinemaDanza. Cofundadora e Codiretora da Fundação Imagen en Movimiento. Pioneira da Videodança na Colômbia, desde 1997. Codiretora do Festival Colombiano de Videodança VIDEOMOVimiento, desde 2004. Membra ativa da Rede Ibero-Americana de Dança REDIV. Diretora de documentários de dança, dirigiu coreografias para Videodanza com pessoas interessadas no formato, com e sem formação específica em dança ou nas artes do corpo. Vencedora de vários prêmios como bailarina, como coreógrafa e como diretora de videodanças em eventos nacionais e internacionais. Avaliadora e curadora de diversos Festivais e Encontros de Dança e Videodança, nacionais e internacionais. Vencedora do Contextos Territórios de Residências Rurais, IDARTES 2022.
ORGANIZAÇÃO
Diretoras
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Comissão organizadora
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga
Rebeca Recuero – UFPel
Luana Echevengua Arrieche – IFSul
Hamilton Bittencourt – UFPel
Pedro Tavares Filho – UFPel
Larissa Schip
Dhara Fernanda Nunes Carrara
Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA
André Venzon – Fundação ECARTA
Valéria Ochôa – Fundação ECARTA
Stela Pastore – Fundação ECARTA
Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA
REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação em Artes – PPGArtes e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS, Brasil
Fundação ECARTA, Porto Alegre, RS, Brasil
APOIO
Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS, Brasil
Curso de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil
Universidade de Málaga – UMA, Espanha
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas, RS, Brasil
LEPPAIS. Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – UFPel, Pelotas, RS, Brasil
OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Rio Grande, RS, Brasil
Proyecto Corporalidad Expandida, Argentina
Circuito Argentino de Videodanza, Argentina
IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança, Ribeirão Preto, SP, Brasil
Dança em Foco, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Danza TV, Chile
Histeria CinemaDanza, Colombia
Red Iberoamericana de Videodanza – RedIV
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV
21/05/2024
Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Rebeca Franco Fonseca de Freitas 95,5
Wesley Padilha Blanke 67,5
Emanuel Antunes dos Santos 53,4
Giuliana Bazarele Machado Bruno 46,0
Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano
Olívia Godoy Collares 97,0
Bianca de Oliveira Lempek De-Zotti 88,0
Kelvin Marum Machado 85,0
Lorena Goulart Zanetti 80,0
Ana Luísa Panarelli Costa 70,7
Eliziane Hernandes da Fonseca 67,5
Igor Vinícius Soares Almeida 47,7
Gerson Manzke Mena 47,5
Histórias e Teorias das Artes e Transversalidades
Pedro Rogério Tavares Filho 97,0
Ana Martha Bonat Nogueira 53,6
Rafaela Medeiros Couto 53,4
Sofia Lapischies Bevilaqua 35,5
INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS
Ana Luísa Panarelli Costa
Ana Martha Bonat Nogueira
Bianca de Oliveira Lempek De-Zotti
Emanuel Antunes dos Santos
Gerson Manzke Mena
Giuliana Bazarele Machado Bruno
Igor Vinícius Soares Almeida
Kelvin Marum Machado
Lorena Goulart Zanetti
Olívia Godoy Collares
Pedro Rogério Tavares Filho
Rafaela Medeiros Couto
Rebeca Franco Fonseca de Freitas
Sofia Lapischies Bevilaqua
Wesley Padilha Blanke
INSCRIÇÕES NÃO HOMOLOGADAS
Alice Pereira Buchweitz
Bianca Mendes Ascari
Comissão de Bolsas
17 de maio de 2024
Tendo em vista os graves transtornos decorrentes da situação climática da região, a Comissão de Bolsas prorrogou os prazos do Edital 01/2024: Seleção para ranqueamento de candidatos à bolsa de mestrado, conforme as novas datas indicadas no edital.
A SALA – Galeria de Arte do Centro de Artes
de 23 de abril a 03 de maio
Integrando as atividades da Rede Iberoamericana de Videodança de comemoração ao ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, o Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS promove a exibição de duas mostras convidadas: o “Panorama Argentino de Videodanza”, que apresenta obras representativas do Circuito Argentino de Videodança – CAV, e a Mostra IMARP 2023 – Corpos Afirmativos, que apresenta produções do acervo da Mostra Internacional de Dança – Imagens e Movimento (Ribeirão Preto, Brasil) selecionadas para essa exposição por sua diretora, Denise Matta.
