2017-2018 Pacote de Trabalho 2 – Mapeando o sentido do lugar

Pacote de Trabalho 2 – Mapeando o sentido do lugar

O WP2 traduziu as experiências obtidas com o WP1 em mapas de ‘senso de lugar’ para a comunidade. No Reino Unido, Brasil e Índia, isso foi alcançado por meio de oficinas de mapeamento participativo realizadas com a comunidade para promover a produção de conhecimento a partir da população. Os mapas participativos forneceram uma representação visual valiosa de como uma comunidade valoriza, entende e interage com o local e ajudou a identificar os elementos mais importantes dos bairros que incorporam o local (IFAD, 2009).

As oficinas de mapeamento utilizaram flip charts e materiais de design para facilitar o mapeamento dos serviços existentes, identificação de barreiras e facilitadores de acesso, oportunidades de vida ativa, destacando as ofertas de onde isso ocorre, posicionamento de amenidades, facilitadores de mobilidade e facilidade de locomoção e  paisagem urbana. Os dados obtidos do WP1 foram integrados ao exercício de mapeamento, compartilhando e combinando percepções individuais em uma compreensão espacial coletiva do local. Para garantir que o controle do processo permaneça com a comunidade, os participantes direcionaram o processo de criação dos mapas (com facilitação pelos acadêmicos) e mantiveram a “propriedade” dos mapas. As oficinas de mapeamento incluíram partes interessadas (idosos, autoridades locais, pessoal de políticas e práticas, arquitetos, urbanistas, planejadores e desenvolvedores e organizações comunitárias) em um processo de diálogo ativo e aprendizado compartilhado. Esse aprendizado colaborativo é importante para desafiar práticas e atitudes `de cima para baixo` em relação ao planejamento urbano, posicionando o idoso e suas histórias e mapas como centrais para o processo de diálogo e outras partes interessadas como ouvintes e aprendizes ativos.

Um número total de oficinas de mapeamento participativo de três dias foi realizado em cada local do estudo de caso (total = 54 oficinas), envolvendo até 30 participantes em cada oficina (15 adultos mais velhos e 15 partes interessadas, incluindo planejadores e desenvolvedores, organizações comunitárias, prestadores de serviços e locais, governo).

Os moradores locais foram recrutados no WP1 e através de anúncios na comunidade local, por exemplo, através de pôsteres, eventos de recrutamento e convites impressos entregues para os residentes. As partes interessadas incluíam autoridades locais, pessoal de políticas e práticas, arquitetos, urbanistas, planejadores, desenvolvedores e organizações comunitárias que foram recrutadas através do mapeamento das partes interessadas (realizado no início do projeto) e através de relacionamentos pré-existentes com os quais a equipe desenvolveu.

Todas as oficinas de mapeamento foram gravadas em vídeo / áudio e foram realizadas anotações para garantir que capturassem totalmente a discussão  e para complementar os dados visuais gerados através da criação dos mapas. Um breve relatório foi gerado em cada oficina, identificando as principais observações e temas. Cada equipe nacional do projeto analisou coletivamente os mapas e os principais temas e gerou um relatório nacional. As equipes nacionais do projeto se reuniram em um evento internacional para análise comparativa dos resultados entre os três países, a fim de explorar aspectos comuns e diferenças entre os locais do estudo de caso.