NEPSI INDICA FILME E LIVRO – O Extraordinário
Escrito por R. J. Palácio o livro conta a história de August, um menino que nasceu com uma deformidade facial genética rara. Ele foi educado em casa, seus pais e irmã sempre o protegeram, também não teve muito contato com outras crianças. Sua infância é marcada por vinte e sete cirurgias no rosto.
A história se inicia quando o menino de 10 anos pela primeira vez começa a frequentar a escola, onde sofre muito preconceito e bullying por conta de sua aparência. “As pessoas não gostam de me tocar porque elas me acham contagioso.” – August Pulmann.
August é um menino muito inteligente, além de seu aprendizado na escola ele desenvolve a capacidade de não se abalar com as críticas negativas. Isso ocorre porque é rodeado de amor e cuidado de seus familiares. Ao mesmo tempo que lida com situações muito difíceis, August conhece pessoas muito bondosas e começa a conviver com sua deformidade de uma maneira mais leve. “Cara, já fiz um monte de cirurgia plástica. Você acha que é fácil ser bonitão assim?” – August Pulmann.
O livro é narrado em primeira pessoa, porém, a obra é dividida em 8 momentos, permitindo que outros personagens narrem suas experiências, possibilitando entender as diferentes perspectivas. Alguns desses personagens são: a irmã de August, seus amigos e conhecidos da família.
Muitas crianças sofrem influência das outras e passam a zombar ou terem nojo do rosto do menino, enquanto outras decidem ser gentis. A gentileza no livro é a marca da amizade, o livro mostra ao leitor a importância de ser gentil, fiel no que acredita e que a verdadeira beleza está no interior.
“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil!”
Coragem, superação e resiliência são as palavras que definem este livro, que faz jus ao nome, pois é realmente EXTRAORDINÁRIO.
Autoria: Luise Oliveira
Você precisa fazer login para comentar.