No dia 07/08/19, representantes do NUGEN, participaram de evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. No evento, intitulado: “Como viver nossa sexua-lidade de forma segura”, a infectologista Bruna Gazoni apresentou as diferenças entre PEP (profilaxia pós-exposição ao HIV) e PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV). A PEP é o uso de medicamentos antiretrovirais por pessoas após terem tido um possível contato com o vírus HIV em situações como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico).

Já os públicos prioritários para PrEP, são as populações-chave, que concentram a maior número de casos de HIV no país: gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); pessoas trans; trabalhadores/as do sexo e parcerias sorodiferentes (quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra não).

Fizeram-se presentes profissionais da área da saúde, ativistas, psicólogos, assistentes sociais, representantes de coletivos bem como membros da comunidade pelotense. A partir desse evento projeta-se a construção de uma rede de atuação em nível municipal, estadual e junto a Universidade Federal de Pelotas.  Segundo relatório, entre as 10 cidades com mais de 100 mil habitantes com maior número de casos de Aids no Brasil, seis são gaúchas.