A disciplina Corpos, gêneros e sexualidades problematiza o campo “gênero e diversidade sexual”,  focando nas pautas internacionais e locais do cenário social como a igualdade de gênero, a não discriminação por sexo, orientação sexual e identidade. Na disciplina, são desenvolvidas atividades teóricas e práticas através de debates, rodas de conversa, material visual, aulas abertas, participação de convidados entre outras atividades. O enfoque, é a problematização das relações universitárias sob a perspectiva do gênero e da diversidade na formação inicial de discentes universitários tendo em vista a necessidade apontada no campo social do trato transversal dessa temática nos currículos escolares e universitários. Parte-se da análise das relações com a ciência, o trabalho, as mídias, a religião e o corpo, analisando a criação dos gêneros como construção social e cultural na perspectiva da Teoria Queer, Nietzsche, Foucault, Deleuze e Guattari. Abaixo, temos alguns temas que foram tratados na disciplina em 2019/1.