Início

Sobre

O Projeto PlaceAge é constituído por três projetos financiados pelo ESRC (Economic and Social Research Council) do Reino Unido, num total de £1.213.116,00 libras esterlinas, e pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) do Brasil, com o apoio de bolsas para pesquisadores. Entre os países envolvidos, participam o Reino Unido, o Brasil e a Índia. Os projetos possuem também suporte brasileiro pela agência de pesquisa FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), e pela Universidade Federal de Pelotas com o financiamento de bolsistas de iniciação científica, ensino e extensão.

1. O projeto que deu origem ao PlaceAge se chama “Projetando lugares com os idosos: Rumo a comunidades amigas do envelhecimento” e tem como foco explorar como os idosos enfrentam o envelhecimento em diferentes contextos urbanos, sociais e culturais no Reino Unido e no Brasil. É financiado no valor de £808.289 libras esterlinas pelo ESRC (Economic and Social Research Council). O projeto iniciou em 2016, tendo as atividades de coleta de dados e análise concluídas em 2019. De 2020 a 2023 o projeto continua com atividades de impacto e desenvolvimento de políticas públicas junto a órgão nacionais e internacionais.

2. O segundo projeto denomina-se “Bom Envelhecimento em Ambientes Urbanos: Projetando cidades e comunidades com idosos”. Essa iniciativa tem parceira entre o Reino Unido, Índia e Brasil e é financiado pelo ESRC (Economic and Social Research Council) do Reino Unido e pelo ICSSR (Conselho Indiano de Pesquisa em Ciências Sociais) da Índia. As atividades iniciaram em 2018 e serão concluídas em 2021. O financiamento é no total de £404.827 libras esterlinas.

3. O terceiro Projeto se denomina PlaceAge-COVID e estuda as experiências de idosos para determinar os impactos da pandemia do COVID-19 no bem-estar social e o impacto de medidas como o distanciamento social e ‘estadia em casa’ na saúde física e mental das pessoas. É uma parceria internacional entre o Brasil (Universidade Federal de Pelotas) e a Heriot-Watt University (Reino Unido). As atividades iniciaram em 2021 e serão concluídas em 2023. Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas em: https://wp.ufpel.edu.br/agefriendlycities/

Os projetos têm parceria internacional entre as Universidades Heriot-Watt em Edimburgo no Reino Unido, Universidade Federal de Pelotas no Brasil, e Universidade Sri Venkateswara na Índia. 

As populações envelhecidas no Reino Unido, Brasil e Índia geraram novos desafios em como projetar melhores ambientes urbanos que apoiem e promovam o envolvimento social cotidiano e a vida urbana saudável para os idosos. À medida que envelhecem, as pessoas enfrentam limitações em suas capacidades físicas e cognitivas, mudanças nos arranjos de vida e perda de apoios sociais. Em resposta a isso, a Agenda do Envelhecimento Local da Organização Mundial da Saúde tornou-se uma questão importante na redefinição de políticas para idosos. A Agenda do Envelhecimento Local postula que o ambiente preferido pelos idosos é a comunidade, onde eles podem permanecer ativos, engajados, socialmente conectados e independentes. No entanto, as cidades urbanas contemporâneas podem ser “hostis” aos idosos, agindo como uma barreira ao acesso a oportunidades sociais, econômicas e cívicas. O Projeto PlaceAge reconhece que simplesmente mudar a forma construída não é suficiente para criar um ambiente mais inclusivo para o envelhecimento, pois os lugares são mais do que espaços físicos. Ambientes viáveis são articulados através de um forte sentido de lugar, definido como os vínculos sociais, psicológicos e emocionais que as pessoas têm com seu ambiente. Um forte senso de lugar resulta do acesso a apoios para participação ativa, oportunidades para construir e sustentar redes sociais e assumir um papel significativo na comunidade. Em contraste, um sentimento de exclusão ou “falta de oportunidades de participação na comunidade” está associado à alienação, ao isolamento e à solidão, muitas vezes resultando em problemas adversos de saúde e bem-estar, particularmente entre os idosos vulneráveis. Socialmente, a criação de ambientes urbanos amigáveis ao envelhecimento que apoiam o sentido de lugar são parte integrante do envelhecimento bem-sucedido, garantindo que os idosos possam continuar a contribuir positivamente na velhice, atrasando a necessidade de cuidados institucionais e reduzindo os custos de saúde e assistência social. Através do desenvolvimento de uma compreensão de experiência transcultural do envelhecimento no local certo, que leva em conta transformações da pessoa e lugar. O Projeto PlaceAge reconhece a importância de desenvolver espaços urbanos amigáveis para os idosos que respondam a diferentes impactos ambientais, sociais, culturais e estrutura política.

Financiamento

Projeto: ‘Projetando lugares com os idosos: Rumo a comunidades amigas do envelhecimento’.

Financiamento: £ 808.289 libras esterlinas.

