Início do conteúdo
Acessibilidade neste site

 

Página em construção!

 

Nosso site está recebendo melhorias.

 

VÍDEO EM LIBRAS

Em breve!

 

Descrição deste site

#pracegover

A seguir, descreve-se o site do NAI ao observá-lo em um computador desktop – recurso interessante aos cegos para que percebam a estrutura do site. O site é organizado em um retângulo na vertical, com fundo branco. Esse retângulo se mantém centralizado sobre um fundo cinza claro “RGB 241,241,241”, conforme a dimensão da tela do monitor esse espaço cinza aparente pode variar de tamanho. Assim, ressalta-se que por estar em uma plataforma responsiva o site pode alterar sua estrutura, por exemplo, ao visualizá-lo de um celular o site apresentará um menu recolhido. Em sequência, divide-se o site em três partes as quais são detalhadas no decorrer do texto, são elas: 1) Topo da página, 2) Centro da página e 3) Rodapé da página.

1) Topo da página. O site é composto por três barras horizontais no topo, todas com uma série de links próprios, em que a primeira barra se refere ao Governo Federal (fundo cinza claro “RGB 241,241,241” com fonte cinza escuro “RGB 102,102,102”) incluindo uma pequena imagem, com fundo azul “RGB 28,79,156” exibindo o símbolo de Libras branco, à direita com link para o software VLibras, a segunda barra se refere aos links de acessibilidade incluindo teclas de atalho para cada um deles e a terceira barra se refere à UFPel (fundo quase preto “RGB 29,24,30” com fonte branca – essa cor da barra se repetirá em outros locais). Logo abaixo é exibido à esquerda o título do site (com RGB 102,102,102) “Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI” e ao lado dele, centralizado na página e com igual cor, está a marca da UFPel com o seu brasão/escudo e ao lado da marca, à direita está o campo de busca. Quando o mouse passa sobre essa marca ela é apresentada em cores e quando clicada leva o usuário para o portal da UFPel. Abaixo aparece a barra de menu na horizontal, fundo em cinza escuro (RBG 102,102,102) e fonte branca. Nele, há os links: home, mapa do site, sobre o núcleo, atendimento educacional especializado, tradutores intérpretes de libras, comissão de apoio ao NAI, legislação, links interessantes, softwares e equipamentos, perguntas frequentes, acessibilidade neste site, revista NAI e contato. Devido a sua quantidade esses links lado a lado ocupam duas linhas. Apenas as seções sobre o núcleo, atendimento educacional especializado e intérpretes de libras possuem submenus.  Abaixo da barra de menu há uma imagem horizontal exibida somente na página inicial. A imagem possui fundo escuro (RGB 51,51,46), em sua esquerda consta uma ilustração abstrata expondo peças coloridas de quebra-cabeça encaixadas formando três volumes, já na extremidade da direita é exposta a marca colorida do NAI. Para saber todos os subitens do menu consulte o mapa do site.

2) Centro da página (conteúdo). Passando o topo do site ele é dividido em duas partes verticais, sendo que a da direita é mais estreita e recebe uma lista decrescente de links, um a baixo do outro, com as últimas notícias, conforme o mês de postagem – inicia no mês e ano vigentes e finaliza em março 2014. O lado esquerdo é a parte que é alterada conforme é escolhida uma seção no menu. Na página inicial são exibidas notícias, semelhante a um blog, a última postagem aparece no topo. De modo geral, o site possui vídeos, fotos, links para outros sites, formulários e documentos.

3) Rodapé da página. Abaixo do conteúdo há uma barra cinza espessa (RGB 102,102,102) contendo à esquerda dados para contato e localização do NAI. No centro, há um widget da previsão do tempo em Pelotas-RS com dados da equipe de meteorologia da UFPel. Abaixo disso tudo há uma linha horizontal de divisão e abaixo dela informações minúsculas, à esquerda, de copyright, link para o WordPress e link para a equipe da UFPel; à direita, há um link para a página do Facebook do NAI.

 

Comunique os erros do site no e-mail do NAI – nai.ufpel@gmail.com