Início do conteúdo
diretrizes para autores

Página Inicial

 

 

 

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes em Libras

A RevAIES aceita manuscritos, de autores(as) brasileiros(as) e estrangeiros(as) – que discutam temáticas ligadas à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, pessoas com altas habilidades e transtorno do espectro autista, no ensino superior – oriundos, preferencialmente, de pesquisas, mas também de estudos teóricos, reflexões sobre práticas, discussões conceituais, experimentos, desenvolvimento de produtos, avaliações de tecnologias, etc. Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, apresentar consistência teórica e metodológica e contribuição relevante, além de atender aos princípios da ética na pesquisa.

Não há cobrança de taxas para a submissão e/ou publicação.

 

A RevAIES disponibiliza, para download, um modelo (template) editável no qual os(as) autores(as) devem inserir o texto a ser enviado com a formatação apropriada para a submissão. Os manuscritos podem ser enviados em Língua Portuguesa, Inglesa ou Espanhola e os resumos devem estar em duas línguas: em Língua Portuguesa e Espanhola ou Inglesa. As versões dos resumos com recursos de acessibilidade são de responsabilidade da RevAIES.

Como parte do processo de submissão, os(as) autores(as) são obrigados a verificar a conformidade em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas não serão aceitas.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista ou livro;
  2. Todos(as) os(as) autores(as) têm conhecimento  da submissão e aprovam a possível publicação do trabalho na RevAIES;
  3. Os(as) autores(as) seguiram todos os procedimentos éticos recomendados para a pesquisa;
  4. Qualquer pessoa citada como fonte de comunicação pessoal aprovou a citação;
  5. Trabalhos contendo partes de textos ou reprodução de figuras e/ou tabelas de outras publicações devem ser referenciados devidamente, evitando o crime de plágio e autoplágio.
  6. Os(as) autores(as) assumem a responsabilidade em relação ao conteúdo do manuscrito;
  7. As instruções disponíveis em “Instruções para garantir a avaliação cega por pares” foram seguidas;
  8. Os(as) autores(as) cedem os direitos autorais e concedem à Revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da sua autoria e da publicação nesta revista;
  9. Os(as) autores(as) assumem a responsabilidade em relação à revisão linguística do manuscrito.

 

Orientações para resumo com acessibilidade

Orientações em Libras

Resumo com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais: As pessoas surdas que desejarem enviar o resumo em Língua de sinais poderão fazê-lo desde que envie o vídeo com boa qualidade.

Deve ser gravado com o seguinte enquadramento:

  1. Altura da cintura e um palmo acima da cabeça.
  2. Ambiente de gravação iluminado.
  3. Fundo do vídeo: parede ou tecido de uma única cor.
  4. Fundo da sinalização: a roupa deverá ser em uma cor lisa sem estampas.
  5. A sinalização deve ser clara.

Visando padronizar os aspectos do material publicado, os vídeos em Língua de Sinais serão sinalizados de “forma espelhada”, ou seja, os resumos enviados em língua de sinais serão reproduzidos pela equipe de tradução. A tradução será realizada por tradutores intérpretes de Língua de Sinais que compõe a equipe de acessibilidade da revista. Esse espelhamento irá respeitar os níveis linguísticos e o “estilo” de cada sinalizador.

 

Instruções para garantir a Avaliação Cega por Pares

 

Instruções em Libras

Para assegurar a integridade da avaliação cega por pares, devem-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores(as) e avaliadores(as) durante o processo. Isto exige as seguintes precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Excluir do texto seus nomes e seus dados de identificação.
  2. Em documentos do Microsoft Office, remover a identificação dos(as) autor(a) das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como… > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança… > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

 

Seções do periódico

Seções em Libras

Além dos artigos, que constituem seu núcleo básico, a RevAIES poderá ter seções de Resenhas e Entrevistas e Dossiês Temáticos, sendo estes últimos dependentes de editais específicos.

 

Normas para a apresentação de trabalhos

Normas em Libras

Todas as modalidades de trabalhos devem seguir as normas da Revista exemplificadas no modelo abaixo, exceto as Resenhas que devem conter, no máximo, 2.500 palavras.

  1. Serão aceitos trabalhos submetidos em Português, Inglês, ou Espanhol com, no máximo, 7.500 palavras (incluindo tabelas, figuras e referências).
  2. Todas as colaborações devem ser submetidas em arquivos Word, após terem sido elaboradas no modelo (template) disponibilizado.

Baixar Template (Word – Google Drive)

 

PARA O PRIMEIRO NÚMERO

Texto em Libras

Os textos devem ser encaminhados diretamente para o e-mail revista.revaies@gmail.com junto com a carta de cessão de direitos autorais e o ofício de encaminhamento, disponíveis para download. As submissões que não estiverem de acordo com as normas não serão aceitas.

 

Baixar Carta de Cessão de Direitos Autorais (Word – Google Drive)

Carta em Libras 

 

Baixar Ofício de Encaminhamento (Word – Google Drive)

Ofício em Libras