Esta pesquisa entre o Brasil e o Reino Unido é totalmente financiada pelo ESRC (Economic and Social Research Council) do Reino Unido no âmbito do Programa de Pesquisa de Transformações Urbanas. O Projeto foi submetido ao `Healthy Urban Living and the Social Science of the Food-Water-Energy Nexus: UK-Brazil Calls for Collaborative Research`.

Projeto: ‘Bom Envelhecimento em Ambientes Urbanos: Projetando cidades e comunidades com idosos’.

Financiamento: £ 404,827 libras esterlinas.

A pesquisa entre o Reino Unido, Brasil e Índia é financiada pelo ESRC (Economic and Social Research Council) do Reino Unido e ICSSR (Conselho Indiano de Pesquisa em Ciências Sociais) da Índia no âmbito do Programa de Pesquisa de Transformações Urbanas.

Projeto: ‘PlaceAge-COVID’.

Financiamento: R$ 60,000 Brazil Reals

A pesquisa no Brasil, com parceria do Reino Unido, é financiada pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) no Brasil. Se desenvolverá inicialmente no Brasil totalmente online, devido a pandemia, e futuramente poderá ser estendida à residentes na Índia e Reino Unido. Para este Projeto todas as informações se encontram em: https://wp.ufpel.edu.br/agefriendlycities/

Pessoas

Principais Investigadores
Equipe de Pesquisadores Britânicos
Equipe de Pesquisadores Brasileiros
Equipe de Pesquisadores Indianos
Bolsistas de Iniciação Científica & Colaboradores

Parceiros

Pesquisa

O Projeto PlaceAge busca responder três perguntas de pesquisa cada qual relacionada a um objetivo geral:

Perguntas de Pesquisa

(i) Como o sentido de lugar é experimentado por idosos de diferentes classes sociais que vivem em diferentes bairros no Brasil, no Reino Unido e Índia?

(ii) Que serviços, amenidades e fatores são necessários para criar comunidades amigas do envelhecimento que promovam cidades saudáveis e ativo envelhecimento em diferentes contextos urbanos e culturais?

(iii) Como as comunidades podem ser projetadas para melhor integrar as necessidades de senso de lugar dos idosos em diferentes contextos urbanos e culturais?

Objetivos gerais:

(i) investigar como o sentido de lugar é vivenciado por idosos de diferentes contextos sociais que residem em diferentes bairros no Brasil, Reino Unido e Índia;

(ii) traduzir essas experiências em projetos para comunidades amigas do idoso que apoiem o sentido de lugar; e

(iii) articular melhor o papel dos idosos como colocadores ativos no processo de design, envolvendo a comunidade em todas as etapas do projeto.

Cidades

O Projeto PlaceAge realiza uma análise internacional de estudos de caso. Estudos locais envolvendo idosos já foram conduzidos em um único país. Embora esses tenham dado uma importante contribuição para as pesquisas no tema do envelhecimento, há uma tendência em generalizar resultados e assumir ferramentas e recursos aplicáveis em diferentes contextos nacionais. Para isso, é necessário uma abordagem de estudo de caso comparativa, múltipla e transnacional para entender a diversidade de experiências dos idosos em cada local, e como isso é influenciado pelo bairro, contextos sociais, condições de saúde e bem-estar, e processos de governança e planejamento urbano. O PlaceAge definiu três cidades como estudos de caso no Brasil (Pelotas, Belo Horizonte e Brasília), três cidades como estudos de caso no Reino Unido (Edimburgo, Manchester e Glasgow) e três cidades na India (Hyderabad,Calcutta e Delhi). As cidades de estudo foram selecionadas para representar um amplo espectro de áreas urbanas, em termos demográficos (faixas por idade), desigualdade (saúde e desigualdades sociais entre grupos de alta, média e baixa renda), topografia (diferentes tipos de densidades e forma urbana) e desenvolvimento urbano (diferentes níveis de transformação física e mudança).

Resultados

O Projeto PlaceAge reúne idosos, formuladores de políticas públicas, profissionais e acadêmicos do Reino Unido, Brasil e Índia para explorar como promover um envelhecimento ativo e saudável da população em diversos contextos urbanos, sociais e culturais. A investigação compreende três pacotes de trabalho vinculados (WPs):

Pacote de Trabalho 1 – Capturando o sentido do lugar

Pacote de Trabalho 2 – Mapeando o sentido do lugar

Pacote de Trabalho 3 – Projetando para o sentido do lugar

Pacote de Trabalho 4 – Impacto da Pesquisa

Contato

Dr. Ryan Woolrych – Principal Investigador no Reino Unido
Heriot-Watt University
Edimburgo, Reino Unido
Dr. Adriana Portella – Principal Investigadora no Brasil
Universidade Federal de Pelotas
Pelotas, Brasil
Prof. V. Srikanth Reddy – Principal Investigador na India
Sri Venkateswara University
Tirupati, India
Dr. Jamuna Duvvuru – Principal Investigadora na India
Sri Venkateswara University
Tirupati, India