⁉️ Em novembro, nos acostumamos a acompanhar nos veículos de comunicação e mídias digitais, conteúdos relacionados ao universo masculino como uma forma de chamar atenção à sensibilização da prevenção e rastreamento do Câncer de Próstata, pois dados comprovam que devido a construção social do ser homem, estes tendem a não buscar os serviços de saúde para promoção à saúde, e sim em momentos mais graves de adoecimento.

🟦 No entanto, devemos levar em consideração que este assunto não é exclusivo para homens, mas sim para todas as pessoas com próstata, isto inclui pessoas: trans, travestis e não-bináries.

🟦 Sabe-se que estas populações minoritárias, historicamente são invisibilizadas na sociedade, e até mesmo afastadas de seus direitos, bem como à saúde, por campanhas tendenciosas que anulam suas existências, além de outras incontáveis barreiras que a sociedade impõe no acesso ao serviços de saúde.

📖 Porém, a Política Nacional de Saúde Integral da População LGBTQIA+ existe e um de seus objetivos é a prevenir novos casos de câncer de próstata entre gays, homens bissexuais, travestis e
transexuais e ampliar acesso ao tratamento. E além disso, assegura o atendimento humanizado à essas populações.

🟦 Preste atenção aos seguintes sinais e sintomas: dificuldade de urinar e começar e terminar de urinar, presença de sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Caso note esse sinais durante suas eliminações urinárias, procure atendimento médico.

🟦 Você pode buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) – postinho – mais próxima da sua casa, conversar com o médico de Saúde da Família da UBS e solicitar o exame de PSA (exame de sangue que mede a quantidade de
uma proteína produzida pela próstata) e verificar junto ao médico a necessidade de um exame de toque retal.

🏳️‍🌈 Câncer de próstata também é um assunto nosso!