NEPSI INDICA FILME – CLUBE DA LUTA
O livro de 1996 e o filme de 1999, Clube da Luta, é sobre um homem jovem-adulto que se vê insatisfeito com sua vida e com seu trabalho, desenvolvendo crises de insônia e mudanças de comportamentos.
A partir disso, o personagem procura ajuda e passa, portanto, a frequentar grupos de apoio com o objetivo de aliviar seus conflitos e angustias.
Nesse meio tempo conhece Tyler, criador do Clube da Luta- clube onde vários homens se encontravam para brigar, instigando seu lado animal, a agressividade e a revolta.
Dessa maneira, os sujeitos podiam por para fora a raiva, a frustração, a tristeza e todos aqueles sentimentos que muitas vezes são reprimidos.
A historia nos convida a refletir acerca do modo como se articula nossa sociedade e como nos comportamos. É uma crítica social ao sistema que nos impossibilita de sentir, viver, existir e significar nossos afetos.
Além disso, alerta para o consumismo desenfreado dos dias de hoje, que torna frágil e limita as relações sociais, tornando os sujeitos cada vez mais individualistas e solitários.
Destaca-se, por fim, que a obra também aborda os transtornos mentais decorrentes desse sistema, um assunto bem importante atualmente.
Autoria: Eduarda Magalhães
Você precisa fazer login para comentar.