2016-2017 Pacote de Trabalho 1 – Capturando o sentido do lugar

Pacote de Trabalho 1 – Capturando o sentido do lugar

A primeira fase desta Etapa analisa políticas e práticas existentes no Reino Unido, Brasil e Índia, a fim de reunir evidências de estudos e instrumentos de pesquisa que considerem a preparação/construção de cidades e comunidades amigas do idoso. Isso identifica as políticas locais, regionais e nacionais das cidades, estruturas de planejamento existentes nos três países e instrumentos práticos e diretrizes que possam integrar o sentido do lugar no planejamento urbano. Este mapeamento proporciona uma compreensão do contexto atual em relação à implementação de iniciativas focadas nos idosos e também molda a entrega subseqüente das ferramentas e diretrizes desenvolvidas na Etapa 3 da pesquisa. Tudo isso para assegurar que quaisquer recomendações funcionarão dentro dos quadros normativos e regulatórios existentes.

A segunda fase da Etapa 1 busca percepções de idosos. O objetivo aqui é obter uma compreensão de como os adultos mais velhos constroem o sentido de lugar com foco na identificação de oportunidades, facilitadores e barreiras à participação social e cultural, independência e envolvimento na comunidade. Essa fase da pesquisa captura: percepções de moradia e da comunidade; rotinas cotidianas que constroem o sentido de lugar; transições construídas e espaços abertos da vizinhança; apoio físico e social ao envelhecimento ativo; uso de espaços recreativos e verdes; e acesso e uso de espaços comunitários e amenidades.

Para a segunda fase desta Etapa, a percepção dos adultos mais velhos é investigada da seguinte forma:

(a) Questionários:

Um total de 810 questionários (90 por cidade estudo de caso, 30 por bairro) é aplicado a adultos mais velhos, a fim de estabelecer e comparar como idosos de diferentes classes sociais e contextos urbanos e culturais avaliam o seu bairro e ambiente cotidiano. Para reunir as experiências variadas de uma gama de adultos mais velhos, o quadro de amostragem reflete uma diversidade de idade: 60-69 ‘idosos jovens ‘; 70-79 ‘idosos’; 80+ (‘muito idosos’).

A aplicação de questionários é uma ferramenta muito utilizada para examinar o grau de satisfação do usuário e os níveis de comportamento dentro do ambiente urbano (Gomez et al, 2003). Esta pesquisa incorpora questões de ferramentas e pesquisas existentes (Francescato et al, 1989) para avaliar a satisfação do usuário com a vida no bairro, o design e a qualidade da habitação, a probabilidade de mudança, a satisfação com os serviços e amenidades do bairro, e os espaços públicos. As perguntas também são desenvolvidas com base no quadro de Antonovsky de Sentido de Coerência (Antonovsky, 1984) para avaliar as qualidades de suporte de vizinhança em todos os domínios-chave: compreensibilidade (wayfinding, acessibilidade), gerenciabilidade (por exemplo, características no ambiente construído que permitem adultos mais velhos a realizarem atividades da vida diária) e significância (ou seja, medidas subjetivas de apego local). Questões adicionais relacionadas ao estudo são incluídas na pesquisa no decorrer do trabalho. Para testar e refinar a pesquisa, um estudo piloto do questionário é realizado no Brasil, Reino Unido e Índia.

Os dados obtidos a partir do questionário são carregados para o SPSS e a análise estatística é conduzida.

(b) Entrevistas de sentido de lugar com adultos mais velhos:

Um total de 270 entrevistas semi-estruturadas (30 por cidade estudo de caso, 10 por bairro) são conduzidas com adultos mais velhos (60+ anos) para explorar suas percepções com maior profundidade. As entrevistas semi-estruturadas permitem investigar as relações entre os idosos e o seu ambiente, identificando o sentido do lugar, os comportamentos cotidianos e a importância de suportes específicos. As entrevistas exploram como o sentido de lugar é construído por adultos mais velhos (familiaridade, identidade, significado) e qual é o papel dos suportes sociais e culturais.

Além disso, esta Etapa utiliza métodos visuais conduzidos por participantes para incentivar experienciais do lugar (Carpiano, 2009). Por conseguinte, são realizadas 180 entrevistas caminhadas com idosos (20 por cidade estudo de caso). As entrevistas caminhadas envolvem um percurso escolhido pelo usuário pela comunidade para documentar as experiências cotidianas de lugar, coletando aspectos sensoriais ao lado de significados e lembranças de lugares específicos. Essas caminhadas incorporam a fotografia para documentar e ilustrar características específicas do ambiente construído que estimulam (ou inibem) o sentido de lugar. Outros 90 fotos-diários são desenvolvidos (10 por cidade estudo de caso) para permitir estudos da descrição do local. Para facilitar a coleta de dados visuais, sessões de treinamento no uso de fotografia são conduzidas com residentes locais em cada local estudo de caso.

É adotado uma estrutura de amostragem intencional para as entrevistas, refletindo uma diversidade de idade (60-69, 70-79, 80+) e composição familiar (viver sozinho, viver com um parceiro e viver com um membro da família) como fatores que influenciam o sentido do lugar. Uma estratégia de recrutamento é desenvolvida por grupos de interessados ​​locais e incluindo eventos de recrutamento na comunidade local e propagandas e folhetos publicados em locais da comunidade.

Todas as entrevistas são gravadas e transcritas. Todos os dados visuais são agrupados e integrados com as transcrições. Esta Etapa adota técnicas analíticas apropriadas (matriz de estrutura, esquema de codificação compartilhada entre países, etc.) e utiliza o software NVivo para analisar os dados consistentemente. A análise é organizada tematicamente, bem como por estudo de caso. Isto permite tanto a comparação de estudos de caso dentro do país como a comparação entre países. Para aumentar a credibilidade dos resultados, a análise de grupo é realizada por todos os membros da equipe acadêmica dentro de cada local de estudo de caso.

No final desta Etapa, é realizado um workshop nacional em cada país, com foco na tradução do conhecimento para a comunidade em geral e as partes interessadas (tais como idosos, acadêmicos e estudantes, autoridades locais, políticas e práticas, arquitetos, designers urbanos, psicólogos, planejadores e desenvolvedores e organizações comunitárias). Além disso, um evento transnacional é realizado no Reino Unido, envolvendo membros da equipe de projeto do Reino Unido e do Brasil. O evento é focado na análise comparativa transnacional dos resultados da pesquisa, refletindo sobre o processo de pesquisa, identificando rotas de disseminação compartilhadas e discutindo as próximas etapas.