PAVE/2019 – UFPel

O Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE), organizado pela Coordenação de Desenvolvimento de Concursos (COODEC), é uma modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da UFPel, constituindo-se em um processo seriado composto por três etapas, gradual e sistemático, que acontece ao longo do Ensino Médio.

Os objetivos são:

1. Selecionar os futuros estudantes universitários de modo gradual e sistemático, não como o produto de um único exame seletivo episódico, mas como a culminância de um processo que se desenvolve ao longo do E. M.
  2. Proporcionar aos candidatos condições para, num período de três anos, corrigir falhas individuais no processo de aprendizagem.
  3. Definir os parâmetros de um processo seletivo que busque a avaliação da aprendizagem significativa, em que seja privilegiado o ato de refletir sobre o de memorizar, a qualidade sobre a quantidade de informações, o ensino sobre o adestramento e o processo sobre o produto.
  4. Adotar a contextualização interdisciplinar como eixo estruturador da avaliação, dando-se ênfase ao desenvolvimento das competências e habilidades.

*Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/pave/o-pave/

Desde 2014 o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) vem trabalhando pelo acesso das pessoas com deficiências e transtornos ao ensino superior durante o processo do PAVE. O núcleo auxilia antes das provas, durante e após, prestando atendimento aos alunos que ingressarem na universidade, pois lutamos pela inclusão e acessibilidade para todos.

#PraTodosVerem – Foto da equipe que trabalhou no PAVE, tirada no Campus Anglo. Na imagem têm 11 pessoas em pé e quatro abaixadas.

#PraTodosVerem – Foto da equipe que trabalhou no PAVE, tirada no Colégio Pelotense. Na imagem têm seis pessoas em pé.

Publicado em 20/12/2019, na categoria Sem categoria.