2018-2019 Pacote de Trabalho 3 – Projetando para o sentido do lugar

Pacote de Trabalho 3 – Projetando para o sentido do lugar

O WP 3 foi projetado para traduzir as descobertas do WP1 e do WP2 em diretrizes e políticas públicas locais e nacionais para a criação de bairros que preservem o senso de lugar para os idosos, que acomodem tanto a necessidade de independência quanto a mobilidade, incentivando a participação social e o envolvimento da comunidade. Esses resultados ampliaram o que sabemos atualmente, ou seja, em termos de Design Inclusivo e Universal, ao serem mais claramente articulados em torno das experiências de senso de lugar dos idosos e, em particular, de suas contribuições ativas como criadores de lugares e sentidos que constroem significado e senso de interação com seu ambiente, uma perspectiva que falta nas abordagens atuais para o design de ambientes amigos do idoso (Loe, 2010).

As diretrizes de política e prática foram desenvolvidas por meio de Fóruns de Políticas e Práticas (PPFs), focados na síntese das descobertas do projeto para abordar especificamente as questões de quais políticas e ações práticas amigáveis ​​à idade são necessárias para apoiar o senso de lugar do local onde os idosos vivem. O Workshop 1 focou no desenvolvimento de um conjunto de diretrizes para a criação de cidades amigas da idade em cada um dos locais de estudo de caso, incluindo: recursos do bairro e comodidades locais; desenho de lugares comunitários e espaços sociais; apoios culturais para permitir o envelhecimento no local. O Workshop 2 focou no desenvolvimento de um kit de ferramentas para profissionais da área urbana que detalhou procedimentos e processos metodológicos específicos para envolver efetivamente os idosos no processo de planejamento e projeto. Essas diretrizes apresentaram exemplos dos métodos adotados na pesquisa, juntamente com outras metodologias de co-design e diálogo colaborativo. O Workshop 3 trabalhou para o desenvolvimento de um Plano de Sustentabilidade, identificando maneiras específicas pelas quais a cidade amiga do idoso e a agenda da comunidade podem progredir em cada uma das cidades do estudo de caso. Isso incluiu práticas específicas de gerenciamento e manutenção de locais e apoios institucionais que precisam ser adotados para garantir que as parcerias desenvolvidas nessa pesquisa sejam sustentadas a longo prazo.

Cada workshop envolveu até 30 participantes, incluindo os seguintes grupos: (i) formuladores de políticas e aqueles que implementam diretrizes amigas do idoso em nível local, por ex. autoridades locais, planejadores, desenvolvedores, arquitetos; (ii) agências ou órgãos de caridade envolvidos com idosos; (iii) grupos de campanha que apoiam idosos e o design de lugares e espaços inclusivos; (iv) idosos e grupos de defesa sênior.

As anotações dos pesquisadores foram registradas nas oficinas. Os dados foram analisados ​​usando análise de grade e código temático de seção transversal e métodos de recuperação para identificar especificamente as prioridades necessárias para o desenvolvimento de diretrizes de senso de local. No final, as equipes do Reino Unido, Brasil e Índia produziram um relatório sobre as descobertas das oficinas e processo de como as diretrizes foram desenvolvidas.

Um evento nacional é realizado em cada um dos países participantes, focado no lançamento das diretrizes de desenvolvimento do senso de lugar. O evento nacional envolve: grupos de idosos, organizações comunitárias, formuladores de políticas, governo local, planejadores urbanos e desenvolvedores. Um evento transnacional foi realizado no Reino Unido, envolvendo membros da equipe do projeto, focados na análise comparativa transnacional das diretrizes desenvolvidas a partir do WP3, identificando elementos de entrelaçamento e sobreposição nos locais do estudo de caso e projetar e supervisionar os aspectos do final do projeto do plano de divulgação.