“Panorama Argentino de Videodanza”
Curadoria: Circuito Argentino de Videodança – CAV
A mostra Panorama Argentino de Videodança apresenta videodanças argentinas que representam os diferentes festivais que compõem o Circuito Argentino de Videodança CAV: Cámara Corporizada (Buenos Aires), Cuerpo Mediado (Rosario, Santa Fe), FICCE – Festival Internacional de Cortometrajes Corporalidad Expandida (Buenos Aires), FID – Festival Internacional de Danza (Córdoba), Inmediata Festival Internacional de Videodanza (Chaco) Festival Internacional de Videodança e Performance MEF (Misiones), VideoDanzaBa (Buenos Aires) e a Cátedra Libre en Educación y Mediación Digital en Danza y Performance da Universidade Nacional de La Plata (La Plata). O CAV foi fundado, em 2021, por pessoas envolvidas na gestão, pesquisa e produção artística, que gerenciam e integram diferentes festivais e outras expressões de convergência acadêmica e formativa, dedicados à videodança, à corporeidade e à mediação tecnológica em um sentido amplo. A mostra foi realizada com o apoio do Programa Gestionar Futuro do Ministério da Cultura Argentino. Compõem a mostra:
La herencia invisible (15′), Festival Internacional de Videodanza Córdoba
Carámbano (2’51”), INMEDIATA – Festival Internacional de Videodanza
La memoria del agua (3’51”), Festival Internacional de Videodanza – CUERPO MEDIADO de COBAI Rosario
Cultivar dança (8’26”), FICEE – Festival Internacional de Cortometrajes Corporalidad Expandida
ASQ’RA SUPAV… con el cuerpo endiablado (5′), Festival Internacional Cámara Corporizada
Trilogia Pandêmica (18’30), VideoDanzaBA
Ser libre (2′), Festival MEF – Posadas
Mostra IMARP 2023 – Corpos Afirmativos
Curadoria: Denise Matta
A Mostra IMARP 2023 – Corpos Afirmativos apresenta um apanhado de produções selecionadas do acervo de oito anos da Mostra Internacional de Dança – Imagens e Movimento – Videodança, que valorizam e dão voz a corpos afirmativos de mulheres, pessoas negras, LGBTQIAP+, imigrantes e pessoas com diversidade funcional, através da linguagem artística, do audiovisual, por meio da VIDEODANÇA. Compõem a mostra:
Olhar Migrante (4’33”, USA), de Ana Baer
Ambiguos jungle (1’16, Coréia), de Jeon Daewoon
Amores Concretos (8’51”, Brasil), de João Pirahy e Coletivo dos Sonhos – In Memorian
Frestas Poéticas – Corpo (7′, Brasil), de Dança Sem Fronteiras
Ezlekua (4’28”, Espanha), de Marta Romero
Fire Ceremony (2’03”, França), de Bouge Alexandra
Ciranda das Cores (7’25”, Brasil), de Fernando Muniz
Vizadant (6’43”, USA), de Alexis Karl
Wuuac (2’56”, México), de Alfredo Madrigal
You Will Fall Again (6’32”, Espanha), de Alex Pachón
IL MIO GRIDO (7’41”, Itália), de Vito Alfarano
Danza Sin Miedo (5’10”, Chile), de Sol Dugatkin
Beijo em Bolha de Sabão – Nada dura para sempre – 7º episódio (3′, Brasil/Espanha/ México/Argentina), de Denise Matta, Sérgio Jaráz e Marcelo Zamora
Carry (4’08”, de Suécia), de Emelie Boman
ORGANIZAÇÃO
Diretoras do FIVRS: Carmen Anita Hoffmann e Rosângela Fachel
Coordenação da Galeria A SALA: Daniel Acosta e Kelly Wendt
Comissão organizadora
Carmen Anita Hoffmann
Daniel Acosta
Hamilton Bittencourt
Larissa Schip
Kelly Wendt
Pedro Tavares Filho
Rosângela Fachel
Realização
Programa de Pós-graduação em Artes – PPGArtes, e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS, Brasil
Galeria A SALA do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS, Brasil
https://www.instagram.com/fivrs.videodanca/
https://www.facebook.com/1o.FIVRS/
Inscrições até 08 de junho de 2024
Este edital tem por objetivo a seleção de videodanças – em seu amplo espectro de abrangência audiovisual – para o 5º Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2024, evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e pelo Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Fundação Ecarta, Porto Alegre.
PARTICIPAÇÃO
CARACTERÍSTICAS DA VIDEODANÇA
SELEÇÃO
INSCRIÇÕES
CRONOGRAMA
29 abril 2024 Lançamento do edital
29 de abril a 08 de junho de 2024 Submissão das videodanças
22 de julho de 2024 Resultado da seleção
31 de julho a 01 de setembro de 2024 Exibição na ECARTA – Porto Alegre, RS
31 de julho a 01 de setembro de 2024 Exibição no MALG – Pelotas, RS
31 de julho a 15 de julho de 2024 Exibição no canal do FIVRS no YouTube
ORGANIZAÇÃO
Diretoras
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Comissão organizadora
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Mônica Fagundes Dantas – UFRGS
Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga
Carlise Scalamato – UFSM
Rebeca Recuero – UFPel
Luana Echevengua Arrieche – IFSul
Hamilton Bittencourt – UFPel
Pedro Tavares Filho – UFPel
Larissa Schip – UFPel
Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA
André Venzon – Fundação ECARTA
Valéria Ochôa – Fundação ECARTA
Stela Pastore – Fundação ECARTA
Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA