No início do mês de agosto a Profª. Dra. Milene Xavier Veloso, uma das responsáveis pelo trabalho desenvolvido pela Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da Universidade Federal do Pará (ADIS), em rápida passagem pela cidade de Pelotas, reuniu-se com a Profª. Dra. Eliane Ribeiro Pardo e com o Técnico Administrativo Rodrigo Silva da Silva, onde aproveitou para conhecer o trabalho desenvolvido pelo NUGEN: ” é de extrema relevância conhecer o trabalho desenvolvido por outras instituições de ensino, para o fortalecimento das pautas LGBT’s, da população negra, das pessoas com deficiência , com transtorno do espectro autista, ou com superdotação e altas habilidades, para que dessa forma as universidades tornem-se cada dia mais, espaços de acolhimento ao que é diverso, ao que é diferente”, salientou Milene Veloso. No mês de julho passado, mais precisamente no dia seis, em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará, do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Pará e  da Organização da Livre Identidade e Orientação Sexual do Pará (Olivia), foi oficializado o matrimônio de onze casais homoafetivos nas dependências da UFPA. Para Eliane Pardo, que é a Chefe do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual – NUGEN, a UFPel é um espaço que tem a obrigação de receber a todos: “a atual gestão acredita em uma universidade inclusiva que tem por obrigação, receber e lutar pela permanência dos negros, das mulheres, dos indígenas, dos quilombolas, dos homossexuais, das pessoas com deficiência, de forma a construirmos uma sociedade mais justa, este é um espaço que tem que ser de todos”, salientou Pardo. O encontro foi viabilizado pela docente da ESEF Prof.ª Dra. Andrize Ramires Costa, que atuou como docente na UFPA em período anterior a UFPel e conheceu o trabalho realizado por Milene Veloso, articulando assim a parceria entre NUGEN e ADIS.