#pratodosverem

Imagem com fundo marmorizado em tons de preto e cinza. No centro acima o título: Capacitismo, com um x na cor vermelha em cima da palavra. Logo abaixo tem um texto que diz: “A CODIn e o NAI vêm a público se manifestar sobre as situações de constrangimento que têm ocorrido com estudantes com deficiência e/ou autismo nas filas de embarque nos ônibus de apoio e de acesso aos restaurantes universitários (RUs) da UFPel.”  e no canto inferior direito está os logos do NAI, CODIN e da UFPel.

A Coordenação de Diversidade e Inclusão (CODIn) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) vêm a público se manifestar sobre as situações de constrangimento que têm ocorrido, com muita frequência, com estudantes com deficiência e/ou autismo nas filas de embarque nos ônibus de apoio ou de acesso aos restaurantes universitários (RUs) da UFPel.

Neste semestre, nós recebemos diversos relatos de estudantes que são atendidas e atendidos pelo NAI e que têm sido alvos de constrangimento e exposição feitos por colegas estudantes que também usam essas filas. Essas situações, além de causar danos emocionais e sociais, impedem que pessoas com deficiência e/ou autismo acessem o seu direito de atendimento prioritário nos serviços públicos, como a UFPel – um direito que está previsto nas leis federais N° 10.048/2000 e N° 13.146/2015.

Esse tipo de conduta, além de não estar de acordo com o espírito de uma universidade que acolhe e valoriza a diversidade, pode ser entendido como discriminação ou capacitismo – quando há preconceito ou violência contra as pessoas com deficiência e/ou autismo. Diante disso, é importante considerar que nem o autismo e nem todas as deficiências são aparentes, como é o caso da deficiência intelectual e de inúmeras deficiências físicas, como é o caso da ausência de partes do corpo sob a roupa.

Assim, é necessário que a comunidade estudantil, usuária dos ônibus de apoio e dos RUs, tenha o cuidado e a empatia de não fazer pré-julgamentos e exposições indevidas.

A UFPel não tolera qualquer tipo de preconceito, discriminação ou violação de direitos, com os casos de preconceito e/ou capacitismo devendo ser informados diretamente no NAI ou na ouvidoria da Universidade – a ouvidoria pode ser acionada presencialmente, no Campus Anglo, pelo telefone (53) 3284-4098 ou pelo endereço de e-mail ouvidoria.ufpel@gmail.com para que as providências institucionais sejam tomadas.

Por fim, a UFPel solicita que toda a comunidade universitária colabore com o respeito e a promoção dos Direitos Humanos, da cidadania e da inclusão nos espaços institucionais.

Publicado em 24/08/2022, na categoria Sem categoria.